65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
Uma abordagem prática de visão e audição em uma escola pública.
Eric Roberto Soares Xavier de Siqueira - Depto. de Ciências Biológicas – UFPE
Jaqueline Xavier Costa - Depto. de Ciências Biológicas – UFPE
Raíza Nayara de Melo Silva - Depto. de Ciências Biológicas – UFPE
Luiz Alberto Monteiro da Silva - Depto. de Física – UFPE
Pollyana Bezerra da Silva - Depto. De Química Fundamental – UFPE
Bruno Carneiro Cunha - Prof. Dr. / Orientador – Depto. de Física – UFPE
INTRODUÇÃO:
A atividade desenvolvida pelo grupo PIBID multidisciplinar objetivam conceituar, explanar de forma prática e mais facilitadora os assuntos da disciplina de ciências para que os alunos aproveitem de uma melhor forma o conhecimento elucidado.
Na presente atividade foram aplicadas atividades de ensino de biologia para alunos de ensino fundamental II, ( 8ª ano), na Escola Senador Novaes Filho, situado no bairro da Várzea em Recife - PE. Para tal foram elaboradas atividades de acordo com os assuntos abordados nas aulas, sendo: visão e audição.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Explanar os conceitos básicos de visão e audição; Entender a importância dos sentidos, evidenciando a audição e visão; Reconhecer a função da audição e visão.
MÉTODOS:
As aulas foram ministradas e aplicadas pelos os monitores: Eric Siqueira, Jaqueline Xavier, Luiz Monteiro, Raíza Mello e Pollyana Bezerra. Com a supervisão da Soraya, secretária da Escola Senador Novaes Filho, e o professor da disciplina de ciências, Douglas, coordenado pelo Professor Bruno Carneiro Cunha.
Atividades realizadas no período de novembro de 2012
Planejamento das atividades:
Os assuntos previamente selecionados foram discutidos em reunião com o grupo junto a Soraya, representante da escola, e o coordenador do projeto, Bruno. Posteriormente foram planejadas as práticas e os respectivos tópicos e conceitos para as aulas.
EXPERIMENTO 01: Apresentação visual e teste para percepção de ambientes, com um teste de visualização de sequências de letras.
EXPERIMENTO 02 e 03: Apresentação visual e teste para percepção de sons do ambiente da própria sala de aula, bater palmas, batendo em portas ou cadeiras, sons de chaves, entre outros
Materiais: Apito; chaves; fichas; computador, data-show.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
1º) A aula se deu por inicio fazendo com os alunos explanasse seus conceitos prévios sobre a temática;
2º)Em seguida, discutisse a importância e funções do mesmo, como também suas curiosidades;
3º)A prática os alunos ficaram em círculo;
4º)Na prática de audição e visão foram apagadas as luzes da sala, e os alunos analisaram imagens dos slides, em seguida, foram entregues fichas com várias sequências de letras e números para que os alunos observassem a que estava diferente da sequência, por fim, foram emitidos sons para que os escrevesse no papel o escutavam.
5º) Os alunos na avaliação obtiveram o rendimento seguinte 8 ano A todos os 21 participantes com conceito A, 8 ano B dos 14 participantes, 13 obtiveram conceito A e 1 conceito C. Esse conceito tem a seguinte pontuação (8-10) conceito A, (5-7) conceito B, (1-4) conceito C.
CONCLUSÕES:
Concluímos desta experiência uma tática proveitosa e perceptiva aos alunos do conteúdo aproveitado em sala de aula. Com essa prática pode-se constatar que os alunos conseguem compreender melhor o assunto quando se utiliza de recursos pedagógicos contextualizados e dinâmicos que envolva a participação dos mesmos. O que nos faz refletir sobre a necessidade de se repensar sobre a importância de mudança nas aulas, buscando sempre melhorar a aprendizagem dos estudantes.
Palavras-chave: Ensino da Biologia, Ensino Fundamental, PIBID.