65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
Informativo: CAIU NA REDE, VIROU NOTÍCIA
Áurea Maria Carlos - Prefeitura de Olinda - SEDO
Simone R. de Melio - Prefeitura de Olinda - SEDO
INTRODUÇÃO:
O informativo Caiu na rede, virou notícias foi uma iniciativa das professoras multiplicadoras Áurea Carlos e Simone Melo para divulgar as atividades desenvolvidas pelos professores e alunos durante participações em formações, direta e indiretamente, promovidas pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Comunicação e Idiomas (NTECI) na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). A proposta era criar um intercâmbio de experiências exitosas entre professores e alunos pertencentes à rede municipal a fim de estimular ainda mais a utilização dos laboratórios de informática e de outras tecnologias existentes no espaço escolar para facilitar o fazer pedagógico.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O Objetivo do Informativo foi evidenciar e divulgar as práticas pedagógicas dos professores com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, nas Escolas da rede municipal de Olinda.
MÉTODOS:
O meio mais propício para isso foi à criação do informativo, que é um recurso prático e rápido na circulação das informações. Como resultados, foram evidenciados a utilização das TICs em projetos didáticos, tais como Alimentação saudável, educando com a horta escolar e comunitária, nos anos de 2009 e 2010 pela Escola Ministro Marcos Freire. Este trabalho foi premiado nos dois anos com o primeiro lugar na categoria de iniciação a pesquisa pelo Espaço Ciência. Outro projeto foi o Cultura judaica em cordel da Escola Izaulina de Castro e Silva, apresentado durante a Festa Literária de Pernambuco (Fliporto) de 2010.
A partir das vivências com os projetos, percebeu-se a necessidades de registrar essas ações e estimular novas adesões por parte de outras escolas. Nesse processo, foi preciso considerar as participações, tanto de professores quanto de alunos, analisando as dificuldades e os acertos na manipulação dos recursos tecnológicos. A ideia era fazer com que o professor entendesse que lidar com situações novas, desconhecidas do seu fazer pedagógico pode trazer riscos, conflitos e desafios, mas o resultado é a superação da sua própria capacidade.
No informativo são apresentados os projetos didáticos, oficinas e formações oferecidas aos professores e alunos da rede municipal de Olinda. O informativo tem uma página (frente e verso) e está dividido nas seções: projetos didáticos, oficinas, formações e novidades.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Na parte de projetos didáticos, o conteúdo selecionado traz recortes dos projetos de professores que utilizam as TICs para melhorar sua prática pedagógica. Na seção de oficinas, são destacadas as formações de histórias em quadrinhos, realizada entre os meses de agosto a dezembro de 2010 para alunos da Escola Izaulina de Castro e Silva e do CAIC-Norma Coelho. Também foi importante a oficina de editor de textos realizada na Escola Monsenhor Fabrício.
Já na seção de formações para professores, destacam-se o curso de introdução à educação digital (carga horária de 40 horas) realizado no NTECI e nas escolas Monsenhor Fabrício, Coronel José Domingos, Isaac Pereira, Ministro Marcos Freire nos anos de 2008, 2009 e 2010. Outra formação realizada para professores foi o curso de tecnologias na educação – ensinando e aprendendo com as TICs (de 120 horas) – realizado em 2009, no NTECI e no Espaço Ciências. A carga horária era semipresencial. Nessa seção, enfatiza-se ainda o fazer pedagógico na utilização das ferramentas apoiadas em conceitos sobre o uso das TICs na educação.
Na seção novidades, são informados os próximos cursos, oficinas e eventos sobre tecnologia em educação para incentivar a utilização desses recursos nas escolas.
CONCLUSÕES:
Nesse sentido, é dada ênfase na aprendizagem dos alunos da rede municipal. A primeira edição do informativo está no formato digital no endereço: http://caiunaredevirounoticia2011.blogspot.com.br. Antes da edição de estréia ser lançada, foram colhidas várias entrevistas e depoimentos de todos que colaboraram direta e indiretamente com o informativo. O público-alvo da publicação são professores e alunos das escolas atendidas pelo NTECI (Núcleo de Tecnologia Educacional, Comunicação e Idiomas).
Palavras-chave: Formação de Professores, Prática Pedagógica, Produção Digital.