65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
GÊNERO EM IMAGENS: LEITURA DE IMAGENS QUE TEMATIZAM GÊNERO E SUAS RELAÇÕES
Rita Cristiana Barbosa - Profa. Mestre - Depto de Educação. UFPB - Campus III – Bananeiras-PB
Vivian Galdino de Andrade - Profa. Mestre - Depto de Educação. UFPB - Campus III – Bananeiras-PB
Efigênia Maria Dias Costa - Profa. Mestre - Depto de Educação. UFPB - Campus III – Bananeiras-PB
Fabrícia Sousa Montenegro - Profa. Mestre - Depto de Educação. UFPB - Campus III – Bananeiras-PB
Patrícia Agripino de Lima - Graduanda em Pedagogia - UFPB - Campus III – Bananeiras-PB
INTRODUÇÃO:
As imagens de propagandas em diversas mídias como: cinema, jornais, revistas, televisão, outdoors, etc. são enxergados como um artefato cultural permeado de interesses e direções mercadológicas, que acabam instituindo condutas e ensinando maneiras de pensar, sentir e ver o mundo em que vivemos. Dentro de um sutil jogo de significados e endereçamentos, as propagandas lidam com uma política de identidades, com a Pedagogia, com as culturas que (des)legitimam práticas, com discursos e imagens que institui representações, traduzindo e reformulando memórias e alteridades. Segundo Louro (1997, p.63), “o processo de ‘fabricação’ dos sujeitos é continuado e geralmente muito sutil, quase imperceptível” indicando que “nosso olhar deve se voltar especialmente para as práticas cotidianas em que se envolvem todos os sujeitos”. Para a autora, “as práticas rotineiras e comuns, os gestos e as palavras banalizadas” são as que devem se tornar foco de atenção, de questionamentos e de desconfianças (LOURO, 1997, p.63). As representações que circulam em propagandas e filmes vêm interpelando especialmente os/as adolescentes e jovens, “que agregam a seus corpos marcas que funcionam como códigos identitários e que permitem reconhecer seu pertencimento a um determinado grupo cultural” (LOURO, 2000, p.71). A relevância dessa pesquisa se dar por aprofundar as discussões sobre gênero, cultura e diversidade além de contribuir para a investigação do fenômeno da reprodução dos gêneros.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Descrever e analisar as concepções, construções e desconstruções das representações e relações de gênero de estudantes do Ensino Fundamental.
MÉTODOS:
A investigação foi pautada numa concepção de educação como práxis transformadora e crítica (Freire, 1994) e de pesquisa como a que “alimenta a atividade de ensino e a atualiza frente a realidade do mundo” (MYNAYO, 2007, p. 16). Com efeito, se pautou também nas orientações de uma abordagem etnometodológica, a qual concebe um modo de entendimento do significado da vida cotidiana em processos de construção social da realidade (MYNAYO, 2007). Os sujeitos da pesquisa foram os/as alunos/as do nono ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Geraldo da Silva Pinto do município de Solânea-PB, selecionados de forma intencional para investigar as concepções acerca de gênero e suas relações ao mesmo tempo que orientou reflexões sobre diversidade e equidade de gênero. Os dados coletados para a efetivação desse estudo se deram por meio de instrumentos como observações sistemáticas e participativas e questionamentos a partir da técnica de grupo focal, visando identificar os processos de produção e apropriação do saber a partir de interações entre os sujeitos da pesquisa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As análises qualitativas dos dados coletados possibilitaram perceber que os estereótipos que a mídia apresenta influenciam muito nos comportamentos e formam consciências e condutas androcêntricas, moldando o ser homem e o ser mulher e suas relações com o saber, o sentir e o agir, nas relações cotidianas, na família e no trabalho. Outros dados coletados remetem a formação cultural sobre mulheres, masculinidades e direitos humanos que desembocam em questões sobre violência, desrespeito e intolerância. Tal percepção remete a consciência da enorme necessidade de formação nas temáticas que envolvem equidade de gênero uma vez que a escola se apresenta como ambiente adequado para refletir, analisar e reaprender temáticas que envolvem a cultura, o gênero, a diversidade e a violência.
CONCLUSÕES:
Os resultados desta pesquisa constataram que há ausência de abordagem sobre gênero com os/as adolescentes na escola e que as imagens (fixas e em movimento) acabam incidindo numa pedagogia visual que educa as formas com que estes jovens se percebem e como eles representam tais temáticas. Portanto, é preciso contribuir para que estes/as estudantes desenvolvessem uma postura crítica sobre o que a sociedade impõe e sobre o que a mídia nos transmite e que muitas vezes acaba influenciando em atitudes e comportamentos, constituindo o que somos e o que pensamos a respeito de nós mesmos e das outras pessoas, moldando nossos sentimentos e relacionamentos entre familiares, amigos/as e a comunidade em que vivemos. A partir destas constatações fomos motivadas a elaborar um projeto de pesquisa-ação cujo objetivo principal será favorecer aos estudantes da Estadual de Ensino Fundamental Padre Geraldo da Silva Pinto ocasiões de formação cidadã com indagações sobre gênero e suas conexões com os direitos humanos, cultura, diversidade e equidade. O referido projeto já se encontra em análise pela Coordenação de Currículos e Programas da Pró-Reitoria de Graduação, Programa de Licenciatura – PROLICEN, para 2013.
Palavras-chave: Cultura e Educação., Equidade., Pedagogia Visual..