65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas
Avaliação dos processos de aprendizagem organizacional (AO) em uma empresa de ensino técnico do Rio Grande do Norte
Camilla Noemea Pimenta de Freitas - Depto. de Ciências Sociais - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
Igo Joventino Dantas Diniz - Depto.de Ciências Sociais - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
Rannah Munay Dantas da Silveira - Depto.de Ciências Sociais - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
Ana Carla Cavalcante Montenegro - Depto.de Ciências Sociais - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
Leonardo Ramalho Medeiros - Depto.de Ciências Sociais - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
Ana Maria Magalhães Correia - Prof. Msc. Sc/Orientadora - Depto.de Ciências Sociais - UFERSA
INTRODUÇÃO:
A globalização acelerou a velocidade dos eventos no cenário mundial, o que exige das empresas a capacidade de mudar rapidamente para manterem-se competitivas. Diante desta conjuntura, os processos de aprendizagem tornam-se cada vez mais relevantes. Nesse sentido, Prange (2001) e Amorim e Fisher (2009), afirmam que a aprendizagem organizacional (AO) é o meio pelo qual as mudanças acontecem, assim, esta auxilia na ampliação da capacidade de perceber a configuração do mercado e então promover mudanças. Com as constantes alterações de configuração do mercado global, torna-se cada vez mais difícil prever o comportamento do ambiente externo, entretanto, os estudos sobre AO surgiram como propostas para minimizar os impactos dos fatores anteriormente mencionados (PRANGE, 2001). Assim, a aprendizagem é compreendida como uma forma das empresas ampliarem a sua competitividade, solidificando vantagem competitiva sustentável, ao investirem, no aprendizado de seus funcionários, por meio da disseminação contínua de conhecimento (CEZAR, 2006).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar os processos de aprendizagem organizacional em uma empresa de ensino técnico do Rio Grande do Norte (RN).
MÉTODOS:
A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição de ensino técnico de âmbito nacional cuja unidade se localiza no Rio Grande do Norte. Os sujeitos investigados são uma amostra de 20% dos 54 funcionários, o que corresponde a 15 funcionários distribuídos em todos os setores organizacionais. A amostragem utilizada foi a não probabilística definida de forma intencional, levando em consideração o critério de acessibilidade. Este é um estudo de caso o qual, de acordo com Yin (2001) é habitualmente utilizado quando o foco da pesquisa busca compreender fenômenos atuais em um contexto, assim, conservam-se os atributos holísticos. Ao que diz respeito à forma de abordar o problema e a sua estrutura o estudo classifica-se como quantitativo, que segundo Silva e Menezes (2005), é a demonstração em números das informações extraídas do campo, usando técnicas estatísticas. Já em relação ao objetivo se enquadra como um estudo exploratório por que busca uma análise dos processos de aprendizagem organizacional e descritivo, pois apresenta a descrição dos processos de aprendizagem na empresa estudada. Como instrumento de pesquisa utilizou-se a observação e o questionário analisado pela escala Likert.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A pesquisa teve como objetivo principal avaliar os processos de aprendizagem organizacional em uma empresa de ensino técnico do RN, a analise dos dados apontam que a organização estudada tem como processos de AO: cursos de aperfeiçoamento profissional, palestras, treinamentos e reuniões, os quais tem o objetivo de resolver problemas e fornecer feedback. Nota-se que esses meios de desenvolvimento do profissional são fundamentais para a disseminação de conhecimento na organização, assim como para o desenvolvimento da AO. Isso remete o discurso de Bastos, Gondim e Loiola (2004) sobre o tema. Eles explicam que as transferências de conhecimentos fazem transpor a aprendizagem do nível individual para o grupal e posteriormente o organizacional, possibilitando o surgimento de inovações. Nesse sentido, a AO é um elemento fundamental para o desenvolvimento da empresa, pois os conhecimentos adquiridos melhoram os processos de trabalho, ou seja, a empresa aprende. Assim, os funcionários podem aplicar o conhecimento adquirido nos programas de capacitação na prática do trabalho. A organização busca o desenvolvimento dos seus colaboradores, incentiva à inovação, como também a participação dos mesmos na resolução de problemas e comunica aos funcionários os resultados do seu trabalho.
CONCLUSÕES:
A análise dos dados permitiu constatar que os processos de aprendizagem organizacional são desenvolvidos por meio de programas de desenvolvimento do profissional, os quais são palestras, treinamentos, cursos, como também por meio da prática de trabalho. Os resultados apontaram que os funcionários da empresa participam de programas de desenvolvimento profissional, que são relacionados às atividades que os mesmos desempenham e eles têm conhecimento do propósito da empresa quando são escolhidos para participar de capacitações. Os processos de aprendizagem da empresa permite que o conhecimento seja transmitido do indivíduo para os grupos e destes para a organização, internalizando-se os conhecimentos na memória organizacional, mas tais processos podem ser melhorados para o desenvolvimento da aprendizagem a nível organizacional, o que pode acontecer por meio da disseminação e estabilização da cultura de aprendizagem. Portanto, na empresa estudada há processos de aprendizagem organizacional, contudo estes precisam ser melhorados para permitir maior agilidade e qualidade da aprendizagem.
Palavras-chave: Aprendizagem organizacional, Conhecimento, Processos de aprendizagem.