65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
CONCEPÇÕES DE ALUNOS DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DO PARÁ SOBRE A PARTICIPAÇÃO DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DE PESSOAS PREOCUPADAS COM O FUTURO DO MEIO AMBIENTE.
Amanda Soares da Cruz - Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Universidade Federal do Pará (UFPA)
Klayson Thiago Gatinho Barroso - Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), UFPA
Valéria Rodrigues de Oliveira - Profa. Dra./Orientadora - Laboratório de Pesquisa e Ensino de Biologia, UFPA
INTRODUÇÃO:
Educação ambiental, desenvolvimento sustentável, economia verde e tantos outros assuntos que envolvem a importância do meio ambiente, vêm sendo largamente discutidos na atualidade e a escola precisa trabalhar a educação ambiental no aspecto educacional de forma transversal, o que de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, (Brasil 1997, p. 27), significa “buscar a transformação dos conceitos, a explicitação de valores e a inclusão de procedimentos, sempre vinculados à realidade cotidiana da sociedade, de modo que obtenha cidadãos mais participantes”. Portanto, a inserção de projetos ambientais no contexto escolar amazônico, pode auxiliar os alunos na aquisição de uma visão mais elaborada sobre a importância que o meio ambiente possui. Para isso, a educação ambiental precisa ser aplicada corretamente e de forma ampla, contribuindo para que os estudantes possam relacionar as condições ambientais a outros setores da sociedade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Evidenciar percepções dos alunos de Ensino Médio de uma escola pública possuidora de projeto ambiental quanto à importância deste na formação de indivíduos críticos quanto às situações ambientais e de que forma poderia se dar essa influência.
MÉTODOS:
Os sujeitos participantes desta pesquisa foram 33 estudantes Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Médio Ana Teles, localizada no Bairro Centro, na cidade de Benevides, Pará. A pesquisa foi realizada em 2012, através de questionário aplicado com o auxílio do professor e o seu preenchimento foi de caráter voluntário e com o consentimento da escola. Os objetivos e finalidades da pesquisa foram apresentados e as dúvidas, esclarecidas. Para participação na pesquisa os alunos (ou seus responsáveis) assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE, documento que esclarece os objetivos e finalidades da pesquisa e garante ao sujeito da pesquisa os seus direitos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Do total de participantes, 79% afirmaram que a escola tem capacidade de influenciar a formação de indivíduos preocupados com o futuro do planeta, principalmente com a promoção da educação ambiental, esta que segundo Jacobi (2005) “assume, de maneira crescente, a forma de um processo intelectual ativo, enquanto aprendizado social, baseado no diálogo e interação em constante processo de recriação e reinterpretação de informações, conceitos e significados, que se originam do aprendizado em sala de aula ou da experiência pessoal do aluno”. Alguns alunos destacaram que além do projeto ambiental, a escola poderia expor os problemas ambientais e propor soluções que envolvessem também a comunidade, bem como abordar o assunto em várias disciplinas. Segundo um estudante “é na escola que aprendemos o que é, e como preservar o meio ambiente”. A realização de palestras e oficinas também foi citada como uma medida a ser tomada na escola para que os alunos tenham uma maior sensibilização ambiental. Observou-se que apesar de haver um projeto ambiental em vigência na escola, os alunos sentem falta de atividades escolares práticas e dinâmicas voltadas para a sensibilização ambiental, além da abordagem que deveria ser realizada com mais frequência em sala de aula, dentro das diversas disciplinas.
CONCLUSÕES:
Esta pesquisa permitiu-nos evidenciar as percepções dos alunos quanto à importância do desenvolvimento de um projeto ambiental, em uma escola pública, para a formação de indivíduos críticos quanto às situações ambientais, e elencar as opiniões dos estudantes quanto às medidas (além das existentes) que a escola poderia tomar para que a educação ambiental se fizesse mais presente no contexto escolar para auxiliar na melhoria e na readequação do projeto ambiental na instituição. Espera-se que a partir daí, seja possível perceber a concepção de meio ambiente em sua totalidade, aliando aspectos econômicos, ambientais, sociais e culturais para um entendimento holístico de sustentabilidade, agora não mais visto apenas a partir da natureza.
Palavras-chave: Formação de pessoas, Educação ambiental, Ensino Médio.