65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 1. Anatomia Vegetal
CONCEPÇÕES DA REPRODUÇÃO DAS ANGIOSPERMAS DOS ALUNOS DO 7º ANO A PARTIR DA ANÁLISE DE MAPAS CONCEITUAIS
FLAVIA OLIVEIRA PINA - FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE
MARIA JESSICA BARBOSA DE ALBUQUERQUE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
INTRODUÇÃO:
A aprendizagem escolar corresponde a um processo de estruturação contínua dos conhecimentos, baseado em experiências e saberes que cada indivíduo vivencia. Deste modo, cada indivíduo estrutura a realidade que o cerca a partir da sua própria maneira de perceber o mundo e a si próprio.
Pesquisas apontam grandes dificuldades dos alunos a respeito da reprodução das angiospermas, estudos revelam que as concepções dos estudantes são diferentes das aceitas pela comunidade científica. Essas concepções são apresentadas por crianças e adultos, incluindo vários professores. E dificultam a compreensão da importância da reprodução das angiospermas
Este trabalho irá analisar as concepções de estudantes do 7º ano acerca da reprodução das angiospermas, por meio de mapas conceituais que consiste em recursos utilizados para análise da construção de significados dentro do processo ensino-aprendizagem. O mapa conceitual é uma técnica de visualização gráfica entre conceitos, podendo ser utilizado para organizar os conteúdos de uma disciplina. Mapas conceituais são esquemas que inter-relacionam conceitos e que podem ser vistos de forma hierárquica, procurando uma organização conceitual de uma mesma disciplina.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Reconhecer o conhecimento prévio dos alunos sobre reprodução das angiospermas através da aplicação de mapas conceituais. Identificar os possíveis problemas conceituais sobre este conteúdo. Analisar a compreensão dos alunos sobre a reprodução das angiospermas após intervenção de professores de Ciências.
MÉTODOS:
Participaram dessa pesquisa noventa e três alunos do sétimo ano de duas escolas pública do município de Moreno-PE, bem como os professores regentes da disciplina de Ciências destas turmas.
Iniciamos as atividades aplicando um mapa conceitual elaborado pelos alunos a respeito da “Reprodução das Angiospermas”, que foi submetido aos alunos antes dos professores introduzirem o assunto em questão, como também após as aulas em que o tema foi abordado, a fim de perceber a evolução das ideias e a compreensão dos conceitos pelos alunos sobre a reprodução das plantas.
As palavras conceitos que irão conter nos mapas serão reprodução, flores, sementes, grãos de pólen, gineceu, androceu, polinizadores, insetos, óvulo, ovário. Essas palavras conceitos serão disponibilizadas aos alunos, alguns deles foram replicados e outros foram criados pelos alunos. Os discentes foram organizados em grupos de no máximo cinco integrantes, o que gerou a construção de vários mapas conceituais. Foram criadas 4 categorias, que através delas avaliamos os mapas conceituais criados pelos alunos. Através destes mapas identificamos as concepções e as principais dificuldades dos alunos a cerca deste tema.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Observamos que as concepções dos alunos a cerca da reprodução das angiospermas, antes dos professores introduzirem o assunto trabalhado, apresentavam, concepções diferentes das aceitas pela comunidade científica. Tais respostas caracterizam-se como sendo de cunho alternativo, concepções espontâneas - externalizadas na confusão conceitual.
De acordo com as respostas, percebeu-se a preocupação dos alunos em relacionar as estruturas responsáveis pela reprodução: ovário, pólen, bem como em relacionar tais estruturas às categorias masculino e feminino, esquecendo-se de mencionar em qual parte da planta as estruturas/aparelhos reprodutores são encontrados.
Conceitos equivocados puderam ser verificados, como quando diversos alunos relacionaram a localização dos aparelhos reprodutores no caule, semente ou raiz; o hermafroditismo foi citado, sendo relacionado exclusivamente à plantas.
Após a intervenção dos professores percebemos que os mesmos trabalharam com situação didática que oportunizaram a relação do estudante entre a sua realidade e o conteúdo ensinado e encorajarão os estudantes a descobrirem suas próprias concepções promovendo a mudança conceitual.
CONCLUSÕES:
Este trabalho configura-se como fonte de reflexão para prática docente, pois trás ao universo das discussões educacionais, os valores e as percepções de alunos frente aos conceitos científicos, bem como a atuação do professor no processo de ensino e aprendizagem, ampliando os espaços de renovação e de debates do discurso científico, diminuindo as barreiras existentes entre linguagem científica e linguagem cotidiana. Assim, se pode trabalhar de forma justa e competente, buscando consolidar os objetivos da aprendizagem às exigências da sociedade. Diante do exposto, pode-se dizer que a educação é condição formadora necessária ao desenvolvimento do ser humano, uma vez que possibilita situações de desequilíbrio dos esquemas mentais, instigando o individuo a reestruturação. Não obstante, não devem consistir em transmissão de verdades, informações, demonstrações e modelos, mas que o aluno aprenda por si só, a conquistar essas verdades e assim, desenvolver novas estratégias de compreender a realidade.
Palavras-chave: Conhecimento prévio, Ensino de ciências, Problemas conceituais.