65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 8. Economias Agrária e dos Recursos Naturais
O PAPEL DA PESCA NA EFICIÊNCIA REPRODUTIVA DOS RIBEIRINHOS DO BAIXO TOCANTINS: O CASO DO MUNICÍPIO DE MOCAJUBA - PA
Inailde Corrêa de Almeida - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – NAEA/UFPA
Francisco de Assis Costa - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – NAEA/UFPA
Marta Coutinho Caetano - Doutoranda Desenvolvimento Socioambiental – NAEA/UFPA
Daniele Almeida Cunha - Graduada em Biologia. Bolsista AT Cnpq – UFPA
INTRODUÇÃO:
A identidade ribeirinha está intrinsecamente relacionada ao rio, a terra e a floresta, como espaços de trabalho das famílias, as quais alternam entre a colheita dos frutos, a captura de animais da floresta e dos peixes do rio. A pesca na Amazônia constitui-se como uma atividade de extrema relevância, garantindo por gerações a manutenção das comunidades que tradicionalmente habitam a região. Como uma atividade tradicional para a sociedade amazônica, a pesca se destaca seja como fonte de alimentos, seja como fonte de renda, através do comércio, seja como lazer.
O padrão produtivo do ribeirinho concretiza uma racionalidade de gestão de trabalho alicerçada predominantemente na satisfação das necessidades da família, onde o grupo familiar representa ao mesmo tempo uma unidade de produção e consumo, possibilitando a produção e a reprodução social orientada por lógica de eficiência reprodutiva. Com tal orientação, as famílias que vivem à margem dos rios fogem de uma produção monocultora, primeiro estabelecendo a faina de pesca como prática produtiva ao lado de outras práticas; segundo, asseveranda, na pesca, um trabalho multi-específico executado com multi-aparelhos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho é avaliar a contribuição da atividade pesqueira na eficiência reprodutiva dos ribeirinhos do Baixo Tocantins, no caso do município de Mocajuba. Para tal, se analisou o trabalho aplicado na pesca em contraposição ao trabalho que a família realiza em outros setores econômico, além da dinâmica sexual de organização do trabalho na modalidades de pesca artesanal.
MÉTODOS:
A pesquisa deu-se no âmbito do programa GEOMA (Rede de Pesquisas de Desenvolvimento de Métodos, Modelos e Geoinformação para Gestão Ambiental) formado pela parceria NAEA/INPE, e pela ação do grupo de pesquisa DADESA o estudo teve como delimitação de área, os quatro projetos de assentamentos agroextretivistas (PAEs) , que englobam as ilhas de Angapijó, ilha Conceição do Mocajuba, ilha Grande do Viseu e ilha Tauaré e mais as áreas de terra-firme situadas em território quilombola (Terra Estadual de Quilombo 2° distrito). Utilizaram-se questionários semi-estruturados abordando questões qualitativas e quantitativas, em estudo de caso e pesquisa de campo. No universo das unidades familiares tivemos 25 unidades na várzea (PAEs) e 13 unidades na Terra-firme (TEQ 2° Distrito), num total amostral de 38 casos. As análises dos dados ocorreram com a inserção em um banco de dados (Microsoft Access 2007) e realizaram-se os procedimentos de análise utilizando a aferição da produção e reprodução da unidade familiar pelo método matemático da Eficiência Reprodutiva (h), índice particular de transformação do trabalho despendido em meios de reprodução, que varia de uma escala de 0 à 1.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No uso dos recursos naturais encontramos a combinação de distintos sistemas de produção: as áreas florestais são marcadas pela técnica tradicional das roças (pequena produção agrícola), do extrativismo de produtos florestais madeireiros, não madeireiros e atividades de caça; as várzeas são caracterizadas pelo cultivo permanente agro-florestais e da coleta do camarão regional Macropomum amazonicum e o peixe tucunaré Cichla sp ; e nas áreas próximas as residências são povoadas de espécies frutíferas, formam um conjunto harmônico de espécies. Na análise da eficiência reprodutiva encontramos valor médio de 0,77, ou seja, 77% do trabalho despendido foi internalizado no orçamento planejado familiar, sendo uma eficiência relativamente alta, dada a proximidade ao valor 1. E assim apresentamos as atividades que mais contribuem com essa eficiência, em ordem decrescente: pesca, açaí, cacau, manejo de pequenos animais, trabalho externo, lavoura temporária, caça, frutas permanentes do pomar e a extração não madeireira. No estudo encontramos o modelo bipolar de divisão socioespacial, onde a mulher possui uma relação orgânica com a pesca, cujas atividades, dão suporte as atividades realizadas pelo homem, que pode assim se dedicar totalmente à atividade de captura.
CONCLUSÕES:
Neste trabalho vilusbramos o manejo conservacionista dos ribeirinhos amparado no saber caboclo e nas premissas da eficiência reprodutiva, a possibilitar estratégias produtivas, fundamentadas na multiespeficidade, em especial no uso do espaço, como principal ação a assegurar a sustentabilidade no contexto da diversidade amazônica.
A teoria da eficiência reprodutiva mostrou-se eficaz na análise da sustentabilidade, advinda na utilização dos recursos pesqueiros, representada no modus vivendi do ribeirinho, que se refletem na forma de interação social desses grupos, que mesmo no cenário capitalista, são sociedades constituídas, marcantemente, por suas bases sociais familiares entrelaçadas na construção e reconstrução do ambiente natural. A configuração da organização social do trabalho na pesca, assentada na hierarquia doméstica e na relação da força produtiva humana, que caracteriza a distinção das tarefas, e mesmo com domínio eminentemente masculino, a mulher é peça fundamental a atuar no campo de transformação, seja longe ou próximo dos rios e várzeas (fora ou dentro do lar). Em suma, é extremamente importante fortalecer a significância da sociedade ribeirinha que atua de forma conservacionista sobre o bioma amazônico.
Palavras-chave: Eficiência Reprodutiva, Pesca artesanal, Manejo Sustentável.