65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM EXEMPLO DE APROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO FRANCISCO DE ASSIS, CRATO – CE
Raniele de Aquino Silva - Graduação em Ciências Biológicas – URCA
Ângela Tavares Leitão - Graduação em Ciências Biológicas – URCA
Cícera Maria Rocha Sousa - Secretaria de Agricultura - CRATO
Elisângela Beneval Bento - Departamento de Ciências Biológicas - URCA
Vítor Régis Mendes Duarte - Graduação em Ciências Biológicas – URCA
Maria Ivaneide Rocha - Professora UVA- Orientadora Departamento de Ciências Biológicas
INTRODUÇÃO:
A análise da prática da educação ambiental na escola é importante à medida que procura desvendar a natureza do trabalho educativo e como ela contribui para o processo de construção de uma sociedade sensibilizada e capacitada a enfrentar o desafio de romper os laços de dominação e degradação que envolve as relações humanas entre a sociedade e a natureza. Ressalta-se a necessidade de uma prática educativa que aborde os resíduos em toda a sua complexidade (fatores ambientais, sociais, econômicos, culturais e políticos) desde as etapas de extração dos recursos naturais, até a reinserção dos resíduos no sistema produtivo. Nessa perspectiva, a pesquisa analisa um projeto ambiental sobre resíduos sólidos realizados dentro do projeto “Mais Educação” envolvendo os alunos da escola municipal São Francisco de Assis, em Crato – CE. A realidade vivenciada no município do Crato-CE no que se refere aos problemas decorrentes do gerenciamento inadequado dos resíduos sólidos, observa-se que são necessárias diversas ações por parte de vários segmentos sociais, na tentativa de minimizar ou refazer esse quadro, fato que justifica o desenvolvimento do referido projeto.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Identificar a importância da Educação Ambiental sobre resíduos sólidos desenvolvidos na escola São Francisco de Assis de Crato/CE; despertar o compromisso do aluno transformando em multiplicador; analisar as dificuldades encontradas pelos docentes e compartilhar as ações bem sucedidas.
MÉTODOS:
A pesquisa buscou-se colocar em prática ações de preservação a partir de conversas em grupos informais, apresentações de vídeos, práticas de oficinas, peças teatrais e elaboração de cartazes. O desenvolvimento do estudo é baseado na metodologia qualitativa buscando uma compreensão particular daquilo que se estuda, “procurando introduzir um rigor que não é o da precisão numérica aos fenômenos que não são passíveis de ser estudados quantitativamente” (RAMPAZZO, 2002, p. 58-59). Para a coleta de dados foram utilizadas duas técnicas distintas: questionários, entrevistas e observações dos comportamentos dos pesquisadores no decorrer da pesquisa. A aplicação de questionários junto aos professores do programa “Mais Educação” da escola em questão, realizaram trabalhos sobre temas ambientais e o levantamentos realizado por meio do questionário possibilitando descrever naquela amostra um comportamento ou atitude. A segunda parte da coleta de dados utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi à aplicação de entrevistas semi-estruturadas com 50 alunos participantes da pesquisa, com finalidade de se obter uma melhor compreensão sobre o ponto de vista do entrevistado dobre o trabalho desenvolvido, seu senso de responsabilidade ambiental, seu nível de multiplicador ambiental.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Segundo VASCONCELLOS (1997), a presença em todas as práticas educativas de reflexão sobre as relações dos seres entre si, do ser humano com ele mesmo e do ser humano com seu semelhante é condição imprescindível para que a Educação Ambiental ocorra. Foram descritos pelos alunos os tipos de resíduos e o tratamento que os mesmo davam a estes resíduos; Após algumas análises das diversas formas de reaproveitamento do lixo constatou-se que os resíduos frequentemente trabalhados na escola são: o papel, garrafas pet, latinhas de metal e plástico. O trabalho de conscientização foi desenvolvido através de cartazes explicativos, para facilitar a leitura e a memória visual, peças teatrais, oficinas, apresentação com instrumentos musicais feitos de materiais recicláveis, desenvolvimento de feiras escolares para divulgação destes trabalhos e informações a fim de contribuir para a sensibilização e mudanças sutil de alguns hábitos adquiridos ao longo de suas vidas. O trabalho da educação ambiental na escola proporcionou a construção de uma consciência global das questões relativas e como os alunos assumem posições referentes à sua proteção e melhoria. Após a implantação do projeto constatou-se que os jovens alunos absorveram a idéia de conservação e preservação da natureza.
CONCLUSÕES:
Com as ações realizadas na Escola Municipal São Francisco de Assis, constatou-se que os objetivos propostos foram alcançados. As informações referentes à reutilização e o problema do lixo levados aos alunos em forma de diferentes atividades: elaboração de utensílios e brinquedos, apresentações teatrais e de percursos produzidos pelos mesmos chamou muito à atenção das demais crianças da escola o que pode ter levado a conscientizá-las a respeito da responsabilidade de cada um no meio em que estão inseridas e assim transformá-las em multiplicadores. O maior desafio foi convencer os alunos mais velhos que a reutilização é realmente importante e que vale a pena reciclar. A reutilização foi e ficará sendo realizada pelos alunos da escola. Uma ideia com certeza foi difundida e quando alguém perguntar a algum aluno dessa Escola sobre meio ambiente, uma frase logo virá na cabeça dos mesmos conforme o que diz o cientista Lavoisier: “Na natureza nada se cria, nada se perde tudo se transforma”.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Prática, Escola.