65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
DESENVOLVIMENTO INICIAL DE NONI (Morinda citrifolia L.) EM CINCO SUBSTRATOS DIFERENTES.
Kerolém Prícila Sousa Cardoso - Discentes do Curso de Agronomia - Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Thays Syntya Antunes da Costa - Discentes do Curso de Agronomia - Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Adria Oliveira Azevedo - Discentes do Curso de Agronomia - Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Wylker Cruz de Castro - Discentes do Curso de Agronomia - Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Andredy Murilo Trindade Amorim - Discentes do Curso de Agronomia - Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Jessivaldo Rodrigues Galvão - Dr./Orientador - Inst.de Ciências Agrárias (ICA)/UFRA
INTRODUÇÃO:
O noni (Morinda citrifolia L.) é uma espécie originária do sudeste da Ásia, pertencente à família Rubiaceae. Devido sua importância social e econômica e utilidade para fins medicinais, sua expansão para outros continentes foi crescente. Atualmente ela é encontrada em várias partes do mundo. É uma espécie que se adapta bem nas regiões costeiras, desde o nível do mar até 400 m de altitude. Após ter iniciado a fase de produção de frutos ela se torna constante, produz o ano inteiro. Todas as partes da planta são utilizadas e cada uma possui usos e propriedades medicinais diferentes, sendo mais utilizado o fruto. No Brasil, o cultivo de noni é recente, os relatos sobre a cultura ainda são escassos. Pouco se sabe sobre a interferência de substratos no desenvolvimento da planta, sendo a escolha do substrato de função primordial, pois promove suporte às plantas nele cultivadas, além de regular a disponibilidade de nutrientes e de água (Fonteno, 1996).
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo foi avaliar o desenvolvimento inicial das plantas de noni em cinco diferentes formulações de substratos.
MÉTODOS:
O experimento foi conduzido na Universidade Federal Rural da Amazônia, campus Belém-PA, no período de 25/01 à 19/03/2013. Foram utilizadas mudas de noni com média de 9 cm de altura, 45 dias após a germinação, cultivadas inicialmente em sementeira. Posteriormente foi realizado o transplantio para sacos de polietileno e acondicionadas ambiente natural. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com 5 tatamentos e 5 repetições. Os substratos constaram de: solo; solo + esterco de gado (3:2); solo + cama de aviária (3:1); solo + casca de castanha (3:1); solo + caroço de açaí (3:1). As variáveis analisadas foram: altura da planta (cm), diâmetro do caule (mm), nº de folhas, peso da matéria úmida e seca da parte aérea e da raiz. Durante 45 dias, mensuradas a cada 15 dias, para a determinação da altura e diâmetro da planta, utilizou-se uma trena graduada. Para massa úmida da parte aérea e raiz, o material coletado foi adicionado em sacos de papel e pesados em balança analítica. Para análise da massa seca, foram depositadas em estufa (65ºC) por 72 horas, procedendo à pesagem. As análises foram realizadas pelo programa computacional Sistema para Análise de Variância - SISVAR e os dados submetidos ao teste de comparação de média de Tukey a nível de 5% de significância.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Na primeira medição, o noni apresentou altura média de 8,64 cm, estando no substrato apenas com solo, entretanto, a maior média ao longo das avaliações. foi estimada no substrato com solo + Esterco de gado (3:2) com médias 10,52 cm (2ª medida) e 15,06 cm (3ª medida), cuja diferença não foi significativa ao nível de 5% do teste de Tukey. Os diâmetros não apresentaram diferença expressiva entre os tratamentos, mas mostraram grande desenvoltura ao longo do processo de análise, acompanhado de maneira uniforme o crescimento da planta. As médias do nº de folhas/planta não mostraram diferença significativa entre os tratamentos, porém o substrato com solo + esterco de gado e solo + casca de castanha, obtiveram maiores médias - 11,40 e 13,20, respectivamente – durante as três mensurações. Em relação às características peso da parte aérea e peso da raiz, tanto para a massa úmida quanto para a massa seca o tratamento T2 mostrou melhores resultados diante os demais.
CONCLUSÕES:
O substrato composto de solo + esterco de gado proporcionou maior desenvolvimento da cultura do noni, podendo ser inicialmente o mais recomendado.
Palavras-chave: Rubiaceae, Esterco de gado, Diâmetro do caule.