65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
ESTUDO DE FUNGOS ISOLADOS DA MACRÓFITA AQUÁTICA Eichhornia crassipes (Mart.) Solm
Eliana Pereira Elias - Profa Dra. Instituto Federal do Amazonas – IFAM/CMZL
Siomara Dias da Rocha - Mestranda do Programa de Pós Graduação em Química – PPGQ
Queicy Chaves de Carvalho - Discente do Curso Técnico em Agropecuária – IFAM/CMZL
Tereza Cristina de Souza Oliveira - Profa. Dra, Orientadora - Departamento de Química - UFAM
INTRODUÇÃO:
A biorremediação é uma tecnologia que utiliza microrganismos para minimizar ou remover poluentes de hidrocarbonetos de petróleo do ambiente (ROSEMBERG, 1996). O Conhecimento destes microrganismos, assim como dos mecanismos que envolvem sua ação remediadora representa especial interesse para a Biotecnologia. (BOOPATHY, 2000). Bactérias, leveduras e fungos filamentosos são agentes transformadores eficazes devido sua habilidade em degradar diversas substâncias orgânicas, comumente encontradas nos efluentes gerados pelas refinarias e indústrias. Por assimilarem tais substâncias como fonte de carbono e/ou de energia, os microrganismos apresentam-se como poderosa alternativa aos métodos convencionais de tratamento, sendo cada vez mais empregados na resolução de problemas ambientais (URURAHY, 1998). Mais de setenta gêneros microbianos, capazes de utilizar hidrocarbonetos como fonte de carbono, foram relatados (ATLAS, 1981, ATLAS 1994). Entre os microrganismos existentes, poucos estão relacionados a doenças e seriam, portanto, patogênicos para as plantas ou para os animais, inclusive o próprio homem. Em sua grande maioria, os microrganismos desempenham algum benefício, direto ou indireto, nos mais diferentes aspectos de interesse ambiental e ou biotecnológico (BATISTA, 2009).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Isolar Fungos epifíticos e endofíticos envolvidos na degradação de hidocarbonetos a partir da macrófita aquática Eichhornia crassipes (Mart.) Solm, coletada em área com influencia de resíduos de petróleo.
MÉTODOS:
A espécie Eichhornia crassipes (Mart.) Solm, foi coletada em áreas sob influencia de resíduos de petróleo: saída dos efluentes da refinaria da Petrobrás/Manaus-AM. Para isolamento dos endofíticos o material coletado foi lavado com detergente líquido e água corrente. Em seguida, em câmara asséptica, foi feita a esterilização superficial com álcool 70% por 1 minuto, tratamento com hipoclorito de sódio 4% por 4 minutos, novamente em álcool 70% por 30 segundos e lavado em água destilada esterilizada. Fragmentos de material vegetal foram então colocados em placas de Petri contendo meio de cultura contendo os meios minerais e BDA, acrescido de petróleo e antibiótico (BATISTA, 2009). Para o isolamento dos epifíticos foi utilizada a técnica do esfregaço onde o material coletado também recebeu lavagem superficial em água corrente, a seguir cortados em tamanho padrão (5cm x 5cm) com o objetivo de estipular o valor de infecção. Os fragmentos foram esfregados com o auxílio de cotonetes esterilizados e passado nas placas de Petri (PEREIRA, 1993). Os fungos foram mantidos a temperatura constante de 27°C por 3 dias. Para identificação foram selecionados 10 fungos, onde foram confrontadas as características macro e microscópicas. A identificação microscópica foi realizada por meio da observação das lâminas contendo estruturas de reprodução (sexual e assexual) dos fungos isolados, de acordo com a literatura especializada.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram isolados 22 fungos endofíticos e 27 epifíticos. A maior freqüência de isolamento foi encontrada nas folhas tanto nos endofíticos quanto nos epifíticos. As colônias fúngicas que se apresentavam distintas umas das outras, de acordo com observações macroscópicas (coloração e características de crescimento em meio de cultura), foram purificadas em meio BDA com acréscimo de petróleo (5mL/L), foi observado que os fungos testados em meio BDA com petróleo e sem petróleo tiveram crescimento significativo micelial significativo, não havendo influencia na maioria das linhagens testadas. Na identificação morfológica foi possível verificar a existência de fungos dos gêneros: Phoma, Fusarium, Aspergilus, e Penicílium.
CONCLUSÕES:
A Maioria das linhagens apresentaram crescimento micelial significativo, demonstrando potencial para biodegradação dos compostos de hidrocarbonetos de petróleo, uma vez que esta era a única fonte de carbono. Considera-se que o isolamento de microrganismos a partir de plantas de ecossistemas amazônicos possa contribuir para o desenvolvimento de técnicas de biorremediação eficientes e adaptadas ao ambiente local. Dentre os isolados foram encontrados os gêneros: Phona, Fusarium, Aspergilus e Penicilium.
Palavras-chave: Fungos Endofíticos e Epifíticos, Petróleo, Biorremediação.