65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
A PESQUISA COMO POSSIBILIDADE DE DINAMIZAR O ENSINO DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID/UEPB
Zenis Bezerra Freire - Graduanda do Curso de Licenciatura em Geografia – UEPB
Luiz Arthur Pereira Saraiva - Programa de Pós- Graduação em Geografia – UFPE
Josandra Araujo de Melo Barreto - Profª Drª./ Orientadora - Departamento de Geografia - UEPB
INTRODUÇÃO:
A partir das reflexões relacionadas às práticas pedagógicas em sala de aula, diversas são as questões que merecem relevância se fazendo necessário, no momento, pensar a respeito das metodologias utilizadas. Identifica-se a partir de considerações feitas pelos alunos quanto às metodologias de ensino, a possibilidade de propor aulas mais dinâmicas, onde teoria e prática caminhem juntas, na construção de um conhecimento significativo, em que os alunos possam produzir, através da pesquisa, matérias que fomentem as discussões em sala de aula A partir dessa compreensão, este trabalho procurará discutir meios que possibilitem a construção de aulas de geografia relevantes, que proporcionem autonomia da pesquisa aos alunos, além de estimulá-los a produzir conhecimento. Para fomentar tais discussões a revisão da literatura desta pesquisa baseia-se nas discussões elencadas por, Pedro Demo, Marlene Macário de Oliveira, Lana de Souza Cavalcanti, Tomaz Tadeu da Silva, Elsa Passini, Selma Pimenta, e Rubem Alves.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivo geral: Discutir o potencial da pesquisa na construção do conhecimento geográfico a partir da sala de aula. Objetivos específicos: Analisar, com base na literatura, algumas das possíveis problemáticas do ensino de geografia na escola; Propor possibilidades para dinamizar as aulas de geografia, a partir da efetivação da pesquisa pelos educandos
MÉTODOS:
O método utilizado para compor tal pesquisa, se baseou no materialismo histórico dialético, tendo a metodologia utilizada no presente trabalho, construída a partir de revisão bibliográfica, além da utilização de questionários diagnósticos que foram aplicados em uma turma do 3º ano Médio, da Escola Hortênsio de Sousa Ribeiro (Premem), na cidade de Campina Grande, PB. Foram aplicados 35 questionários, objetivando ter uma compreensão da percepção dos alunos acerca do processo de ensino-aprendizagem de Geografia na escola. A partir de tais elementos, foi elaborado pelos bolsistas do PIBID, junto ao professor supervisor, um projeto de intervenção/colaboração que envolveu mais profundamente os educandos, baseado na articulação entre teoria e prática, fazendo uso da pesquisa e baseado na articulação entre as diversas escalas geográficas. Inicialmente, a turma foi dividida em grupos de cinco alunos que, a partir da temática central escolhida (violência), desdobraram o tema em várias temáticas, produzindo materiais de comunicação, tais como jornais impressos e materiais audiovisuais, que foram utilizados para discussão em sala de aula. O processo de construção dos materiais foi executado com o auxilio dos bolsistas PIBID/UEPB/Sub-projeto de Geografia e do professor supervisor.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Pode-se perceber a participação dos alunos nas discussões e envolvimento nas atividades provenientes da execução do projeto de intervenção/colaboração. Foi possível verificar maior dinamicidade das aulas, pois a partir da pesquisa os alunos passaram a construir um conhecimento que foi utilizado em sala de aula, proporcionando assim aulas mais envolventes, articulando a teoria obtida na pesquisa à prática de discussão e produção de um conhecimento significativo para os educandos. Neste sentido, o professor aparece como um facilitador do conhecimento e orientador do mesmo, tornando o processo de ensino- aprendizagem uma relação onde alunos e professores juntos conseguem produzir conhecimento. Tais resultados foram possíveis a partir das dinâmicas propostas por (Demo, 2006) que incitam o processo de aprendizagem delineado pela pesquisa, tornando o conhecimento significativo para aqueles que o produzem. Também em (Alves, 2004) esta proposta é reforçada quando aponta o professor como um facilitador do conhecimento, um instrumento que direciona o saber, possibilitando aos alunos a construção de um pensamento mais autônomo e capaz de construir a aprendizagem através de seu cotidiano como propõe (Cavalcanti, 1998)
CONCLUSÕES:
A partir das lacunas identificadas nos questionários, onde os educandos expuseram suas necessidades no tocante ao ensino de Geografia, foi possível elaborar um projeto de intervenção/colaboração pautado no uso da pesquisa enquanto elemento que proporcionou maior dinamicidade às aulas de geografia e que os alunos pudessem produzir um conhecimento significativo, colocando em pauta nas discussões de sala de aula temáticas relevantes no âmbito do cotidiano escolar, tais como o tema da violência presente em todas as esferas da sociedade, a mesma foi inserida no projeto desenvolvido, visando estimular as discussões voltadas para o contexto social aos quais os educandos fazem parte. Destaca-se, por fim, a importância do professor como facilitador do conhecimento, na medida em que possibilita aos educandos construir um saber significativo, pautado em leituras e acompanhamento da pesquisa elaborada pelos alunos, fazendo com que as aulas de geografia proporcionem maior interesse entre os educandos.
Palavras-chave: Aulas de Geografia, Metodologias no ensino, Construção de conhecimento.