65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
A IMAGEM DAS POPULAÇÕES NEGRAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA: PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PNLD 2012/2014
Anderson Sousa dos Reis - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-Campus Codó-IFMA
Francisco da Silva Paiva - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-Campus Codó-IFMA
INTRODUÇÃO:
A imagem das populações negras nas práticas sociais, nos meios de comunicação, no cinema, na escola e no livro didático vem carregada de uma visão estereotipada e caricatural. Isso é fruto de uma “engenharia” que atribui papéis subalternos aos negros e de superioridade aos não negros. Ao analisar cuidadosamente essa representação se verá a contribuição da história oficial na construção dessa realidade, pois sempre apresenta os valores da cultura afro-brasileira como sendo valores de segunda categoria e até mesmo tentativas de animalizar esses costumes e valores. Essa versão irreal da contribuição dos povos negros na construção do Brasil, se pode afirmar, é uma forma de manter o status quo amparado em um discurso de falsa democracia racial (MUNANGA, 2008).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar o enfoque histórico e geografia dado a populações negras no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2012/2014) através das imagens dos livros didáticos de Geografia e História do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Codó.
MÉTODOS:
Entre os procedimentos metodológicos adotados, destaca-se a pesquisa bibliográfica, onde foram analisadas as imagens referentes às populações negras nos livros didáticos de História e Geografia do Programa Nacional do Livro Didático 2012/2014, levando-se em consideração os aspectos culturais, históricos, os valores, os hábitos, a religiosidade, dentre outros aspectos relevantes. Primeiro foram analisadas as coleções de Geografia volume 1,2,3, depois a coleção de Historia, o bolsista registrou fotograficamente e analisou as imagens retrado os negros no livro didático destacando a leitura bibliográfica das coleções com intuito de estabelecer a relação da imagem com texto que acompanhava, dessa forma compreendendo melhor, também foram feitas as leituras complementares de obras de autores como Gilberto Freire, Darcy Ribeiro e Cloves Moura etc.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Entre os resultados obtidos ao longo da pesquisa, o bolsita pôde destacar, inicialmente a evidência do continente Africano no livros didático como aquele visto pelo cinema de uma África Selvagem, principalmente no primeiro volume de Geografia já que o mesmo dá ênfase mais as savanas, leões,elefantes,etc. como se África fosse só um reforço negativo vinculado a natureza exuberante, contrastando com a pobreza local como se fossem canibais, pois as demais unidades dessa publicação fazem uma vinculação com a fome, a pobreza, desordem e guerras. Os volumes de História apresentam uma visão mais real da condição histórica dos negros, contudo, não escapa a ideologia dominante e mostram, em várias situações, uma construção justificadora do processo histórico brutal de desumanização dos povos africanos e seus descendentes. O aprofundamento das discussões, da crítica ao modelo histórico e geográfico dominante; a inserção crítica da temática africana e afrodescendente no currículo escolar é o caminho para construções de horizontes mais otimistas e a construção de uma escola mais plural e inclusiva.
CONCLUSÕES:
As imagens analisadas e as leituras realizadas com a pesquisa bibliográfica demonstra que as populações negras são subalternizadas e vista por uma visão arcaica e preconceituosa no livro. Através das imagens e textos acerca dos negros que o bolsista pode observar que o Programa Nacional do Livro Didático, ainda não construiu uma visão de valorização efetiva do continente africano, ao contrário, o programa ainda reproduz preconceitos como, por exemplo, o de associar a África com a pobreza. O programa e o currículo escolar precisam reconhecer, para além da visão da Democracia Racial, as efetivas contribuições das populações negras ao Brasil em todas as suas dimensões e não somente na dança, música e culinária; como se costume resumidamente acreditar.
Palavras-chave: Livro Didático, Populações Negras, Escola.