65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 7. Linguagens de Programação
MAPEAMENTO DAS COORDENADAS GEOGRÁFICAS DE ESCOLAS ESTADUAIS UTILIZANDO WEB CRAWLER E GOOGLE MAPS API EM DISPOSITIVOS MÓVEIS
Evandro Pinto Portugal - Departamento de Informática - UTFPR
Wellton Costa - Coordenação de Licenciatura em Informática - UTFPR/FB
Thalita Scharr Rodrigues - Departamento de Informática - UTFPR
Alvaro Samuel Kampa - Departamento de Informática - UTFPR
INTRODUÇÃO:
Com os avanços da era digital, diversas tecnologias foram desenvolvidas para facilitar o dia-a-dia das pessoas e empresas. O mapeamento geográfico por meio de satélites é um exemplo de como os países evoluiram a partir da popularização do sensoriamento remoto com o passar dos anos (FITZ, 2008), principalmente facilitando o trabalho de motoristas. Uma das provas desse acontecimento é que mapas tradicionais estão cada vez mais raros. Um fator que contribuiu para a ampla utilização destes mapas digitais foi a chegada dos aparelhos Smartphones, os quais possibilitam acessar tais mapas em qualquer lugar,desde que se obtenha sinal de uma rede de telefonia móvel.
Nos últimos anos, entre as inovações das tecnologias web encontram-se os Crawlers. Segundo Arasu et al.(2000), Crawlers são pequenos sistemas que percorrem a Web seguindo links, afim de alcançar diferentes páginas. São amplamente utilizados em engines de pesquisas para manter uma base atualizada de páginas à serem pesquisadas.
No Brasil, existem inúmeras escolas e colégios estaduais espalhados por todas as regiões do país, porém não se tem um mapeamento exato de todas as instituições de ensino, ainda mais se tratando de mapas digitais. Partindo deste pressuposto, o presente trabalho de conclusão de concurso tem como objetivo o mapeamento geográfico das escolas estaduais do estado do Paraná.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Desenvolver um Web Crawler em linguagem Java para obtenção das coordenadas geográficas das escolas e colégios estaduais do estado do Paraná, e implementar um aplicativo para a plataforma Android, o qual irá acessar a escola desejada e a mostrará em um mapa através da API do Google Maps.
MÉTODOS:
No crawler está definido a URL alvo, o qual o mesmo irá acessar e efetuar o download da página, gravando em memória, para em seguida varrer o código da mesma em busca dos dados referentes ás escolas estaduais do Paraná, como o nome e a cidade de cada uma delas.
Por fim, os dados extraídos serão utilizados para tentar recuperar a localização geográfica de cada escola por meio da API do Google Maps e arquivos KML. Os dados buscados são armazenados em KML's a cada escola localizada, para por fim ser gerado um único KML com todas as localizações encontradas das escolas estaduais do Paraná no Google Maps.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Todos os objetivos do trabalho foram alcançados, ficando apenas melhoras a serem implementadas futuramente, afim de fazer com que o sistema esteja em perfeito funcionamento.
Durante o desenvolvimento foi possível notar que alguns pontos poderiam ser melhorados, como por exemplo o algoritmo de busca pelo KML das escolas, os quais diversos foram recuperados sem as informações das escolas, por conta de não ter sido possível localiza-lás com o algoritmo atual.
No total, o estado do Paraná conta com duas mil cento e sessenta e sete escolas estaduais em funcionamento no ano de 2013, das quais aproximadamente trinta por cento não foi possível recuperar as informações no arquivo KML.
CONCLUSÕES:
O objetivo inicial de implementar um sistema com conceitos de Web Crawler para extração de dados específicos tendo os mesmos disponíveis para dispositívos mobiles foi alcançado. O Crawler e os outros elementos necessários para o projeto foram implementados. Existe a possibilidade de ser feita busca pelas escolas estaduais do Paraná, assim como pelo KML das mesmas.
O Crawler conseguiu executar a busca das coordenadas em um período de tempo relativamente curto, dada a quantidade de requisições. Entretanto, a taxa de efetividade poderia ser melhor, sendo que aproximadamente trinta por cento (30%) das informações não foram obtidas. Desse modo, indica-se com trabalho futuro o estudo para otimizar o algoritmo de busca das informações, visando aumentar o desempenho da mesma.
A contribuição deste trabalho serve de exemplo para desenvolvimento de sistemas utilizando uma API popular e útil, que agrega diversos serviços, além dos mostrados neste trabalho. O presente trabalho mostrou também uma forma efetiva de como é feita a construção de um Web Crawler puro, usando conceitos simples e classes nativas Java.
Palavras-chave: Web Crawler, Android, Google Maps API.