65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
JOGO DOS GAMETAS: FERRAMENTA DIDÁTICA PARA APRENDIZAGEM DA SEGUNDA LEI DE MENDEL EM ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO, NO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA PIAUÍ
Jaqueline da Silva Santos - Licenciatura em Ciências Biológicas-UFPI/ campus Parnaíba
Marjhory de Sousa Costa - Licenciatura em Ciências Biológicas-UFPI/ campus Parnaíba
Murilenin Albuquerque Lima Castro - Licenciatura em Ciências Biológicas-UFPI/ campus Parnaíba
Socorro de Maria da Silva Santos - Licenciatura em Ciências Biológicas-UFPI/ campus Parnaíba
Jefferson Bruno Pereira Amaral - Licenciatura em Ciências Biológicas-UFPI/ campus Parnaíba
Maria Helena Alves - Profa. Dra/ coordenadora PIBID Parnaíba- Ciências Biológicas- UFPI
INTRODUÇÃO:
Na atualidade ainda é desafio do professor buscar estratégias e soluções adequadas para que seus alunos possam adquirir não somente conhecimentos acerca dos conteúdos administrados, mas também ter desenvoltura e artimanhas para resolver problemas nas situações cotidianas necessárias para seu desempenho. Partindo desta premissa e, na expectativa de reverter os problemas que afligem a área de educação, acreditamos que a acréscimo de novas práticas educativas, dentre as quais se destaca o uso de estratégias de ensino diversificadas, possam auxiliar na superação dos obstáculos. Assim, conhecendo as dificuldades para ministrar os conteúdos de Biologia no ensino médio, buscou-se alternativas para contribuir no processo de ensino e aprendizagem e assim posteriormente, surgiu à ideia de elaborar e confeccionar jogos didáticos para facilitar na compreensão e na motivação dos alunos da rede pública de ensino.
Na rede pública de ensino uma das dificuldades vistas pelos professores é fazer com que os alunos compreendam os assuntos abordados, já que estes acabam vendo apenas a teoria. Assim a confecção e aplicação de jogos com materiais de baixo custo, acabam por trazer maiores benefícios a aprendizagem. O jogo dos gametas uma ferramenta didática que aborda a Segunda Lei de Mendel.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Proporcionar aos alunos do Ensino Médio uma aprendizagem mais dinâmica e significativa, sobre a Segunda Lei de Mendel, relacionando teoria à prática e trazer para o professor uma forma melhor de trabalhar o assunto utilizando materiais de baixo custo.
MÉTODOS:
Essa atividade é voltada para alunos da 3º ano do ensino médio, a aplicação do jogo foi feita logo após a explanação do conteúdo teórico. O jogo consiste em um tabuleiro feito em papel cartão, que é acompanhado de um envelope contendo fichas com cruzamentos, estas foram confeccionadas em cartolina. O tabuleiro por sua vez continha na parte superior a representação dos gametas femininos e na parte lateral esquerda a representação dos gametas masculinos, onde os alunos efetuaram os cruzamentos de acordo com a exigência do tabuleiro (Ex.: AB x ab).
Os alunos foram divididos em quatro grupos, quatro componentes em cada ou seis dependendo do tamanho da turma, para cada grupo foi distribuído um tabuleiro. O desafio foi realizar todas as proporções dos cruzamentos corretamente, pois o grupo vencedor é aquele que termina em menor tempo e tem o maior numero de acertos, mas a proposta deste jogo não é ter um grupo vencedor. Ao final são contados os acertos e erros de todos os grupos para o professor ter conhecimento de como esta o grau de aprendizagem dos alunos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Durante a aplicação do jogo foi facilmente observada grande aquisição e retenção de conhecimentos por parte dos alunos isso pode ser constatado através de exercícios sobre o tema trabalhado, foi possível responder as perguntas sem nenhuma pressão tudo foi feito em clima de alegria e prazer proporcionado pela dinâmica do jogo, este desenvolve além da cognição, ou seja, da construção de representações mentais, afetividade, funções sensório-motoras e a área social ate a própria relação entre os alunos e a percepção das regras.
A participação dos alunos foi bastante significativa, todos os grupos obtiveram êxito. Foi observado que estes tiveram um melhor aproveitamento do conteúdo explicado na teoria. Pois a realização de jogos e dinâmicas é utilizada como ferramenta para melhorar e enriquecer a teoria.
Em sala de aula o professor necessita despertar nos alunos interesse pelo assunto proposto, vindo a ser um desafio procurar recursos que acrescente ao ensino. Então é através de seminários, debates, projetos e principalmente jogos didáticos que os alunos passam a ter uma participação mais efetiva, dinâmica e espontânea. A dinamização do jogo apresentou resultado eficaz ao possibilitar a interação entre os discentes e a teoria e a proporcionar apreensão dos assuntos discutidos.
CONCLUSÕES:
Diante dos resultados obtidos pode-se concluir que este jogo vem a contribuir para a aprendizagem dos alunos, diminuindo o distanciamento entre teoria e prática, dinamizando, desta forma, os conteúdos abordados em sala de aula no decorrer do ano letivo.
Afirmando assim a importância do jogo didático, ou de qualquer outra atividade que dinamize as aulas, atrelando a teoria e a prática. Pois a simples implementação dos jogos didáticos não garante a aprendizagem. Para os jogos atingirem seu real potencial didático como recurso na sala de aula da Educação Básica, especialmente, nas disciplinas das Ciências Naturais, não deve ser apenas “lúdico”, mas também “educativo”.
Palavras-chave: Jogo dos gametas, Segunda Lei de Mendel, Ferramenta didática.