65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
PESQUISA E ENSINO NO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA UFRPE: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES DE ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DO JOGO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Raphael Rosendo da Silva - Depto.de Educação Física - UFRPE
Cilos Fortunato da Silva - Depto.de Educação Física - UFRPE
Erika Suruagy Assis de Figueiredo - Profa. Ms./ Orientadora - Depto.de Educação Física - UFRPE
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho é fruto do coletivo de estudo sobre jogos, formado pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na área de Educação Física, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). De acordo com Benjamin (1984) e Carllois (1990), o jogo se configura enquanto manifestação sociocultural, transmitindo padrões de comportamento, como também, de representação da realidade através das inúmeras possibilidades que o jogo apresenta. A abordagem crítico-superadora da Educação Física, proposta pelo Coletivo de Autores (1992), e as Orientações Teórico-metodológicas de Pernambuco (2008), ao considerarem como conteúdos da Educação Física, jogo, esporte, dança, ginástica e lutas, defendem o trato com o conhecimento do jogo como um conteúdo específico da área, e não como recurso didático para a aquisição de objetivos variados. A partir da nossa atuação nas escolas, observamos que na prática de jogos, em especial o queimado, aparecem conflitos associados a relações de gênero e à individualidade biológica. Esses conflitos merecem uma atenção especial por parte dos professores, intervindo pedagogicamente para minimizá-los ou solucioná-los. E a Educação Física escolar, por meio do queimado, pode abordar essas questões buscando a superação desses conflitos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Elaborar uma sequência didática com o conteúdo queimado, a partir da pesquisa bibliográfica sobre a literatura específica, tratando pedagogicamente dos conflitos relacionados a relações de gênero e à individualidade biológica numa perspectiva crítico-superadora da Educação Física.
MÉTODOS:
Tendo como base o Subprojeto PIBID/UFRPE - Educação Física, fundamentamo-nos nas teorias Crítico-superadora (Coletivo de Autores, 1992) e Pedagogia Histórico-crítica (Saviani, 2008) para a construção da sequência didática. Atendendo à proposta de formação de área do PIBID/Educação Física do semestre 2013.1, os bolsistas se subdividiram em coletivos de estudos a partir dos conteúdos da Educação Física escolar: dança, jogos, lutas, esporte e ginástica. Tendo este coletivo o tema jogos. O grupo realizou uma pesquisa bibliográfica acerca de temas como jogo, escola, Educação Física escolar, jogos populares e relações de gênero. A partir do estudo e reflexão sobre a literatura trabalhada, elaboramos uma sequência didática composta por três aulas, tendo como conteúdo a ser trabalhado, o queimado. Durante a formação de área do PIBID/Educação Física, 2013.1, apresentamos a sequência e vivenciamos uma das aulas programadas. Por fim, houve momentos de avaliação e encaminhamentos buscando orientar a prática pedagógica e avançar qualitativamente o conteúdo da proposta apresentada.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao pesquisar sobre o jogo na literatura específica, constatou-se a importância do jogo na vida social humana, enquanto mediador da realidade com o imaginário social, e do jogo como um conhecimento relevante a ser tratado como tema específico da Educação Física escolar sob uma perspectiva crítica. A pesquisa subsidiou a construção de uma sequência didática sobre o jogo “queimado”, tratando de conflitos relacionados a relações de gênero e diferenças anatomofisiológicas. A sequência é composta por três aulas. Na primeira os alunos praticarão o queimado tal qual o conhece fora da escola. Identificaremos, então, os produtores de diferenças manifestados. Na segunda discutiremos, a partir de materiais trazidos por eles, questões sobre relações de gênero e de individualidade biológica. Por fim, na terceira aula, iremos propor que os alunos construam um queimado que supere/minimize os conflitos detectados no jogo. Dessa forma, a sequência possibilita uma ampliação do nível de conhecimento dos alunos em relação ao jogo de queimado, enquanto manifestação da cultura corporal humana que carrega as estruturas sociais dos sujeitos que o praticam. Procura-se, então, superar a prática conflituosa manifestada neste jogo, (re) construindo-o de uma forma mais inclusiva e minimizadora de diferenças.
CONCLUSÕES:
Apesar de muitos acreditaram na falência do sistema escolar formal enquanto espaço de formação humana, voltada à formação de sujeitos críticos que possam cada vez mais, (re) construir a sociedade entorno de uma democratização dos bens sociais produzidos pelo homem e de uma estrutura social mais justa, nós, diante deste trabalho, nos apresentamos enquanto militantes culturais em formação que acredita na escola enquanto espaço de formação humana que deve ser apoderada por professores filhos da classe trabalhadora, que diante das injustiças, procurará formar um novo homem para uma nova sociedade. Nesse sentido, atuamos em prol da materialização de uma Educação Física crítica e transformadora, e consequentemente, de uma escola formadora de sujeitos críticos, reflexivos, questionadores, conscientes e atuantes, permitindo compreender-se enquanto sujeito histórico, capaz de interferir nos rumos sociedade.
Palavras-chave: Escola, Prática pedagógica, Cultura corporal.