65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 8. História Regional do Brasil
A CULTURA POLÍTICA NO JORNAL INOVAÇÃO (1977-1987)
Adonias Antonio Galvão Neto - Depto. de Geografia e História - UFPI
Teresinha de Jesus Mesquita Queiroz - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Geografia e História - UFPI
INTRODUÇÃO:
A década de 1970 no Brasil foi o tempo em que o regime autoritário protagonizado pelos militares desde 1964 experimentou seu auge seguido de seu declínio. Quando Ernesto Geisel assumiu o poder em 1974, o quadro das dificuldades para manter o regime era crescente, seja pela onda de recessão no mundo capitalista, seja pela reorganização dos opositores à ditadura. Segundo a historiadora Maria Helena Moreira Alves, estrategicamente o governo passou a falar em abertura do estado de exceção, dando início a uma “política de distensão”. Em 1979, quando assumiu o último general presidente João Batista Figueiredo, o processo de abertura política já representava questão central dos debates políticos e sociais.
Nesse contexto de transição, as tensões sociopolíticas do período foram sentidas e refletidas de modo muito peculiar pela parcela jovem da sociedade. E é esse o quadro do qual emerge, no Piauí, o jornal do Movimento Social e Cultural Inovação (MSCI), o Inovação. Surgido em 1977, na cidade de Parnaíba, e tendo sido produzido até 1987, o Inovação apresenta-se como voz impressa de um grupo de jovens inicialmente ligados ao Movimento Democrático Brasileiro – MDB, então partido oposicionista.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A pesquisa empreendeu a análise dos projetos políticos e sociais construídos por jovens e veiculados através do jornal, a fim de identificar como o processo de abertura política foi idealizado por essa parcela da juventude piauiense. Nesse sentido, o objetivo principal da pesquisa é estudar o jornal Inovação como revelador de uma cultura política juvenil no contexto de redemocratização do país.
MÉTODOS:
A coleção do jornal Inovação, a qual constitui o corpus documental da pesquisa, foi localizada no acervo digitalizado do PET-História da Universidade Federal do Piauí, sendo em seguida adquirida pelo pesquisador através de cópia do material. Ao todo, o corpus é composto por 67 edições de Inovação. A fim de orientar a incursão na leitura dos jornais, foi elaborado um quadro esquemático que relaciona ano corrente, ano do jornal, números publicados e seus meses correspondentes e o tamanho em páginas de cada edição, mostrando ainda a divisão das fases do jornal quanto à técnica utilizada na impressão – mimeografada e em off-set.
Começada a leitura sistemática dos jornais, a cada edição lida, surgia a necessidade de aprofundar as informações coletadas com embasamento no conhecimento histórico sobre o período retratado, o que foi suprido com leituras de obras historiográficas, sobre a noção de cultura política e sobre juventude na década de 1970 no Brasil.
No dia 11 de novembro de 2012, foi realizada pelo pesquisador uma entrevista com José Elmar de Melo Carvalho – poeta, cronista e um dos mais notáveis colaboradores de Inovação -, a qual, trabalhada com base em procedimentos da história oral, muito contribuiu para elucidar a história do jornal.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os dados adquiridos na pesquisa científica mostram-se essenciais para a compreensão de como o processo de abertura do regime militar foi entendido e compartilhado por parcela da juventude piauiense. A análise dos textos de cunho político do jornal permitiu identificar a experiência política de jovens da cidade de Parnaíba-PI à luz do contexto brasileiro do final dos anos 1970 e no decorrer da década de 1980, revelando como os acontecimentos da “distensão” (a promulgação da lei de anistia em 1979, o retorno do pluripartidarismo em 1980, entre outros) e da formação da “Nova República” repercutiram a níveis municipal e estadual.
Esses jovens se organizavam em torno do Movimento Social e Cultural Inovação (MSCI), originado em 1977, cuja proposta era “inovar e desenvolver a cultura parnaibana” (conforme um slogan do jornal) assim como transformar as discussões políticas numa questão cultural. Através de ações desenvolvidas no Centro Cultural Inovação (sede do MSCI) como palestras e a própria produção do jornal, o grupo entendia estar assim construindo uma sociedade democrática. A agremiação inicialmente foi reconhecida como a Ala Jovem do MDB de Parnaíba, mas pelos idos de 1980 o grupo passou a dialogar com o Partido dos Trabalhadores (PT), em formação no estado do Piauí.
CONCLUSÕES:
Este trabalho buscou estudar em que ponto o Movimento Social e Cultural Inovação e a sua produção do jornal Inovação são representativos de um cultura política juvenil. Ao analisar os projetos políticos e sociais propagados por Inovação no decorrer da década de existência do jornal (1977-1987), identificou-se a elaboração de uma perspectiva de juventude marcada pelo ensejo de atuação direta na sociedade, condição vista como necessária para a construção de um país democrático. Nesse sentido, o grupo estudado defendia um “verdadeiro valor de juventude”, marcado pela disposição do jovem em ser crítico, ter apreço pelos valores culturais e ser sujeito ativo na vida política do país, que se renovava à luz da via democrática. Assim, o trabalho concluiu ser o jornal Inovação um revelador – único no Piauí – de uma cultura política juvenil no contexto de formação da “Nova República” cuja concepção de sociedade ideal era pautada no ideal democrático.
Palavras-chave: Redemocratização, Juventude, Participação política.