65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
Utilização da internet como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem
Débora Passos Cardoso - Discente, Bac. em Ciência e Tecnologia, UFVJM, Campus Mucuri, Teófilo Otoni – MG
Larissa Tatiane Gonçalves de Paula - Discente, Bac. em Ciência e Tecnologia, UFVJM, Campus Mucuri, Teófilo Otoni – MG
Luan Viana dos Santos - Discente, Bac. em Ciência e Tecnologia, UFVJM, Campus Mucuri, Teófilo Otoni – MG
Valéria Cristina Costa - Docente, Bac. em Ciência e Tecnologia, UFVJM, Campus Mucuri, Teófilo Otoni – MG
INTRODUÇÃO:
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) são “o conjunto de dispositivos individuais, como hardware, software, telecomunicações ou qualquer outra tecnologia que faça parte ou gere tratamento da informação, ou ainda, que a contenha” (CRUZ, 1997).
Criada na década de 60 com o objetivo de interligar os computadores de bases militares diversas para evitar a perda de dados e arquivos importantes e preservar suas informações, foi expandida para centros de pesquisa com fins militares e indústrias bélicas e, mais tarde, para universidades e institutos de ensino, conectando computadores de redes diferentes. Também passou a conectar outros centros acadêmicos de países diferentes, formando então a internet, a mais usada ferramenta de troca de informações. (MONTEIRO, 2001)
No Brasil, as primeiras iniciativas de popularizar a internet ocorreram a partir de 1995, com a ajuda do governo federal, que estabeleceu regras e parâmetros de distribuição deste serviço por meio de empresas privadas. Segundo Monteiro (2001), no Brasil, o crescimento de usuários se elevou de forma espantosa, aumentando de 170 mil para 1,3 milhão no período de janeiro de 96 a dezembro de 97. No ano 2000, já ultrapassava 4,5 milhões de usuários e hoje está em torno de 10 milhões de brasileiros internautas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Diante desta realidade, este trabalho teve os objetivos de apontar como os alunos do Ensino Médio da Rede Pública de Teófilo Otoni utilizam a internet, no tocante à complementação do conhecimento obtido em sala de aula, e qual o papel das instituições de ensino nesse cenário.
MÉTODOS:
Esta pesquisa foi realizada por meio de questionários respondidos por alunos devidamente matriculados em quatro das maiores escolas da cidade de Teófilo Otoni-MG (Escola Estadual Alfredo Sá, Escola Estadual Clotilde Onofri Campos, Escola Estadual Tristão da Cunha e Escola Estadual Waldemar Neves da Rocha). Os respondentes são do turno matutino. Em cada escola, uma turma de cada ano do Ensino Médio respondeu o questionário.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram respondidos 366 questionários. Dentre os respondentes, 49% dos alunos disseram ter acesso à internet “em casa” e apenas uma minoria (2%) tem acesso ao computador “na escola”.
Desses, 73% dos alunos a utilizam diariamente, sendo que 86% deles tem, em média um uso diário de mais de 1 hora.
Dentre as várias utilidades da internet, 40,41% dos alunos ocupam maior parte de seu tempo em redes sociais e 31,10% em estudos e pesquisas.
Em relação ao papel que os professores e as instituições de ensino tem desempenhado nesse cenário, somente 10% dos estudantes afirmaram que todos os seus professores sugerem o uso da internet para a realização das atividades propostas por eles.
Além disso, 75% dos estudantes declararam que a escola não oferece recursos suficientes para que a inclusão digital ocorra dentro dela.
CONCLUSÕES:
Pela pesquisa, constatou-se que um número significativo de estudantes tem acesso à internet em suas casas. Os demais, no entanto, não tem acesso nem em casa, nem na escola ou, quando a escola oferece esse recurso, o acesso não é em quantidade suficiente para atender a demanda.
Palavras-chave: Ensino Médio, Questionários, Tecnologia da Informação e Comunicação.