65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 7. Ciência e Tecnologia de Alimentos - 3. Tecnologia de Alimentos
Características físicas e químicas de Banana Maçã Musa acuminata comercializada em três cidades do Sertão da Paraíba.
Érica Braga de Sousa - Graduanda do Curso Tecnologia em Alimentos - IFPB. e-mail: ericabraga16@hotmail
Paulo Alves Wanderley - Doutor em Agronomia, Professor e Pesquisador - IFPB. e-mail: wander863@gmail.com
Maria Érica da Silva Oliveira - Graduanda do Curso Tecnologia em Alimentos - IFPB.
Elida Ramalho da Silva - Graduanda do Curso Tecnologia em Alimentos - IFPB.
Roberta de Oliveira Sousa Wanderley - Graduanda do Curso Tecnologia em Alimentos - IFPB.
Allan Medeiros de Andrade - Graduanda do Curso Tecnologia em Alimentos - IFPB.
INTRODUÇÃO:
A banana maçã Musa acuminata, também conhecida como banana branca, é classificada como pertencente ao gênero Musa, dentro da classe das Monocotiledôneas, família Musaceae (PADOVANI, 1989).
O Brasil ocupa o quinto lugar na produção mundial de banana, em uma área aproximada de 512 mil hectares, com uma produção de 7,2 milhões de toneladas em 2009 (FAO, 2011).
Na Paraíba, o cultivo abrange uma área total de 11.608 hectares, divididos entre as Mesorregiões da Mata Paraibana, Agreste Paraibano, Borborema e Sertão Paraibano. Do total produzido, 97% dos cultivares são do tipo mesa, entre eles a banana maçã, os outros 3% são cultivares destinadas às indústrias (LOPES et al., 2008).
O fruto da bananeira é uma baga carnosa resultante do desenvolvimento, geralmente partenocárpico, dos ovários das flores femininas de uma inflorescência (SOUZA et al., 1999). É uma fruta de alto valor nutritivo, considerada como fonte energética devido à presença de amido e açúcares em seus constituintes, contém pouca proteína e lipídios, além de vitaminas A, B1, B2, C, D e E, e sais mineiras como potássio, fósforo, cálcio, ferro, sódio e magnésio (BORGES et al., 1997).
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho objetivou descrever e comparar as características físicas (tamanho e peso dos frutos) e químicas (pH e °Brix) dos frutos de banana maçã de três cidades do Sertão da Paraíba.
MÉTODOS:
Foram utilizados frutos de banana maçã produzidos e comercializados nos municípios de Sousa, Aparecida e Patos, Estado da Paraíba. Os frutos usados no experimento (n=20) foram selecionados aleatoriamente no local de comercialização popular de cada cidade.
A pesquisa foi desenvolvida no período de maio a junho de 2012, sendo as análises realizadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Sousa.
As bananas foram obtidas em grau de maturação comercial e transportadas ao Laboratório de Apicultura do IFPB - Campus Sousa em recipientes plásticos e arranjados lado a lado, onde foram feitas análises físicas do diâmetro (cm), determinadas com o auxílio de um paquímetro, e do comprimento (cm) determinado com a utilização de uma fita métrica. Após isso, foi feita a pesagem da massa dos frutos inteiros (g), e em seguida, suas estruturas: casca e polpa (g), pesadas separadamente utilizando-se balança analítica. Para a análise química das amostras, realizaram-se os testes de °Brix utilizando um refratômetro portátil de campo. Para a determinação de pH foi utilizado um peagâmetro.
A análise estatística dos dados foi feita com o auxílio do software Assistat®. Foi realizada a ANOVA e o teste “F. As médias foram comparadas pelo teste de Tukey, a 5% de probabilidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Observou-se que os frutos de Sousa tiveram maior diâmetro médio, 4,05cm, e maior peso médio, 108,77g, e mediram em média 17,32cm de comprimento. Os frutos de Patos tiveram maior comprimento médio, 17,54cm, pesaram em média 99,57g, com diâmetro médio de 3,92cm. Os frutos de Aparecida mediram em média 16,34cm de comprimento e 3,91cm de diâmetro, e pesaram 90,38g. De acordo com Soares et al. (2008) a bananeira é muito exigente em K, N, Ca e P, e a absorção de todos esses nutrientes são afetados pelo regime de irrigação. Por isso teve-se diferença nos resultados devido às características de cada localidade.
Observou-se que o melhor rendimento de polpa nos frutos obtidos em Aparecida, com 88,63%, seguidos de Patos, com 87,31% e Sousa, com 87,13%. Em relação às cascas observou que a porcentagem é baixa, com valor máximo obtido de 12,87% para os frutos de Sousa.
As concentrações de pH das bananas de Aparecida, Sousa e Patos são respectivamente 4,68, 4,86 e 4,80, consideradas de média acidez. Os valores de Sólidos Solúveis Totais (°Brix) são elevados devido ao grau de maturação das bananas, os valores de °Brix de Aparecida, Sousa e Patos são, respectivamente, 22,10, 20,50 e 21,33.
CONCLUSÕES:
De acordo com os dados obtidos no presente estudo, notamos que houve diferenças estatísticas entre bananas de uma mesma variedade, cultivadas e comercializadas em cidades diferentes.
As frutas analisadas possuem características bem próximas, com qualidades desejáveis para o consumo, sejam elas in natura ou processadas.
As frutas com maior crescimento foram coletadas em Sousa, seguidas das frutas de Patos e Aparecida. Esse fato deve ter ocorrido como consequência da forma de cultivo (adubação, irrigação, fertilidade da área), proporcionando melhor qualidade do produto e melhor lucratividade.
Palavras-chave: Propriedades, Amadurecimento, Rendimento.