65ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática |
REFLEXÕES ACERCA DE ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DE UM MINICURSO SOBRE FRAÇÕES DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DO PIBID POR ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIR RO. |
Joicelene Batista da Silva - Bolsista PIBID / Depto. de Matemática e Estatística – UNIR Larissa Medeiros Lima - Bolsista PIBID / Depto. de Matemática e Estatística – UNIR Renato Paulo de Oliveira - Bolsista PIBID / Depto. de Matemática e Estatística – UNIR Emerson da Silva Ribeiro - Prof.Ms/Coordenador PIBID/Orientador – Depto. de Matemática e Estatística – UNIR Marlos Gomes de Albuquerque - Prof.Ms/Coordenador PIBID/Orientador – Depto. de Matemática e Estatística – UNIR |
INTRODUÇÃO: |
O contexto escolar tem exigido professores cada vez mais qualificados e competentes para atuar na educação de forma diferenciada, relevando seus conhecimentos para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem. Por pensar nesta necessidade decidimos conhecer enquanto futuros educadores o máximo possível como este processo ocorre, aprofundando nosso conhecimento teórico e vivenciando a prática no ambiente escolar. Neste sentido optamos por ministrar um minicurso de frações para os alunos do nono ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aluízio Ferreira, sendo uma oportunidade de trabalhar com eles nos colocando no papel de professor e ao mesmo tempo nos permitindo conhecer as dificuldades de aprendizagem. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), vem para contribuir na elevação da qualidade da formação docente, atrelando ensino com a pesquisa na formação inicial de professores, colocando os bolsistas mais próximos da realidade escolar podendo eles antes mesmo do estagio, estar vivenciando o âmbito escolar cooperando assim para sua qualificação. |
OBJETIVO DO TRABALHO: |
Refletir sobre algumas contribuições concernentes às experiências que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em específico as obtidas através de um minicurso de frações ministrado aos alunos do nono ano na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aluízio Ferreira. |
MÉTODOS: |
Para a obtenção dos resultados elaboramos um minicurso sobre frações com duração de vinte horas, ministrados em oito encontros de duas horas e meia, aplicados a 21 alunos do nono ano da escola Aluízio Ferreira do município de Ji-Paraná-Rondônia. Vale ressaltar, que durante toda atividade observamos a participação dos alunos enquanto ministrávamos nossas aulas, levando em consideração suas opiniões a respeito da metodologia utilizada e principalmente uma avaliação feita pelos alunos através de um questionário com questões abertas sobre todo o trabalho desenvolvido. |
RESULTADOS E DISCUSSÃO: |
A partir da análise dos questionários que foram aplicados aos alunos percebemos uma uniformidade em suas respostas, muitos deles relataram que nossas aulas foram muito bem elaboradas e se sentiram a vontade para que pudessem questionar e dar suas opiniões a respeito do conteúdo abordado. Sendo assim percebemos como é de suma importância o planejamento nas aulas do professor onde segundo PILLETI, (2001,p.73) “é a sistematização de todas as atividades que se desenvolvem no período de tempo em que o professor e o aluno interagem, numa dinâmica de ensino-aprendizagem”. Assim este surge como um instrumento direcionador para que o docente alcance os objetivos de cada aula, uma vez que é impossível atingi-los com atividades improvisadas. Outro fator muito importante para que haja o aprendizado é a relação entre professor e aluno, pois o aprendiz quando se sente a vontade dentro da sala de aula melhora a assimilação dos conteúdos tornando a aprendizagem mais fácil e prazerosa. Cabe ao professor proporcionar esse bem estar, relacionando-se com eles de forma dinâmica e clara utilizando uma linguagem capaz alcançá-los. |
CONCLUSÕES: |
Percebe-se a grande importância de inserir o acadêmico no ambiente educacional durante sua formação, pois o convívio entre alunos e futuros professores faz com que esses partilhem suas experiências e dificuldades fazendo com que haja um processo mutuo de aprendizado. Os projetos de iniciação a docência proporcionam esse ganho aos bolsistas que dele participam. Tivemos a oportunidade de conhecer a importância do planejamento e da relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem desenvolvendo a linguagem adequada antes mesmo de estar atuando em sala de aula. Uma vez que o minicurso foi significativo para aproximar a teoria da prática, visto que as ações desenvolvidas muito se aproximam com o real papel do educador. Foi um privilégio termos estas experiências antes mesmo do estágio, pois permitiu conhecermos os alunos, relacionar as didáticas coerentes e elaborar estratégias, além do prazer de visualizarmos que os alunos tiveram êxito na aprendizagem. |
Palavras-chave: Formação docente, Iniciação a docência, Planejamento. |