65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 7. Gestão Pública
ANÁLISE SOCIECONÔMICA DOS PESCADORES DO BAIRRO DO BAIRRO DO PONTAL DA BARRA NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ – AL
Lydayanne Lilás de Melo Nobre - Prof. Orientadora – Esp. Gestão Pública Municipal - UFAL
Jakson Cavalcante da Costa Júnior - Graduando em Agronomia - UFAL
Arthur Klebson Belarmino dos Santos - Graduando em Agronomia - UFAL
Fellipe Pereira Rodrigues - Graduando em Química Licenciatura - UFAL
Felipe dos Santos Sabino - Graduando em Farmácia - UFAL
José Jenivaldo de Melo Irmão - Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento - IFAL
INTRODUÇÃO:
As políticas públicas de desenvolvimento local, nos dias atuais trazem a concepção de que as empresas, governos e organizações não governamentais estão juntos nos processos de mobilização por melhorias socioeconômicas e que a cada possibilidade de mudança política, estes são levados a ter crenças, esperanças de que as novas lideranças irão trazer um novo paradigma de perspectivas políticas, em prol da qualidade de vida de toda a população. Mas, na prática tudo ocorre de forma diferente, pois estes grupos possuem uma tendência de lutarem por benefícios para seu grupo ou de interesse pessoal. E esta tendência é crescente nesta nova década, justificando-se pelos novos padrões de mercado, que tem como finalidade a obtenção de lucro, mantendo os indicadores de pobreza, desigualdade e discriminação, demonstrando uma realidade brasileira. Então, quando se utiliza o termo “pobreza”, em geral, vem logo a ideia de que ela é originada pela falta de dinheiro, pela deficiência de acesso a bens materiais e imateriais vitais à existência humana. Nesse contexto foi escolhido os pescadores do bairro do Pontal da Barra no município de Maceió-AL para fazer um estudo socieconômico, observando se um bairro pode atingir um desenvolvimento local a partir de suas características locais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho destina-se a realizar uma análise das principais políticas públicas de desenvolvimento local desenvolvidas para os pescadores do bairro do Pontal da Barra no município de Maceió - AL, buscando entender como tais políticas contribuem ou não para o fortalecimento pescas e para a melhoria da qualidade de vida da população.
MÉTODOS:
O estudo foi realizado no Bairro do Pontal da Barra localizado no município de Maceió – AL, onde foi escolhido como foco de estudo os pescadores daquela localidade, por desenvolverem uma atividade que é centenária e típica do bairro. Primeiramente e durante todo o trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica, e posteriormente foi feita uma caracterização do município e do bairro, levando em consideração a sua trajetória histórica. foi realizada também uma pesquisa em órgãos públicos estaduais e municipais para a constatação de programas e projetos de desenvolvimento local para pescadores. Logo após, foi realizada uma entrevista com os responsáveis da colônia de pescadores Vieira Lima Z 2, buscando entender a visão do grupo sobre desenvolvimento local e a percepção do mesmo sobre as políticas públicas implantadas em Maceió e no bairro do Pontal. Para finalizar, foram realizadas visitas de campo na comunidade de pescadores para aplicar um questionário socioeconômico que possibilitasse uma contraposição das informações obtidas, buscando entender se as políticas públicas implementadas realmente contribuíram para o fortalecimento da atividade e para o desenvolvimento socioeconômico local dos pescadores.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Segundo senhor João Francisco da Silva, presidente da Colônia de Pescadores Z-2 Vieira Lima, a Colônia faz muitos projetos, encaminham tanto para Brasília como para Maceió e até hoje não chegou nada. Estão lutando por projetos fundamentais para o futuro da pesca na Laguna Mundaú, como o da dragagem, não trazendo uma discussão sobre a interferência do homem em relação ao lugar. No bairro, 36% dos entrevistados têm uma renda familiar superior de R$1.000,00 e tem pessoas em todas as faixas econômicas, quando comparado ao número de pessoas na mesma residência, observa-se que, em sua maioria, moram sozinhos ou até quatro pessoas. Mas, atingiram estes valores porque suas esposas, filhos, demais familiares, em sua maioria trabalham em outras atividades ou mesmo na pesca, conseguindo uma renda que juntando com toda a família dar esta situação ao bairro do Pontal, que mesmo ainda de forma apagada recebe turistas para comprar artesanato e saborear a gastronomia. E o bairro possui uma organização de todas as atividades que cobram de forma eficaz seus direitos, melhorias para a região, políticas de incentivo e, por isso, conseguem ter uma renda familiar mais satisfatória. Mesmo diante de todas as dificuldades os pescadores acreditam numa mudança socioeconômica de sua atividade.
CONCLUSÕES:
No trabalho se constata que os projetos, programas e planos do governo, registrados do Plano Plurianual direcionados aos pescadores tiveram milhões de reais para implementar suas ações, trazendo de acordo, com seus objetivos benefícios para esta profissão, mas quando comparado com os dados socioeconômicos, levantados em questionários com uma amostra, se verifica que nenhum destes chegaram aos pescadores do bairro do Pontal da Barra, não colaborando com o desenvolvimento da atividade local e do bairro, que continua buscando estratégias e parcerias para melhorar a situação ambiental, social e econômica. Dentre as políticas praticadas no Estado brasileiro, trabalha-se com as políticas regulatórias, constitutivas, distributivas, mas abre condições gerais para se discutir e negociar, como melhor programá-la para que seja bem distribuída para os que se beneficiarão. Uma nova estratégia de desenvolver uma determinada localidade, seria através da implementação dos APLs (Arranjos Produtivos Locais). Eles têm como objetivos, destacar a presença dos atores sociais, capacidade de atuar no mesmo setor produtivo, colaborar para a construção de um município que tenha seu desenvolvimento focalizado nas características local.
Palavras-chave: Pescadores, Desenvolvimento Local, Socioeconômico.