65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
Trilha do fogo: construção de um jogo didático para o ensino de reações de combustão
Júlio César Ribeiro de Oliveira Farias de Aguiar - Depto. Química Fundamental - UFPE
Camila Maria Benevides Machado - Depto. Química Fundamental - UFPE
Danielle Jerônimo de Freitas - Depto. Química Fundamental - UFPE
Eugênio Santana Viana - Depto. Química Fundamental - UFPE
Rayssa Suane de Araújo Lima - Depto. Química Fundamental - UFPE
Daniela Maria do Amaral Ferraz Navarro - Profa. Dra./Orientadora - Depto. Química Fundamental - UFPE
INTRODUÇÃO:
O uso de jogos, como recurso didático para o ensino e aprendizado de forma mais lúdica e prazerosa, tem suas origens desde a época da Grécia antiga. Podemos citar algumas vantagens como: A possibilidade de uma aprendizagem mais rápida de conceitos, maior motivação para o trabalho, melhor socialização em grupo e melhor rendimento dos estudantes.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo desse trabalho é construir um jogo didático voltado para o ensino das reações de combustão e seus problemas sociais e ambientais. O jogo criado foi denominado a trilha do fogo, o qual relaciona os conceitos envolvidos nas reações de combustão em suas regras.
MÉTODOS:
Foi aplicado um teste sobre reações de combustão para avaliarmos o conhecimento dos alunos obtido através das aulas teóricas. Após isso aplicamos o jogo. Há diferentes subjogos: o jogo da memória, onde os alunos têm que associar os pares de combustíveis, comburentes e produtos da combustão; o jogo de perguntas e respostas, em que os alunos têm de escolher a alternativa correta entre três opções (cartas níveis: fácil, médio, difícil e ninja); e o jogo de pescaria, onde os alunos vão sortear uma carta para pegar o peixe correspondente e cartas curiosidades para os alunos discutirem melhor. Após isso aplicamos um novo teste para avaliarmos o conhecimento dos alunos após a intervenção lúdica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os alunos apontaram uma melhora significativa na aprendizagem dos assuntos de reações de combustão.
CONCLUSÕES:
Com este jogo se pretendeu tornar a aula de reações de combustão mais lúdica e motivadora.
Palavras-chave: sequência didática, reações de combustão, obras complementares.