65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
O TRATO COM O CONHECIMENTO DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DE TEORIAS CRÍTICAS
Camila Luiz de Lyra - Depto. de Educação Física - UFRPE
Lucélia Cíntia Cardoso Feliciano - Depto. de Educação Física - UFRPE
Rachel Costa de Azevedo Mello - Prof. Ms./ Orientadora - Depto. de Educação - UFRPE
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho é fruto de uma proposta de formação para os bolsistas de Educação Física do Programa Institucional de Bolsas de iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
A proposta se caracterizava na construção de uma sequência didática contendo três planos de aula a partir de uma revisão bibliográfica que fundamentaria essa sequência. Para tanto, foram formados grupos de estudos acerca dos temas da cultura corporal que, segundo o COLETIVO DE AUTORES (1992), é uma área do conhecimento que tematiza atividades expressivas corporais produzidas socialmente e acumuladas historicamente pela humanidade e que necessitam ser transmitidas na escola através da Educação Física. Entre os temas que constituem a cultura corporal estão o jogo, a dança, a ginástica, as lutas e os esportes, que foram explorados na ocasião da formação citada. Sendo assim, este trabalho tematiza a dança entendo-a enquanto expressão representativa e linguagem social que transmite diversos aspectos da vida do homem (COLETIVO DE AUTORES, 1992). Considera-se, portanto, a dança como um importante conhecimento a ser tratado nas aulas de Educação Física porque permite o (re) conhecimento e valorização de diferentes culturas, possibilitando uma reflexão sobre as mesmas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo principal deste trabalho é a construção de uma sequência didática sobre o conteúdo dança nas aulas de Educação Física a partir da perspectiva crítico-superadora (COLETIVO DE AUTORES, 1992). Desta forma, busca-se ampliar o conhecimento acerca do trato desta temática nas aulas e apontar subsídios para que este trato aconteça em consonância com a realidade dos alunos.
MÉTODOS:
Em consonância com a proposta pedagógica do Projeto do PIBID Educação Física da UFRPE, este estudo baseou-se na fundamentação teórica da pedagogia histórico-crítica e no método da prática social para a construção da sequência didática de dança. Optou-se também pela abordagem crítico-superadora da Educação Física por entender a cultura corporal como área do conhecimento a ser tematizada nas aulas de Educação Física.
Para a realização deste trabalho foram formados grupos de estudos sobre os temas da cultura corporal. Estes grupos foram divididos de acordo com o tema do projeto de cada bolsista, tendo este o tema dança. Após isso, realizou-se um levantamento bibliográfico acerca da dança no âmbito escolar, de acordo com a abordagem metodológica escolhida. A partir do estudo e reflexão da literatura levantada, foi elaborada uma sequência didática contendo três planos de aula. Posteriormente, a construção foi socializada no momento da formação de área do PIBID - Educação Física/UFRPE e vivenciou-se um dos planos contidos na sequência com todos os bolsistas e professores envolvidos no Programa. Ao final da atividade foram feitas considerações e reflexões acerca do trabalho realizado buscando avaliar e avançar do ponto do conhecimento do tema e prática pedagógica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De acordo com a literatura consultada, foram levantadas algumas questões para o trato com conteúdo dança nas aulas de Educação Física. De acordo com um estudo realizado por Brasileiro (2003), a dança é um conteúdo ausente na Educação Física escolar e alguns professores alegam como uns dos motivos desta ausência, a resistência por parte dos meninos em vivenciar a dança. Marques (2003) também aponta a necessidade de tratar pedagogicamente a dança contextualizando com seus aspectos históricos.
Para a construção da sequência didática levou-se em consideração todas as questões levantadas a partir da revisão bibliográfica, buscando-se tratar estas questões nas aulas. Optou-se por tratar especificamente o forró, relacionando a prática com o contexto histórico e do local em que está inserido na sua origem. O trato com a temática deve ser realizado de maneira a priorizar movimentos expressivos livres. Também se procurou refletir sobre questões de gênero na dança, tendo em vista que esta é uma dificuldade citada pelos professores. Desta forma, esta sequência possibilitou a ampliação do conhecimento dos alunos acerca do conteúdo dança, partindo do conhecimento prévio dos mesmos e da reflexão sobre os sentidos e significados que esta atividade de expressão carrega junto com a sua história.
CONCLUSÕES:
Foram identificadas no decorrer da pesquisa algumas dificuldades no trato com a dança nas aulas de Educação Física. Porém, estas dificuldades podem e devem ser superadas. A partir de uma perspectiva crítica da Educação Física, como a abordagem crítico-superadora, é possível tratar pedagogicamente da dança na escola valorizando e refletindo sobre a cultura que ela está inserida e o contexto histórico e social que a cerca. Além disso, proporciona uma abordagem contextualizada da realidade dos alunos, respeitando a individualidade de cada um, sem, contanto, privá-los da aprendizagem da técnica que envolve esta prática.
Segundo Marques (2003, p.23), “a escola teria, assim, o papel não de produzir, mas de instrumentalizar e de construir conhecimento em/através da dança com seus alunos (as), pois ela é forma de conhecimento, elemento essencial para a formação do ser social”. Conclui-se, portanto, que a dança, apesar das dificuldades que a permeiam no âmbito escolar, ao ser tratada a partir de uma metodologia crítica, é um conhecimento que possibilita aos alunos, não só o conhecimento de diversas culturas, mas o (re) conhecimento de si mesmos na sua própria cultura, aproximando-os e fazendo-os refletir e atuar sobre sua própria realidade.
Palavras-chave: Escola, Cultura Corporal, Prática Pedagógica.