65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
A HISTÓRIA DA FÍSICA COMO INTRODUÇÃO AOS CONCEITOS FÍSICOS MINISTRADOS NO ENSINO MÉDIO
Jandson Wendel da Silva Bernardino - Aluno da Licenciatura em Física – IFRN Câmpus Santa Cruz, Bolsista PIBID
João Cassimiro Bernardo Neto - Aluno da Licenciatura em Física – IFRN Câmpus Santa Cruz, Bolsista PIBID
Maria Helena da Silva Souza - Aluna da Licenciatura em Física – IFRN Câmpus Santa Cruz, Bolsista PIBID
Jeferson Henrique de Morais Lima - Aluno da Licenciatura em Física – IFRN Câmpus Santa Cruz, Bolsista PIBID
Maria José Custódio Freire - Supervisora PIBID – Escola Estadual Prefeito João Ataíde de Melo
Maria Emília Barreto Bezerra - Coordenadora Adjunta do PIBID – IFRN Câmpus Santa Cruz
INTRODUÇÃO:
Não é necessário fazer uma análise profunda sobre o ensino de física no Brasil, para observar que ainda hoje a maneira de ensinar física no ensino médio ainda está restrita, apenas, ao ensino de fórmulas e conceitos desprovidos de uma ambientação histórica do conteúdo. Percebe-se que a maior parte dos professores de física não possuem conhecimento sobre a história das ciências e quando tem não costuma apresentá-la ao aluno. Dessa maneira, a pretensão inicial era elaborar um projeto que visasse à aproximação da história da física do estudante de ensino médio. Portanto, a escolha desse tema para a realização desse projeto, desenvolvido por alunos de licenciatura em física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Câmpus Santa Cruz e participantes do PIBID, deu-se pela importância de promover um maior incentivo ao desenvolvimento do ensino de história da física, mais especificamente, a história das principais descobertas físicas que influenciaram o mundo moderno e contemporâneo, e também sobre a vida dos principais cientistas, em formato de aula sobre a História da Física.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Relatar uma experiência que teve como objetivo incentivar o uso da História da Física como abordagem introdutória dos conceitos físicos estudados no ensino Médio.
MÉTODOS:
Num primeiro momento elaboramos aulas para alunos do ensino médio da Escola Estadual Prefeito João Ataíde de Melo, expondo conteúdos da História da Física relacionados aos conteúdos que os alunos estavam vendo em sala de aula (as primeiras tentativas de descrição do mundo, o sistema Aristotélico, o heliocentrismo de Copérnico e as elipses de Kepler). No segundo momento construímos dois questionários avaliativos com cinco questões cada, esses questionários foram aplicados em diferentes momentos, o primeiro foi um questionário com questões objetivas para observarmos qual o nível de conhecimento que os alunos já tinha em relação à História da Física, e o segundo foi aplicado após o término das aulas para avaliarmos como foi o aprendizado dos alunos a partir das aulas, utilizando a História da Física como ferramenta metodológica de ensino. Por fim, observamos as respostas do grupo de alunos por meio de perguntas orais a respeito do conteúdo ministrado nas aulas. Para as aulas exibimos filmes e vídeos relacionados à Física mostrando grandes descobertas da Física e biografias dos Físicos envolvidos na descoberta, incluindo produção de slides para exibição das biografias, envolvendo dessa maneira, os conteúdos que foram planejados para trabalhamos neste projeto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
É com base na premissa da inquietude paulofreireana que os procedimentos metodológicos foram planejados, pois, em um projeto, a metodologia deve estar embasada numa intenção ampla do professor, para ministrar os conteúdos a serem abordados na sala de aula. Por essa razão, a metodologia de ensino a ser utilizada, em nível de praticidade, foi composta de dois momentos básicos. Primeiro, motivação, ou provocação, trata-se do elemento utilizado para provocar a aprendizagem de determinado conteúdo, sendo assim, neste projeto utilizamos: diálogo sobre o sentido, a definição e o utilitarismo da História da Física, partindo do conhecimento prévio dos alunos; expresso nas respostas dos questionamentos a partir das discussões e curiosidades levantadas no início da aula. Segundo, análise e sistematização do conteúdo e avaliação da aprendizagem: É o momento da aula em si, como trabalhamos com conteúdos que envolvem a História da Física? Em todos os aspectos do estudo da História da Física, a análise será feita de acordo com o conteúdo ensinado, através da verificação das respostas no quadro, e das respostas dadas nos questionários, bem como às perguntas orais a respeito do conteúdo ministrado nas aulas.
CONCLUSÕES:
De um modo geral, os métodos utilizados demonstraram aos bolsistas PIBID e aos professores da escola, que eles podem interagir entre si, melhorando os resultados do sistema de ensino e o aprendizado dos alunos dessa escola. Com isso, também notamos o aumento do interesse dos alunos pelo estudo da Física.
Palavras-chave: Aprendizado, Ensino de Física, Metodologias.