65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
A BIOTECNOLOGIA VAI À ESCOLA: UMA INTERVEÇÃO DIDÁTICA DO GRUPO PET BIOTECNOLOGIA/UAG/UFRPE
ÍTALO FELIPE TORRES BARBOSA - Discente de Zootecnia e PET Biotecnologia, Unidade Acadêmica de Garanhuns/UFRPE
GILKA TALITA SILVA - Discente de Zootecnia e PET Biotecnologia, Unidade Acadêmica de Garanhuns/UFRPE
JÉSSICA RAFAELA DE SOUZA OLIVEIRA - Discente de Agronomia e PET Biotecnologia, Unidade Acadêmica de Garanhuns/UFRPE
ALEX LAURINDO DA SILVA - Discente de Medicina Veterinária e PET Biotecnologia, UAG/UFRPE
JÚLIA KUKLINSKY-SOBRAL - Profa./Orientadora, PET Biotecnologia, Unidade Acadêmica de Garanhuns/UFRPE.
INTRODUÇÃO:
A biotecnologia tem sido amplamente empregada para produções de bens e serviços por meio da utilização de agentes biológicos (organismos, células, organelas, moléculas) e utilizada pelo homem a milhares de anos para produção de cerveja, vinho, pão, entre outros alimentos fermentados pela ação de micro-organismo (Coutinho, 2010). Atualmente, com o avanço da biotecnologia, podemos obter novos produtos, como os alimentos transgênicos e clonagem de animais. A biotecnologia envolve conhecimentos de diferentes áreas, como biologia e química, sendo abordada no ensino médio de forma interdisciplinar.
O Programa de Educação Tutorial (PET) tem em sua base o desenvolvimento das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Dentre as atividades desenvolvidas pelo grupo PET Biotecnologia da Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG/UFRPE), está o desenvolvimento de atividades lúdicas que promovam e favoreçam o processo de ensino-aprendizagem da biotecnologia, seja por meio de jogos, teatros e oficinas, sempre buscando estimular as atividades cognitivas dos participantes.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho teve por objetivo a realização de atividades lúdicas do projeto “A Biotecnologia vai à escola” como uma ferramenta de intervenção didática em três turmas do ensino médio da Escola Municipal Mario Matos, localizada no município de Garanhuns, estado de Pernambuco, para avaliação dos efeitos nos alunos durante e pós atividade.
MÉTODOS:
A atividade foi realizada durante o horário de aula, em um momento que foi disponibilizado pelo diretor, onde reuniu três series do ensino médio, que foram o 1º, 2º e 3º da Escola Municipal Mario Matos.
O PET VAI A ESCOLA foi realizado da seguinte forma: a aplicação de um questionário para os alunos, para podemos avaliar os conhecimentos que os alunos possuíam sobre a biotecnologia. A apresentação de temas sobre biotecnologia, e outro questionário, para avaliar os conhecimentos adquiridos durante a apresentação.
A apresentação dos temas realizados sobre biotecnologia foi feita por meios de apresentações em slides, apresentação de um vídeo contando a história do DNA, realização de três oficinas uma com o propósito de extrair DNA de frutas, outra mostrando como é feito os transgênicos e a última perguntando se já comeu DNA hoje?
O instrumento avaliativo utilizado foi um questionário, contendo questões de múltiplas escolhas sobre biotecnologia. Que foi divido de forma a avaliar os alunos antes (Pré) e após (Pós) as apresentações. Onde o pré-questionário conteve 5 questões de multiplicas escolhas, e o pós-questionário com 7 questões de multiplicas escolhas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dentre os 69 estudantes que foram entrevistados, observou que quando foi questionado: Você tem conhecimentos sobre os produtos e derivados da biotecnologia? apenas 15,9% responderam que sim, e 84,1% responderam que não. No questionário realizado após as atividades ao se realizar a mesma pergunta 88,0% responderam que sim, e 12,0% responderam que não.
Quando questionado sobre O que é transgênico? 18,8% responderam que é organismos geneticamente modificados (OMG) que tiveram genes estranhos de qualquer outro ser vivo inseridos no seu genoma, 43,5% responderam que é organismos geneticamente modificados com características iguais ao organismo original, e 37,7% que são alimentos produzidos a partir de organismos cujo embrião foi modificado em laboratório, pela inserção de pelo menos um gene de outra espécie. Ao responderem o pós-questionário com a pergunta O que é transgênico? 52,2% responderam que é organismos geneticamente modificados (OMG) que tiveram genes estranhos de qualquer outro ser vivo inseridos no seu genoma, 21,7% responderam que é organismos geneticamente modificados com características iguais ao organismo original, e 26,1% que são alimentos produzidos a partir de organismos cujo embrião foi modificado em laboratório, pela inserção de pelo menos um gene de outra espécie.
CONCLUSÕES:
Após o termino do trabalho, foi possível observar que poucos alunos do ensino médio possuíam um conhecimento prévio sobre o que é biotecnologia e quais são seus produtos e derivados. Ao final da divulgação da biotecnologia pelo grupo, observou que os estudantes adquiriram novos e corretos conhecimento sobre a biotecnologia, fazendo que os estudantes obtivessem melhores desempenhos no questionário após as atividades desenvolvidas. E com isso podemos concluir que as atividades de divulgação da biotecnologia proporcionou um acréscimo aos alunos sobre a biotecnologia de maneira pratica e didática, fazendo assim com que haja uma maior popularização sobre o tema.
Palavras-chave: Ensino, Biologia, Atividades lúdicas.