65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
CURRÍCULO, CULTURA AFRO-BRASILEIRA E LEI FEDERAL 10.639/2003: ADAPTAÇÕES REALIZADAS PELA ESCOLA CENESJ CURSOS E SERVIÇOS EDUCACIONAIS EM PALMARES-PE A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA TRANSVERSALIZADA.
Jeane de Oliveira Lima - Especialista em Gestão Escolar – Universidade de Pernambuco
Fernando da Silva Cardoso - Mestrando em Direitos Humanos – Universidade Federal de Pernambuco.
Marcos Antonio Solano Duarte Silva - Esp. Psicop. Institucional – Faculdade de Comunicação Turismo e Tecno. de Olinda
Vicente de Azevedo Carvalho Junior - Mestrando em Psicanálise – União de Instit. para o Desen. Educ. Relig. e Cultura
INTRODUÇÃO:
Quando se fala em estudos de matriz africana no âmbito escolar ainda é comum remeter-se tal área do conhecimento, unicamente, a temas desconhecidos e pouco valorizados, principalmente quando se refere a questões pertinentes a religiosidade, heranças culturais, racismo, crenças e costumes. No entanto, é inegável que, tais aspectos oriundos de uma cultura negra e marginalizada tenham ao longo do tempo contribuído substancialmente para a identidade e formação do povo brasileiro. Apesar de todo esforço há uma visão segregacionista e discriminatória, que tem roubado daqueles que compõem a escola, a possibilidade de conhecer e valorizar a verdadeira cultura afro-brasileira. Surge com a Lei Federal nº 10.639/03, uma perspectiva contemporânea que instituiu a obrigatoriedade do ensino da História da África e dos africanos no currículo escolar do ensino fundamental e médio. A presente pesquisa justifica-se por buscar retratar a experiência ocorrida na Escola CENESJ Cursos e Serviços, a partir da vivência de projetos de cunho interdisciplinar. Ainda com o foco fomentar o debate, busca-se evidenciar neste estudo as estratégias pedagógicas utilizadas na adaptação do currículo de cada disciplina ou área do conhecimento frente aos temas história e cultura afro-brasileira.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar a adequação curricular e as respectivas adaptações na perspectiva da Lei 10.639/2003 na Escola CENESJ Cursos e Serviços em Palmares - PE, a partir de uma perspectiva transversalisada; Entender o processo de afirmação da Lei 10.639/2003 na Escola CENESJ Cursos e Serviços em Palmares - PE e suas possíveis contribuições ao ensino e a aprendizagem;
MÉTODOS:
Quanto aos procedimentos utilizados neste estudo, realizou-se uma análise exploratória (DEMO, 1996) sobre o tema na referida escola campo de pesquisa, buscando evidenciar junto aos envolvidos no projeto (professores, alunos, pais e equipe gestora) suas respectivas percepções sobre os assuntos tratados. A partir de reuniões pedagógicas e encontros para estudo discutiu-se como a pedagogia de projetos tematizados relaciona-se com as atividades interdisciplinares inerentes a matriz africana. Em seguida foi realizado um estudo de aprofundamento numa perspectiva bibliográfica (CERVO, 1977), onde se almejou discutir questões a serem elencadas futuramente na construção interdisciplinar do projeto. Como forma de viabilizar os objetivos propostos, instrumentalizou-se as ações do referido projeto a partir de um cronograma de atividades, tais como coleta de dados, aula de campo, entrevista com Babalorixá, visitação a templos de religiões de matrizes africana, culminâncias de atividades vivenciadas em sala de aula, feiras de conhecimento, reuniões de aprofundamento do tema, apresentações culturais, apresentação do projeto em formação continuada de professores, avaliação e auto avaliação das atividades transcorridas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dentre as questões ratificadas neste projeto pôde-se perceber que muitos educadores não apresentavam conhecimento necessário para a execução da Lei nº 10.639/03 e que os conteúdos trabalhados em sala de aula muitas vezes permaneciam desvinculados aos sentidos da temática. Outro fator alcançado foi à criação de uma ação estruturada e contínua a partir de um projeto, onde se pôde verificar a participação ativa dos professores da escola, a partir de atividades interdisciplinares. Ainda, o projeto reportou-nos a um universo que ainda precisa ser mais bem explorado e reconhecido. A transversalidade pôde se apresentar como ferramenta ao ensino de temáticas multiculturais ao passo auxilia muitos dos envolvidos a refletir sobre o tema. A partir das estratégias pedagógicas traçadas, verificou-se também que a participação de todos os envolvidos e o interesse na execução das ações propostas podem ser alcançados quando aguçado um olhar reflexivo. No que diz respeito às adaptações curriculares comtempladas, foi possível envolver até mesmo professores de outros níveis não abarcados pela Lei, aumentando ainda mais as produções. Portanto, a proposta ora estudada rendeu a escola resultados satisfatórios, fomentando uma repercussão de tais vivências, ambientes de socialização e formação
CONCLUSÕES:
Ao fim deste relato pode-se perceber que a partir de tal projeto transdisciplinar, os conhecimentos de origem africana possuem redes fortemente entrelaçadas com a nossa cultura, mas que mesmo assim vem sendo vilipendiados por muito tempo sobre a pujança de olhares discriminatórios. Pode-se ao fim deste estudo afirmar que o cerne de nossos valores culturais têm sido camuflados ao longo do tempo, porém, constatamos que a partir de práticas reflexivas nos espaços pedagógicos que possam respaldar a Lei Federal nº 10.639/03 pode-se alcançar resultados positivos no que tange a mudança de posturas e concepções sobre a cultura afro-brasileira nas escolas. A partir do projeto foi possível constatar com precisão que a adaptação do currículo nas diversas áreas do conhecimento tem gerado uma nova perspectiva na arte de educar e na possibilidade de render bons frutos, de modo especial, quando nos referimos as posturas advindas dos educandos e educadores sobre o elemento negro, gerando com isso uma reflexão positiva de que os valores humanos independem de nossa condição racial, social e cultural.
Palavras-chave: Negritude., Escola., Afirmação..