65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 2. Cultura Organizacional
O PERFIL DA LIDERANÇA NAS EMPRESAS DO SETOR COMERCIAL DE SÃO LUÍS: A Humanização dos liderança e seus colaboradores.
Jamadson de Jesus Maciel Batalha - Curso de Administração - FACAM
Sthephannie Nathanny Araujo França - Curso de Administração - FACAM
Manoel Castro Neto - Curso de Administração - FACAM
Jânio Garcia Jardim - Curso de Administração - FACAM
Maurício Soeiro do Santos - Curso de Administração - FACAM
Sidinei Santana Lima - Prof. Dr./Orientador - Curso de Administração - FACAM
INTRODUÇÃO:
O processo de liderança em seu contexto organizacional geralmente resulta das principais habilidades e ferramentas gerenciais. Nos últimos anos, as organizações assimilaram como realidade o acompanhamento das novas tendências de mercado. O líder passou a ser aquele que influencia seus colaboradores por meio dos diversos estilos conforme o ambiente e a situação organizacional. Essa figura de importância relevante deve ser uma pessoa que se relacione com os colaboradores, conquistando-os pela coerência de suas ações, simpatia, atitude e por esforçar-se para entender as necessidades dos mesmos. Ser líder não é só assumir a capacidade do êxito, mas contribuir com novas propostas para o sucesso da equipe, tonando os resultados das decisões um pensamento coletivo e não apenas em benefício próprio.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo da presente pesquisa baseou-se na realização de um estudo para compreender como a humanização e os perfis da liderança podem influenciar nos procedimentos e resultados dos negócios empresariais.
MÉTODOS:
A pesquisa foi desenvolvida através do estudo bibliográfico para compreender o sentido da liderança e a humanização nas empresas, caracterizando assim a pesquisa como qualitativa. Em seguida, utilizou-se a técnica da entrevista aplicada a gestores, colaboradores e clientes de três empresas que atuam no cenário comercial ludovicense por meio de questionários abertos e fechados, caracterizando a pesquisa quantitativa. Por fim analisamos os dados coletados mediante discussão, conseguindo assim desenvolver o trabalho de pesquisa em pilares conceituais e práticos de forma que a apreensão do resultado fosse facilitada.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados obtidos permitiram a percepção e conclusão de que as organizações ludovicenses ainda possuem líderes que não estão abertos a mudanças. Com pesquisa quantitativa foi possível fazer a comparação entre as empresas pesquisadas, investigando e determinando com a análise e tabulação dos dados com que frequência se dá as relações entre líderes e colaboradores e como a humanização ajuda no ambiente organizacional. Participaram da entrevista gestores e colaboradores que responderam as questões apresentadas.
CONCLUSÕES:
Concluímos que a grande responsabilidade do líder não é a delegação das tarefas e sim o desafio de identificar o melhor de cada membro da equipe, e então, assim delegar as atividades para os colaboradores que estão mais aptos a realizá-las. No cenário pesquisado, a maioria das organizações ainda possuem líderes com perfis mais inflexíveis. Orientamos-nos pelos seguintes questionamentos: Qual a identidade da liderança na organização? O líder contribui com a humanização da organização? Se contribuir, essa humanização traz consequências positivas para os negócios? Diante das problemáticas, foi possível notar que as organizações necessitam de líderes capazes de despertar em seus colaboradores o valor do trabalho em grupo e que seu perfil influencia e direciona os negócios no mundo globalizado.
Palavras-chave: Liderança, Organizações, Humanização.