65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica
Percepção Ambiental dos frequentadores de um ambiente lacustre situado em área urbana, Fortaleza/ Ce.
Dafne Torelly Pereira - Universidade Federal do Ceará - UFC
Francisco Sylvânio Ferreira da Silva - Universidade Federal do Ceará - UFC
Juliana Barbosa do Nascimento - Universidade Federal do Ceará - UFC
INTRODUÇÃO:
Nos centros urbanos a presença de áreas de lazer é essencial para a sociedade no que concerne à realização de suas atividades recreatórias, além de proporcionar um desenvolvimento da consciência ambiental, devido a relação contígua com o meio ambiente. Nessas áreas encontramos diversos aspectos e problemáticas, que são facilmente reconhecidas por aqueles que as frequentam. Logo, a percepção ambiental dos indivíduos é fundamental para análises acerca desses locais. Segundo Faggionato 2003, é por meio da percepção ambiental em que há uma melhor compreensão das inter-relações entre o homem e o ambiente, suas expectativas, satisfações e insatisfações, julgamentos e condutas.
Dessa forma foi desenvolvido o estudo para avaliar a percepção dos indivíduos que frequentam o Lago Jacarey e adjacências, localizado no bairro Cidade dos Funcionários, Fortaleza, Ceará. O lago estando circundado por uma praça, cuja frequência de visitas destaca esse ambiente no bairro, onde são realizadas caminhadas, atividades esportivas e ainda conta com serviços alimentícios, equipamentos voltados para o público infantil e a presença de condomínios e apartamentos que afetam direta ou indiretamente o ambiente lacustre, são aspectos que justificam a escolha do local para o estudo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Os objetivos do presente estudo são analisar, discutir e explicitar o perfil dos frequentadores do local, sintetizando os principais aspectos que destacam a importância e a necessidade da percepção ambiental no Lago Jacarey e adjacências, a fim de promover a preservação desse espaço que por sua vez proporciona uma melhor qualidade de vida para aqueles que o utilizam.
MÉTODOS:
O lago Jacarey é um corpo hídrico afluente ao rio Cocó situado na cidade de Fortaleza-CE. Localizado em um ambiente urbano, esse ecossistema possui atrativos naturais que despertam o interesse de moradores locais, visitantes e comerciantes, sendo este ambiente utilizado para atividades de lazer, recreação e geração de renda. Há infraestrutura necessária para realização de tais atividades no lago, como, por exemplo, bancos de praça, parque recreativo para crianças, lixeiras, telefones públicos, sendo de fácil acesso e boa localização. Para coleta de dados do local realizaram-se atividades de campo, identificando por meio de registro fotográfico os pontos de poluição e a infraestrutura para usuários. Foram realizadas entrevistas com os frequentadores utilizando questionários semiestruturados. Houve a aplicação de 60 questionários a fim de obter informações socioeconômicas dos frequentadores do lago para explicitar a percepção que estes possuem em relação ao ambiente. Utilizou-se estatística descritiva para análise dos dados e posterior discussão dos resultados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados obtidos revelam que 60% dos entrevistados frequentam o lago semanalmente, sendo 55% dos frequentadores do sexo feminino e casadas (58,3%). A idade média obtida foi de 44 anos e renda média familiar de R$ 2289 reais. Quanto ao nível de instrução 36,7% dos entrevistados possui ensino superior completo, tendo como situação ocupacional mais frequente o trabalho formal (43,3%). Em relação à temática ambiental 81,7% dos entrevistados afirmaram possuir interesse sobre o assunto e 61,7% destes consideram os próprios moradores como responsáveis pela poluição por esgotos e lixo lançados no lago. Outros 20% destes, atribuem a responsabilidade à prefeitura municipal pelo descuido com a limpeza e ausência de campanhas de educação ambiental com os usuários. Mesmo com os problemas ambientais, cerca de 58,3% dos entrevistados classificaram as condições do lago como muito boas, evidenciando a importância deste ambiente para os entrevistados. Quanto às condições de infraestrutura 38,3% dos entrevistados consideraram o local seguro, além de possuir equipamentos de lazer com excelentes condições de uso para realização de suas atividades.
CONCLUSÕES:
Diante dos resultados, conclui-se que o lago Jacarey desempenha importante papel na manutenção da qualidade de vida da população de entorno. Contudo, os problemas de poluição existentes necessitam ser sanados para que o ecossistema mantenha suas condições naturais e proporcione bem estar aos seus frequentadores. Na percepção destes, o lago Jacarey apresenta uma importância significativa, pois este ecossistema aquático está inserido em um ambiente urbano, além de gerar benefícios ambientais aos usuários, proporciona um ambiente de lazer e recreação, contribuindo também com a economia local.
Palavras-chave: Lago Jacarey, Qualidade de vida, Poluição.