65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
REFLEXÕES ACERCA DE ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DE UM MINICURSO SOBRE FRAÇÕES DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DO PIBID POR ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIR RO.
Joicelene Batista da Silva - Bolsista PIBID / Depto. de Matemática e Estatística – UNIR
Larissa Medeiros Lima - Bolsista PIBID / Depto. de Matemática e Estatística – UNIR
Renato Paulo de Oliveira - Bolsista PIBID / Depto. de Matemática e Estatística – UNIR
Emerson da Silva Ribeiro - Prof.Ms/Coordenador PIBID/Orientador – Depto. de Matemática e Estatística – UNIR
Marlos Gomes de Albuquerque - Prof.Ms/Coordenador PIBID/Orientador – Depto. de Matemática e Estatística – UNIR
INTRODUÇÃO:
O contexto escolar tem exigido professores cada vez mais qualificados e competentes para atuar na educação de forma diferenciada, relevando seus conhecimentos para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem. Por pensar nesta necessidade decidimos conhecer enquanto futuros educadores o máximo possível como este processo ocorre, aprofundando nosso conhecimento teórico e vivenciando a prática no ambiente escolar. Neste sentido optamos por ministrar um minicurso de frações para os alunos do nono ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aluízio Ferreira, sendo uma oportunidade de trabalhar com eles nos colocando no papel de professor e ao mesmo tempo nos permitindo conhecer as dificuldades de aprendizagem. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), vem para contribuir na elevação da qualidade da formação docente, atrelando ensino com a pesquisa na formação inicial de professores, colocando os bolsistas mais próximos da realidade escolar podendo eles antes mesmo do estagio, estar vivenciando o âmbito escolar cooperando assim para sua qualificação.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Refletir sobre algumas contribuições concernentes às experiências que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em específico as obtidas através de um minicurso de frações ministrado aos alunos do nono ano na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aluízio Ferreira.
MÉTODOS:
Para a obtenção dos resultados elaboramos um minicurso sobre frações com duração de vinte horas, ministrados em oito encontros de duas horas e meia, aplicados a 21 alunos do nono ano da escola Aluízio Ferreira do município de Ji-Paraná-Rondônia.
Vale ressaltar, que durante toda atividade observamos a participação dos alunos enquanto ministrávamos nossas aulas, levando em consideração suas opiniões a respeito da metodologia utilizada e principalmente uma avaliação feita pelos alunos através de um questionário com questões abertas sobre todo o trabalho desenvolvido.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A partir da análise dos questionários que foram aplicados aos alunos percebemos uma uniformidade em suas respostas, muitos deles relataram que nossas aulas foram muito bem elaboradas e se sentiram a vontade para que pudessem questionar e dar suas opiniões a respeito do conteúdo abordado.
Sendo assim percebemos como é de suma importância o planejamento nas aulas do professor onde segundo PILLETI, (2001,p.73) “é a sistematização de todas as atividades que se desenvolvem no período de tempo em que o professor e o aluno interagem, numa dinâmica de ensino-aprendizagem”. Assim este surge como um instrumento direcionador para que o docente alcance os objetivos de cada aula, uma vez que é impossível atingi-los com atividades improvisadas.
Outro fator muito importante para que haja o aprendizado é a relação entre professor e aluno, pois o aprendiz quando se sente a vontade dentro da sala de aula melhora a assimilação dos conteúdos tornando a aprendizagem mais fácil e prazerosa. Cabe ao professor proporcionar esse bem estar, relacionando-se com eles de forma dinâmica e clara utilizando uma linguagem capaz alcançá-los.
CONCLUSÕES:
Percebe-se a grande importância de inserir o acadêmico no ambiente educacional durante sua formação, pois o convívio entre alunos e futuros professores faz com que esses partilhem suas experiências e dificuldades fazendo com que haja um processo mutuo de aprendizado. Os projetos de iniciação a docência proporcionam esse ganho aos bolsistas que dele participam. Tivemos a oportunidade de conhecer a importância do planejamento e da relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem desenvolvendo a linguagem adequada antes mesmo de estar atuando em sala de aula. Uma vez que o minicurso foi significativo para aproximar a teoria da prática, visto que as ações desenvolvidas muito se aproximam com o real papel do educador. Foi um privilégio termos estas experiências antes mesmo do estágio, pois permitiu conhecermos os alunos, relacionar as didáticas coerentes e elaborar estratégias, além do prazer de visualizarmos que os alunos tiveram êxito na aprendizagem.
Palavras-chave: Formação docente, Iniciação a docência, Planejamento.