65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA EM DUAS ESCOLAS ESTADUAIS NA CIDADE DE ARAPIRACA-AL.
Liara Maria da Silva - Bolsista do PIBID – Biologia / UFAL - Campus de Arapiraca
Herison Caetano da Silva - Bolsista do PIBID – Biologia / UFAL - Campus de Arapiraca
Anny Carolynne Bernardino da Silva Barbosa - Bolsista do PIBID – Biologia / UFAL - Campus de Arapiraca
Maria Dias de Brito - Profª Supervisora do PIBID – Biologia / UFAL - Campus de Arapiraca
Neuza Pereira de Oliveira Silva - Profª Supervisora do PIBID – Biologia / UFAL - Campus de Arapiraca
Maria Lusia de Morais Belo Bezerra - Profª Msc. / Coord. do PIBID – Biologia / UFAL - Campus de Arapiraca
INTRODUÇÃO:
As pessoas passam longo tempo utilizando as tecnologias audiovisuais como o computador em seu cotidiano. “Estima-se que uma criança em sua fase de alfabetização (entre seis e sete anos) traga consigo, aproximadamente, mais de cinco mil horas de contato com a televisão [...]” (NAKASHIMA; AMARAL, 2006, p.41). Vê-se que as escolas brasileiras já estão informatizadas, no entanto, os laboratórios de informática funcionam sem princípios pedagógicos definidos e sem mecanismos que proporcionem sua manutenção (RAZERA et al., 2007 p.8869). Conforme Silva (2010) a inserção da informática “[...] pode significar resultados positivos para uma efetiva melhoria da qualidade da educação na escola pública” (p.152). Todavia de acordo com Razera et al. (2007, p. 8865) “[...] acredita-se que os problemas que a educação tem a resolver não serão solucionados pela simples introdução de computadores nas escolas[...]”. O ensino de biologia, foco do presente trabalho, possui conteúdos que exigem práticas pedagógicas dinâmicas, e a informática apresenta potencial como estratégias para o ensino e aprendizagem. A importância da utilização dessa tecnologia em todas as formas sejam softwares específicos, tecnologias de informação e comunicação, blogs e redes sociais são essenciais no processo de aprendizagem.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo da presente pesquisa foi analisar os laboratórios de informática dando ênfase à disponibilidade de equipamentos, à infraestrutura, e à forma de utilização como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem de Biologia em duas escolas estaduais da cidade de Arapiraca, Alagoas.
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada em duas escolas (A e B) durante o período de setembro de 2012 a fevereiro de 2013 pelo PIBID - Biologia / UFAL - Campus de Arapiraca. Inicialmente, para nortear a coleta dos dados foi construído um formulário com os itens que seriam pesquisados. Houve uma análise quantitativa e qualitativa dos equipamentos disponíveis nos laboratórios, com a descrição de todas as suas características e estado de funcionamento, como também uma análise observatória da infraestrutura do ambiente físico. Apenas na Escola B puderam-se testar todos os computadores para saber sobre o estado de funcionando e após isso, analisar os softwares instalados como, navegadores de internet e Sistema Operacional. Durante a análise, procurou-se por softwares destinados a Biologia para testar seu funcionamento. Na escola A não foi possível fazer uma análise dos softwares, devido à falta de peças dos equipamentos e a ausência de técnicos responsáveis pela manutenção dos mesmos, que, diante das condições, segundo a direção da escola, não seria permitido à realização da inquirição. Para conhecer a forma de uso dos laboratórios enquanto ferramenta pedagógica para o ensino de Biologia baseou-se na análise observatória das aulas de biologia como também relatos de experiência dos professores.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Em ambas as escolas, há sérios problemas de infraestrutura como instalação elétrica defeituosa. Com relação à climatização, há uso de ar condicionado, tornando o ambiente agradável. Os hardwares em funcionamento apresentaram-se em maior quantidade na escola B com um total de 31 computadores/monitores (13 funcionando com internet e 18 com problemas) e 17 CPUS; na escola A foi quantificado 16 computadores/monitores e 08 CPUS.
A falta de infraestrutura adequada, indisponibilidade de softwares, manutenção de equipamentos nas escolas A e B são alguns dos motivos pelos quais os laboratórios não são utilizados para o ensino de biologia pelos professores. Cunha (2008) ao analisar a prática de utilização dos laboratórios de informática do PROINFO em uma escola pública, concluiu que os professores não utilizavam o laboratório por insegurança na prática docente. No estudo realizado por Razera et al. (2007) utilizando software de zoologia, observaram que “[...] sobre a efetiva aprendizagem dos conteúdos de Biologia, houve ganhos em vários níveis e aspectos [...]” (p. 91), evidenciando a importância da utilização desse espaço para o complementação da aprendizagem.
CONCLUSÕES:
Com relação ao estado de conservação, infraestrutura e uso dos equipamentos do laboratório, nota-se que ambas as escolas enfrentam vários problemas que vão desde equipamentos quebrados ou incompletos, falta de instalações adequadas e de manutenção, pessoas qualificadas para tornar os laboratórios ativados e formação continuada docente, específica para área de atuação, com foco para um melhor aproveitamento desse recurso pedagógico.
Com o potencial das novas tecnologias de informação e comunicação na qualidade da aprendizagem da biologia e por a mesma necessitar de uma série de imagens e esquemas para seu entendimento, faz-se necessário o uso desse ambiente como recurso pedagógico, concluindo assim que as duas escolas possuem problemas semelhantes com relação ao mau funcionamento do espaço devido à falha nas estruturas essenciais de base verificadas na pesquisa.
Palavras-chave: Software educacional, Recursos pedagógicos, Ciências Biológicas.