65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 5. Direito - 13. Direito
O VOTO COMO EXPRESSÃO DA CIDADANIA
Júnio Mendonça de Andrade - Universidade Tiradentes
Amanda Freire Santos - Universidade Tiradentes
Erica Oliveira Mendonça - Universidade Tiradentes
Michel Douglas dos Santos Silva - Universidade Tiradentes
Silvânia Santana Costa - Profª Orientadora - Universidade Tiradentes
Rita de Cássia Amorim Barroso - Profª Oritentadora - Universidade Tiradentes
INTRODUÇÃO:
A política é derivada do adjetivo originado de pólis, que significa tudo o que se refere à cidade, sendo assim tudo o que se refere à sociedade. Aristóteles teve grande influência na discussão sobre a política graças a sua obra intitulada Política.
A eleição é um processo no qual a sociedade escolhe seu representante político por meio do voto. O exercício do voto nos países democráticos é um dos direitos fundamentais dos cidadãos. Na eleição, milhões de eleitores brasileiros exercem seu dever e direitos como cidadãos, escolhendo os representantes que ocuparão os cargos do Poder Executivo e Legislativo. Há uma grande preocupação quando se fala de política, pois, nos dias atuais os brasileiros estão cada vez menos preocupados, devido à imagem maléfica que a ação política passa aos cidadãos. Isto se torna visível quando observamos o expressivo índice de votos nulos e brancos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Essa pesquisa buscou compreender e entender a importância do voto para os alunos do ensino médio com idade dentre 17 e 22 anos. Para possivelmente identificar e conhecer os hábitos de busca de informações dos eleitores, saber qual a opinião com relação à obrigatoriedade do voto e demais saberes dos eleitores.
MÉTODOS:
Foi aplicado um questionário com perguntas objetivas, tendo 50 estudantes do Colégio Monteiro Lobato em Itabaiana/SE. Foi explicado o intuito da pesquisa e entregamos um formulário a cada aluno abordando questões sobre: 1) O interesse do jovem em ter seu título de eleitor; 2) A obrigatoriedade do voto; 3) A proporção do voto; 4) O vínculo partidário; 5) Fontes de informações sobre os candidatos; 6) A influência na decisão do voto; 7) A prioridade nas propostas do candidato. Transformamos os resultados em gráficos e porcentagens.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Todos os entrevistados possuíam titulo de eleitor. Sobre a obrigatoriedade do voto, os entrevistados afirmaram que 74% são a favor e 26% serem contra. Se caso o voto não fosse obrigatório 64% alegaram que votariam e 36 % que não. Diz a Constituição Federal de 1988 em seu artigo 14 que o voto é igual para todos, com isso 90% acreditam na proporção do voto, contrariando assim os 10% que afirmaram não acreditar que um voto faria a diferença. Foi perguntado se eles possuíam algum vinculo partidário, 86% responderam que não e 14% responderam que sim, lembrando que esta minoria de acordo somente com esses requisitos do art. 14, parágrafo 3º, incisos V e VI alínea d, podem ser candidatos.
Para obter informações sobre os candidatos, 30% disseram não ter o hábito de se informar, 28% usam a TV, 18% se informam através de reuniões de bairros, 14% através da internet, 4% através de jornais, 4 % através de radio e 2 % buscam através de outros meios. Influência na decisão do voto, 45% a proposta de gestão, 5% a trajetória dos candidatos, 40% as propagandas e 10% o contato com o candidato. Nas propostas de gestão os setores de desenvolvimento e aplicações de políticas públicas mais apontadas foram: saúde 50%, educação 36%, moradia e trabalho 2% cada e 10% outros tipos de propostas.
CONCLUSÕES:
Através da pesquisa foi possível verificar a importância do voto. Analisando o pensamento dos jovens do ensino médio, pode-se concluir que apesar de uma parte estar informada sobre o assunto e estar consciente da importância do voto, ainda existe uma parte que não está ciente da relevância do voto nas eleições. Verificamos que a pesquisa foi um ponto de partida importante para o conhecimento da importância do voto e dos fatores de interferência no processo de decisão para o exercício de seu direito como cidadão.
Palavras-chave: Candidatos, Eleição, População.