65ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 13. Engenharia Sanitária
REMOÇÃO DE DQO E COR VERDADEIRA NO TRATAMENTO DE LIXIVIADO DE ATERRO SANITÁRIO UTILIZANDO REAGENTE DE FENTON
Railson de Oliveira Ramos - Depto. de Química - UEPB
Edlamara Jessamynne Silva - Depto. de Engenharia Sanitária e Ambiental - UEPB
Albiery de Oliveira - Depto. de Engenharia Sanitária e Ambiental - UEPB
Wilton Silva Lopes - Prof. Dr./Orientador - Depto. de Engenharia Sanitária e Ambiental - UEPB
INTRODUÇÃO:
De acordo com a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico no Brasil é produzido todos os dias cerca de 180 mil toneladas de resíduos sólidos, e 27% destes resíduos é disposta no solo em forma de aterros sanitários, onde são gerados contaminantes como o lixiviado, que apresenta alto potencial de contaminação ambiental. Para o licenciamento ambiental desses aterros é necessário um sistema de tratamento de efluentes que atinja os padrões exigidos pela legislação. As tecnologias de tratamento convencionais apresentam algumas dificuldades, e muitas vezes o efluente não se enquadra nos padrões estabelecidos.
Os Processos Oxidativos Avançados (POA) apresentam-se como uma alternativa de tratamento, em auxilio aos convencionais. Os POA baseiam-se na produção de radicais hidroxilas (OH) que tem alto poder oxidante e podem promover a degradação de vários compostos poluentes de maneira rápida e não seletiva. O reagente de Fenton, que consiste em uma mistura de peróxido de hidrogênio e sais de ferro, é um dos POA que vem sendo bastante empregado mundialmente no tratamento de efluentes.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho tem como objetivo avaliar a eficiência de remoção de DQO e cor verdadeira no tratamento de lixiviado de aterro sanitário utilizando reagente de Fenton.
MÉTODOS:
O lixiviado era proveniente do aterro sanitário de João Pessoa/PB e após coletado era transportado para o laboratório de saneamento ambiental do CCT/UEPB na cidade de Campina Grande/PB, onde os experimentos foram executados. Nos experimentos, realizados em escala de bancada, foi utilizado um aparelho Jar test. As dosagens de reagente Fenton testadas foram: 10, 15, 20, 40 e 60 g/L de sulfato ferroso e foi utilizada uma dosagem de H2O2< correspondente a uma razão molar de peroxido/ferro(II) igual a 3. Os pH testados foram 0,72; 0,92; 2 e 3 para cada dosagem, e após a adição do reagente de Fenton o pH foi corrigido com a adição de HCl ou NaOH. O Jar test operava em batelada com 6 jarras cada uma com 2 litros de lixiviado. Na etapa de oxidação eram feitas as dosagens de Fenton e ajuste de pH quando necessário, esta etapa durava 30 min (1000 s-1 = 400 rpm). Na floculação o pH era elevado para o pH 8 e esta etapa durava durava 20 min (30 s-1 = 40 rpm). A sedimentação durava 10 mim. Após a sedimentação uma amostra era coletada e centrifugada durante 5 min (3500 RPM) para realização das análises de DQO e cor verdadeira. As análises eram realizadas de acordo com os métodos preconizados por APHA (2005).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Todas as combinações de Fenton e pH removeram DQO e cor verdadeira. A média da DQO afluente ao tratamento foi de 11576 mg O224< de 40 g/L e pH 0,96, que apresentou remoção de DQO 49%. No caso de cor verdadeira a média afluente ao tratamento foi de 26401 Hz e a media efluente foi 925 Hz o que fornece uma eficiência de remoção de 97%. É importante ressaltar que quando foi utilizada a dosagem de 40g/L de Fe/S/O4< o pH do lixiviado diminuía de de 9,54 para 0,96 sem necessitar adicionar uma fonte externa de correção de pH, ou seja, além de apresentar os melhores resultados, ainda mostrou melhor custo-benefício, visto que o próprio reagente de Fenton mudou o pH inicial do lixiviado de básico para ácido, no qual a estabilidade dos reagentes empregados, tanto o peróxido de hidrogênio quanto os íons ferrosos é mais estável.
CONCLUSÕES:
O tratamento de lixiviado de aterros sanitários pode ser obtido com o processo oxidativo avançado empregando reagente de Fenton. Os resultados obtidos demonstram que o tratamento apresenta remoção de DQO e cor, removendo cerca de 50% da DQO e cerca de 97% da cor verdadeira. Os dois parâmetros variáveis, concentração de reagente Fenton e pH, exerceram influência significativa no tratamento do lixiviado. Este processo apresenta vantagens de facilidade operacional com flexibilidade no controle de variáveis de processo.
Palavras-chave: Resíduos sólidos, Chorume, Processo oxidativo.