65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 3. Filosofia - 2. Filosofia
A IMPORTÂNCIA DOS VALORES COMO CRITÉRIO DE DISCERNIMENTO PARA O INGRESSO DOS JOVENS NO ENSINO SUPERIOR
Sidinei Santana Lima - Prof. Esp./ Orientador de pesquisa - Faculdade do Maranhão - FACAM
INTRODUÇÃO:
A Axiologia ou ciência dos valores nos ajuda a lembrarmos a importância dos mesmos para a nossa vida. É um desafio bastante grande para a Educação a ênfase que deve se dar aos valores. Vivendo na era da informação, onde a mesma é veiculada pelos meios mais eficientes possíveis, percebemos que as pessoas, de modo particular a juventude, esqueceram de certa forma os princípios que norteiam ou direcionam a própria vida. Assim, percebemos como necessária uma investigação a respeito da importância dos valores como critério de escolha para que o jovem faça uma opção por estudar no nível superior. Afinal, os valores, segundo Jean Piaget, vão ajudar decisivamente no desenvolvimento da personalidade do indivíduo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar os valores que motivam os jovens a fazerem escolha por um curso de nível superior.
MÉTODOS:
Realizou-se um estudo bibliográfico fundamentado em Jean Piaget voltado para a compreensão dos valores como elemento fundamental para o desenvolvimento humano. A coleta de dados foi aplicada nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito. Foram entrevistados 200 jovens e questionados sobre quais valores norteiam sua iniciação no ensino superior, contatou-se que a maioria desses jovens escolhem o curso superior almejando uma estabilidade econômica e social. Utilizando-se do método comparativo foi possível perceber que há uma grande diferença entre os estudantes dos três cursos e que entre os perfis tabulados a maioria tem faixa etária de 18 a 22 anos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dos 200 jovens questionados, setenta por cento dos mesmos, escolhem fazer um curso de nível superior para garantir a sua estabilidade no mercado, enfatizando assim, os valores voltados para a profissão. Vinte por cento dos jovens iniciam os estudos numa faculdade por influência de amigos, para estarem no grupo e não perderem o vínculo. Este foi um dado surpreendente. Os últimos dez por cento da população pesquisada, escolhem estudar, como critério necessário para o desenvolvimento e crescimento pessoal. No modo de ver destes últimos a formação intelectual é um valor de nível de importância superior, por acreditarem que tal elemento é a base para a aquisição de todos os demais valores.
CONCLUSÕES:
Concluímos que os valores são na maioria das vezes esquecidos pela juventude. Que os critérios de escolha pelo estudo no Ensino Superior, estão mais voltados para um resultado imediato, dizendo respeito a retorno financeiro. Isso confirma a característica de nosso tempo: imediatismo, consumismo, o que leva a fazerem escolhas mais rápidas e, portanto, superficiais. Todavia, não se pode esquecer que ainda existem jovens que se interessam por valores fundamentais, ligados a formação intelectual. Nota-se a necessidade da sensibilização pela formação para os valores na educação dos jovens.
Palavras-chave: Valores, Ensino Superior, Juventude.