65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
PELE NOSSA DE CADA DIA - A relevância da utilização do protetor solar como parâmetro inibidor do câncer cultâneo
Sarah Batista da Costa - Escola Estadual de Educação Profissional Júlia Giffoni
Iara Kelly Alves Agostinho - Escola Estadual de Educação Profissional Júlia Giffoni
Tainá Cavalcante de Oliveira - Escola Estadual de Educação Profissional Júlia Giffoni
Lara Kelly Carlos da Silva - Escola Estadual de Educação Profissional Júlia Giffoni
Rejane Soares Silva - Escola Estadual de Educação Profissional Júlia Giffoni
José Wellington Leite Teófilo - Escola Estadual de Educação Profissional Júlia Giffoni
INTRODUÇÃO:
Os raios solares são essenciais para a vida na superfície terrestre, responsáveis por aquecer e iluminar o planeta, fornecer vitaminas, proporcionar o aumento da síntese de melanina e ajudar no metabolismo. Entretanto por conta da exposição exacerbada aos raios ultravioletas (UV) muitas vezes esta proteção não é o suficiente para evitar alterações dermatológicas no tecido cutâneo, fazendo-se necessário o uso do filtro solar.
A radiação ultravioleta pode ocasionar graves alterações dermatológicas, como o fotoenvelhecimento, fotodermatose idiopática, miliária solar, lucite e até mesmo o câncer cutâneo.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, em 2012 foram registrados cerca de 180.000 novos casos de câncer de pele no Brasil, sendo mais de 4.600 somente no Ceará. Esta elevada incidência deve-se na maioria das vezes à ausência do protetor solar que atua inibindo a permeação desses raios maléficos no tecido tegumentar.
Perceptivelmente, o uso do filtro não é algo frequente no cotidiano da população brasileira. Caso este, consequente da ausência de informação quanto os riscos de exposição à RUV sem filtro solar, devido à falta de campanhas públicas motivando a utilização regular deste cosmecêutico.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar o grau de a percepção da comunidade frequentadora do litoral fortalezense em relação aos riscos que ausência da utilização do filtro solar pode ocasiona-las, bem como sensibilizar os entrevistados, estudantes de escolas publicas e moradores da comunidade próxima à escola EEEP. Júlia Giffoni sobre os benefícios que este cosmecêuticos traz à saúde.
MÉTODOS:
Elaborou-se um questionário visando analisar a percepção dos entrevistados (frequentadores, turistas e trabalhadores da área de estudo) em relação ao uso regular do protetor solar. A área de estudo foi escolhida por meio de levantamentos bibliográficos. Para esta escolha usou-se como critério duas praias do litoral fortalezense, Praia do Futuro e Praia do Náutico, que possuem maior frequência de visitantes nos meses das entrevistas. Esta pesquisa proporcionou ao projeto dados meramente quantitativos. Após a aplicação das entrevistas foi realizada uma sensibilização com o mesmo público sobre a necessidade de obter maior cuidado com a pele para evitar futuras alterações dermatológicas. Viabilizou a 10 escolas publicas de Fortaleza um ciclo atividades (questionário – palestra/oficina – questionário) as quais ressaltaram a importância do uso regular do protetor solar. Cada palestra formou em torno de 200 alunos por escola. As escolas fomentadas por esta ação foram de prioridade em comunidades carentes, escolhidas pelos autores do projeto. Bem como realizou-se oficinas com os moradores da comunidade próxima à escola Julia Giffoni utilizando meios interativos (dinâmicos) para que as informações sejam repassadas de forma mais social.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Na primeira parte do ciclo, após a análise de dados da primeira enquete aplicada percebeu-se que boa parte dos entrevistados (70%) não conhecia a importância do protetor solar. A maioria dessas pessoas, ou seja, 60% não utilizava protetor solar por acharem desnecessário. Após a aplicação da palestra e reaplicação das enquetes percebeu-se que dos entrevistados 60% responderam que já utilizam e sabiam da importância do protetor solar. A maior parte das pessoas, isto é, 80% dos entrevistados não haviam visto ou presenciado campanhas públicas a favor da utilização do protetor do protetor para prevenir alterações cutâneas. Quanto à relevância do projeto, 100% dos entrevistados apoiam e acreditam que projetos como este podem diminuir o índice de câncer cutâneo no estado do Ceará. Apresentou-se de maneira notável que após o ciclo os entrevistados mudaram sua concepção quanto à utilização do protetor solar.
CONCLUSÕES:
A utilização do protetor solar é indispensável à população, no entanto através do presente projeto pôde-se perceber a ausência de conhecimento dos entrevistados quando ao assunto. É notável que boa parte das pessoas entrevistadas não emprega o protetor solar devido a falta de informação sobre os riscos que a exposição solar diária pode ocasionar. Após a aplicação do ciclo questionário – palavras – questionário pôde-se notar que a alteração de concepção quanto à necessidade de prevenir-se corretamente em relação à exposição aos raios ultravioletas.
Palavras-chave: Fotoproteção, Câncer de pele, Prevenção.