65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 5. Direito - 13. Direito
A IMPORTÂNCIA E OS BENEFÍCIOS DA POLÍTICA FOMENTADA PELA VISÃO DOS ITABAIANENSES
Jose Henrique Araújo dos Santos - Depto. de Direito - UNIT
Silvânia Santana Costa - Profª/Orientadora - Depto. de História - UNIT
Rita de Cássia Barros de Menezes - Profª/Orientadora - Depto. de Direito - UNIT
Jéssica Francielle Resende de Jesus - Depto. de Direito - UNIT
Dennys Weder Vasconcelos Gomes - Depto. de Direito - UNIT
INTRODUÇÃO:
Foi feita uma pesquisa de campo para tentar entender como as pessoas veem a importância do exercício político na sociedade, tendo em vista a importância da mesma no cumprimento da cidadania.
Embasando-se no conhecimento científico dos entrevistadores assim como todos os componentes do grupo, foi criada uma base na elaboração das perguntas. Contudo, as respostas deles serviram de base para confrontar o princípio científico em relação ao senso crítico dos próprios entrevistados.
As perguntas que foram propostas aos questionados deram ênfase a atos que podem ser vistos diariamente, mas que na maioria das vezes passam despercebidos. Foi analisada também a importância da aplicação da política no ambiente democrático e social como forma de desenvolvimento. Com essa proposta, pode-se entender melhor o que as pessoas pensam a respeito do papel da política na própria sociedade. Com o passar do tempo percebe-se a necessidade gritante da aplicação da política nas relações sociais como forma de organizá-las e torná-las o mais agradável possível.
Também foi analisado o ponto de vista dos questionados em relação à credibilidade concedida aos efeitos da política na vida cotidiana.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Com a aplicação do questionário, buscou-se sintetizar a forma com que os cidadãos veem a política e s possíveis benefícios que ela pode trazer desde que seja usada de forma correta, coerente e justa. Assim, graças aos pontos de vista diversificados, foi possível encontrar algo em comum entre essas opiniões distintas de pessoas conscientes do papel da política no âmbito social.
MÉTODOS:
O método da pesquisa baseou-se na aplicação de um questionário composto por cinco (5) questões, sendo elas:
1. Ao seu entendimento, reivindicar é um ato político?
2. É possível viver sem política?
3. A política traz algum benefício para a sociedade?
4. Qual seria a função da política no ambiente social?
5. A sociedade ainda credita nos efeitos da política na vida cotidiana?
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O argumento utilizado por quem acredita na política, mas não em sua totalidade, foi de que a experiência de vida deles leva a descrença da política no tocante ao cumprimento total de sua função, ou seja, que de acordo com o tempo as pessoas vão percebendo que nem tudo que a política tem por função fazer ou determina é feito ou determinado. Os indagados com esse ponto de vista informaram também que é muito difícil encontrar alguém experiente que acredite no total funcionamento da máquina política, mas sim em um funcionamento parcial e defeituoso.
Já o argumento utilizado pelos entrevistados que acreditam na política em sua totalidade foi o de que, apesar de as pessoas estarem descrentes na política como ciência, elas acreditam que a política é responsável pela estruturação da sociedade. Esse ponto de que a política é responsável pela estrutura da sociedade foi unanime entre todos os questionados com esse ponto de vista que acredita plenamente na política.
CONCLUSÕES:
Portanto, para concluir a análise, ficou nítido que, mesmo com opiniões e justificativas diferentes, todos os entrevistados reconheceram a importância da política e de seus benefícios para o bom andamento social. Alguns concordaram plenamente e outros de forma parcial, mas nenhum discordou de que o uso da política é benéfico e capaz trazer desenvolvimento para a sociedade em geral.
No tocante a na natureza política do homem, comprovada por Aristóteles, alguns entrevistados tocaram no assunto como forma de embasar seus argumentos e provar que de maneira alguma se pode viver sem fazer uso da política. Além disso, verificou-se que a forma com que a política cria a base e estruturação social foi um argumento muito utilizado por parte dos participantes do questionário.
Outra grande característica notada de acordo com as respostas coletadas do questionário foi à possibilidade da política em trazer avanços no decorrer do tempo. Ao falar que se a política não existisse hoje não estaríamos no patamar desenvolvimentista em que estamos, presume-se que com o passar do tempo esse patamar tende a obter mais avanços em muitos setores como, por exemplo, o educacional mencionado em uma as respostas.
Palavras-chave: DIREITO, EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA.