65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 8. Comunicação
OS EFEITOS DAS MENSAGENS NOS IMPRESSOS DE PREVENÇÃO ÀS DST/AIDS SOB O OLHAR DAS MULHERES
Fabiane do Amaral Gubert - Mestrado Profissional em Saúde da Família-UFC
Ivana dos Santos Fonseca - Mestrado Profissional em Saúde da Família-UFC
Ranielder Fábio de Freitas - Depto. Design - UFPE
Hans da Nóbrega Waechter - Depto. Design - UFPE
Solange Galvão Coutinho - Depto. Design - UFPE
Cristina Teixeira Vieira de Melo - Depto. de Comunicação - UFPE
INTRODUÇÃO:
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) subsidiadas pelos artefatos impressos, são participantes ativos na formação crítico-reflexiva do cidadão. Estas formas de comunicação distribuem seus impactos no meio social e alteram a organização da vida cotidiana por meio da socialização de informações. Tais produtos informacionais, configurados por equipes interdisciplinares, incluindo o Designer, são utilizados como estratégias de Informação, Educação e Comunicação (IEC) para prevenção das DST/Aids, no intuito de promover uma mudança comportamental para uma vida saudável. Porém, é preciso refletir acerca da relação e familiaridade do leitor com a informação gráfica, a qual é fundamental para compreensão da mensagem. Pois, as iniciativas de avaliação destes efeitos, ainda são escassas, sendo necessário estudos que avaliem o real impacto das mensagens contidas nesses materiais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este estudo tem como objetivo elicitar os aspectos inerentes no desenvolvimento dos impressos voltados a temática de prevenção às DST/Aids para o público feminino.
MÉTODOS:
Estudo qualitativo, baseado na Teoria de Comunicação de Massa de Wilbur Schramm e na Análise Pictórica de Evelyn Goldsmith, no período de novembro de 2012 a fevereiro de 2013. Os participantes foram jovens do sexo feminino, universitárias de diversos cursos da UFC, na faixa etária de 18 a 24 anos, residentes no município de Fortaleza-CE. A coleta de dados compreendeu em entrevistas semiestruturadas durante três Grupos Focais, com o objetivo de abordar os aspectos sintáticos, semânticos e pragmáticos inerentes aos impressos coletados. A análise de dados se deu à luz de Laurence Bardin, que preconiza três fases: Pré-Análise, Exploração do material e Tratamento dos Resultados. Destaca-se que, o presente estudo atendeu os princípios éticos previstos na Resolução n° 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, destacando o item IV, no qual se refere ao termo de consentimento livre e esclarecido dos participantes.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foi observado que os participantes de forma geral, e, considerando também suas experiências prévias, sentiram-se possuidores da informação. Sendo capazes de adequar suas condutas e multiplicar os conhecimentos adquiridos através dos informativos presentes nos encontros. O público feminino observou a importância da presença de casos factíveis ao cotidiano e que reflitam à realidade, como melhor identificação às mensagens. A relação de identificação de gênero entre os artefatos e o público, utilizando-se de elementos gráficos, pareceu ter uma relação indireta na preferência das participantes. Foi possível observar alguns ruídos comunicacionais nos materiais e a ausência de algumas informações tidas como importantes pelos usuários. Tais problemas, estavam mais relacionados com os aspectos sintáticos dos impressos (sua estrutura, elementos e funcionamento técnico), do que com seu conteúdo propriamente dito, salvo algumas exceções. Algo que por consequência, inferia sobre os aspectos semânticos da mensagem. Sendo assim, o contexto cultural é fator essencial para compreensão visual das mensagens utilizadas nestes impressos.
CONCLUSÕES:
A cristalização dos objetivos almejados pelos produtos informacionais de prevenção às DST/Aids utilizando-se das TICs, foram potencializados pela utilização de preceitos da Comunicação em conjunto ao Design. Acredita-se assim que, no processo projetual desses materiais, as equipes devem considerar também o contexto cultural no qual os informativos estão inseridos; utilizando-se de metodologias projetuais com a coparticipação continuada do usuário final para desenvolvimento de impressos para Promoção da Saúde cada vez mais eficientes.
Palavras-chave: Comunicação, Saúde, DST/Aids.