65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
O PAPEL DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO NAS ESCOLAS PARCEIRAS DO PIBID/PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS
Késia Natália Medeiros - Curso de Pedagogia - UNEAL
Jaqueline da Cruz Zacarias - Curso de Pedagogia - UNEAL
Dayane Karlla Porto Araújo - Curso de Pedagogia - UNEAL
Cristina Maria Bezerra de Oliveira - Profa. Ma./Orientadora - Curso de Pedagogia - UNEAL
INTRODUÇÃO:
A relação entre a família e a escola é um tema recorrente, porém sempre presente quando se fala na educação das crianças e adolescentes, no sentido de que contempla o desenvolvimento pleno dos mesmos. A construção da parceria entre as instituições família e escola, implica em colocar-se no lugar do outro, e não apenas na troca de ideias ou favores. No âmbito educacional a importância da família é multiplicada. Interfere em todos os aspectos da vida escolar do educando podendo tanto contribuir para uma evolução acelerada ou inibir completamente o desenvolvimento cognitivo do aluno (CORREIA, 2004). Desta forma podemos dizer que a correlação família/escola é inerente no processo ensino aprendizagem, visto que ambas se completam, e se não houver interação entre as duas instituições não haverá sucesso na qualidade desse processo. A necessidade de abordamos esse assunto nesta pesquisa surgiu durante a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL e a relevância está pautada na crença de que a participação da família na escola contribui de forma positiva para a aprendizagem da criança, apesar de reconhecermos que a aprendizagem escolar depende também de outros fatores.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Esta pesquisa objetiva: analisar o papel da família e da escola na vida escolar dos alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental das escolas parceiras do Pibid/Pedagogia da Universidade Estadual de Alagoas e investigar a importância da relação entre a família e a escola no processo de ensino-aprendizagem das crianças.
MÉTODOS:
Como metodologia utilizamos a pesquisa bibliográfica e de campo, com uma abordagem de natureza qualitativa. O estudo ocorreu em duas escolas públicas de Ensino Fundamental que são parceiras do Pibid do Curso de Pedagogia, onde está sendo desenvolvido o projeto intitulado necessidades formativa de professores dos anos iniciais do ensino fundamental da Universidade Estadual de Alagoas. Participaram desse trabalho dez alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental, dez pais e duas professoras das escolas parceiras. A coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas e observação participante realizadas em sala de aula, oportunizado assim uma melhor compreensão acerca da relação estabelecida entre a família e a escola. Os dados foram analisados por meio da pesquisa qualitativa onde procuramos, através das entrevistas e das observações compreender, valorizar, conhecer e interpretar visando, essencialmente, o que foi dito de acordo com a visão dos sujeitos entrevistados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados detectaram que os pais entendem o seu papel no processo de ensino-aprendizagem e o quanto é importante a participação deles na escola, entretanto, algumas mães declararam a falta de tempo, uma vez que trabalham e não têm como participar da vida escolar de seus filhos. Se por um lado as conquistas no âmbito do trabalho promoveram uma maior inserção da mulher em diferentes segmentos da sociedade, por outro, essa mesma conquista roubou a possibilidade de controle de seu tempo, sobretudo no que se refere à dedicação aos filhos e ao desempenho da função educativa dentro da família (ORSI, 2003). Nas falas das professoras a família não entende seu papel e não participa da vida escolar de seus filhos por três motivos: falta de tempo pelo fato de trabalharem; desconhecimento da importância de sua participação por não terem vivenciado isso em suas vidas e falta de interesse em educar e cuidar de seus filhos. Nesta direção, vários estudos já apontaram essas dificuldades e para saná-las Cruz (2007), salienta que cabe à escola aceitar o desafio, considerando que seus alunos jamais comporão um grupo homogêneo, e que suas famílias são o que são e é isso que a escola deverá aprender a fazer: enfrentar e trabalhar a realidade tal qual ela se apresenta e não como gostaria que fosse.
CONCLUSÕES:
Assim, ao término desta pesquisa, podemos constatar que os pais reconhecem e entendem a importância da escola na vida de seus filhos, o estudo mostrou também que o fato de alguns pais serem alheios à rotina escolar dos mesmos, não se dá pela ausência de interesse, mas sim devido a sua rotina de trabalho. Em relação aos professores é preciso uma conscientização de que as relações estabelecidas entre a escola e a família não são definitivas e nem se aplicam a todas as famílias das escolas participantes desse estudo, mas servem para indicar a necessidade de se compreender melhor todos os processos inerentes à parceria entre a escola e a família no intuito de se estabelecer aprendizagens significativas aos alunos. Com isso, não estamos aqui dizendo de quem é a culpa pela falta de um maior comprometimento da família no processo de escolarização dos alunos e, sim, apontando que uma das saídas para os grandes problemas vivenciados por estas duas instituições é montar estratégias para conduzir a família para dentro da escola e trazendo à tona também a urgente e indispensável reflexão por parte dos estudiosos no assunto de pesquisar mais acerca dessa problemática tão presente na maioria das escolas brasileiras.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Professor, Parceria.