65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
Uma análise quantitativa e qualitativa do uso de jogos matemáticos em uma escola estadual de Catu-BA
Josenilton Santos de Jesus - IF Baiano, Campus Catu
Rodrigo de Oliveira Estevam - IF Baiano, Campus Catu
Adriano Santos de Araújo - IF Baiano, Campus Catu
Gabriel Rodrigues Silva Oliveira - IF Baiano, Campus Catu
Jacson de Jesus dos Santos - IF Baiano, Campus Catu
INTRODUÇÃO:
O desenvolvimento de métodos e materiais concretos como os jogos matemáticos, no ensino-aprendizagem da Matemática, são enfatizados por pensadores como LORENZATO, visando entender o papel dessas ferramentas pedagógicas e os problemas enfrentados por professores e alunos em sala de aula. As literaturas atuais enfatizam cada vez mais o uso de materiais concretos (jogos matemáticos) no meio educacional. Sendo consideráveis os benefícios proporcionados a alunos e professores . O desenvolvimento intelectual dos alunos, aumento da capacidade reflexiva e a criatividade na resolução de problemas do cotidiano são exemplos de que os materiais concretos, usados de maneira correta, podem proporcionar.
A detecção de problemas relacionados a falta de acesso dos alunos do ensino fundamental e ensino médio de escolas publicas é de grande importância para prever e solucionar problemas no ensino da Matemática. Problemas estes, enfrentado pelas escolas estaduais do município de Catu, no qual se observa que alunos e até mesmo professores não têm acesso a esse material concreto (jogos matemáticos).
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho teve como objetivo analisar qual a relação entre alunos e jogos matemáticos nas escolas estaduais da cidade de Catu-BA. Enfatizando sobre qual o conhecimento dos alunos sobre jogos matemáticos, se sua escola tinha esses tipos de jogos, o professor já utilizou em sala de aula e se os alunos achavam que os jogos poderiam ajudar na aprendizagem da Matemática.
MÉTODOS:
Inicialmente foi realizado o embasamento teórico e discussões acerca do tema com o orientador. Foi pensado de que forma coletar os dados para a analise quantitativa e qualitativa. Com isso, foi elaborado um questionário com as seguintes perguntas: você conhece jogos matemáticos; sua escola tem esses tipos de jogos; seu professor de matemática já usou os jogos na sala de aula ou em outro espaço; os jogos matemáticos ajudariam no aprendizado da matemática; de que forma sua escola poderia obter os jogos matemáticos coso não os tenha. Esse questionário foi aplicado em uma feira de ciência realizada na escola em estudo. Foi coletado os dados e analisado sobre a perspectivas dos teóricos estudados e sobre as perspectiva dos objetivos do trabalho para a construção desse artigo e para elaborar possíveis soluções para o problema detectado.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados dos questionários aplicados na Escola estadual Maria Isabel de Melo Góes em Catu foram tabulados e analisados. No total 35 alunos entrevistados responderam as perguntas. Analisando as respostas para a primeira pergunta: você conhece jogos matemáticos? 74% dos alunos entrevistados responderam que sim e 26% responderam não. Para a pergunta fundamental ao objetivo do trabalho, 20% dos alunos afirmaram que sua escola tinha os jogos matemáticos e 80% disseram que não. Percebeu-se que dos 20% que afirmaram ter conhecimento da existência desses materiais na sua escola, apenas 23% disseram que o seu professor utilizou esse material como facilitador da aprendizagem em sala de aula. Constatou-se também que 91% responderam sim ao fato dos jogos poderem ajudar no aprendizado da matemática. Diante da preocupação em saber qual o meio para a escola adquirir jogos matemáticos que não possuía, 40% sugeriram que a escola devia comprar, 11% sugeriram que a escola deveria pegar emprestado de outras e 49 % sugeriram que a escola e os alunos deveriam produzirem/construírem.
CONCLUSÕES:
Com base nos resultados obtidos, pode-se perceber que a maioria dos alunos conhecem os jogos matemáticos, mas em sua escola nunca viram ou nunca foi utilizado em sala de aula. Apesar da falta ou não uso em sala de aula, os alunos reconheceram o papel dos jogos matemáticos como meio para ajudar no aprendizado da matemática. Com isso, percebe-se também a necessidade da construção de um laboratório de matemática na escola estudada.
Palavras-chave: Ensino, Aprendizagem, Criatividade.