65ª Reunião Anual da SBPC |
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental |
Trilha do fogo: construção de um jogo didático para o ensino de reações de combustão |
Júlio César Ribeiro de Oliveira Farias de Aguiar - Depto. Química Fundamental - UFPE Camila Maria Benevides Machado - Depto. Química Fundamental - UFPE Danielle Jerônimo de Freitas - Depto. Química Fundamental - UFPE Eugênio Santana Viana - Depto. Química Fundamental - UFPE Rayssa Suane de Araújo Lima - Depto. Química Fundamental - UFPE Daniela Maria do Amaral Ferraz Navarro - Profa. Dra./Orientadora - Depto. Química Fundamental - UFPE |
INTRODUÇÃO: |
O uso de jogos, como recurso didático para o ensino e aprendizado de forma mais lúdica e prazerosa, tem suas origens desde a época da Grécia antiga. Podemos citar algumas vantagens como: A possibilidade de uma aprendizagem mais rápida de conceitos, maior motivação para o trabalho, melhor socialização em grupo e melhor rendimento dos estudantes. |
OBJETIVO DO TRABALHO: |
O objetivo desse trabalho é construir um jogo didático voltado para o ensino das reações de combustão e seus problemas sociais e ambientais. O jogo criado foi denominado a trilha do fogo, o qual relaciona os conceitos envolvidos nas reações de combustão em suas regras. |
MÉTODOS: |
Foi aplicado um teste sobre reações de combustão para avaliarmos o conhecimento dos alunos obtido através das aulas teóricas. Após isso aplicamos o jogo. Há diferentes subjogos: o jogo da memória, onde os alunos têm que associar os pares de combustíveis, comburentes e produtos da combustão; o jogo de perguntas e respostas, em que os alunos têm de escolher a alternativa correta entre três opções (cartas níveis: fácil, médio, difícil e ninja); e o jogo de pescaria, onde os alunos vão sortear uma carta para pegar o peixe correspondente e cartas curiosidades para os alunos discutirem melhor. Após isso aplicamos um novo teste para avaliarmos o conhecimento dos alunos após a intervenção lúdica. |
RESULTADOS E DISCUSSÃO: |
Os alunos apontaram uma melhora significativa na aprendizagem dos assuntos de reações de combustão. |
CONCLUSÕES: |
Com este jogo se pretendeu tornar a aula de reações de combustão mais lúdica e motivadora. |
Palavras-chave: sequência didática, reações de combustão, obras complementares. |