65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 8. Organizações e Alternativas Organizacionais
O MERCADO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA EM PERNAMBUCO
Alcilene Maria de Souza - Administração - Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE
Érica da Silva Vanderlei - Administração - Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE
Gabriela Coêlho dos Santos - Administração - Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE
Juliana Luiza Lira Silva - Administração - Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE
Rivaneide Batista Nogueira - Profa. Mestre/Orientadora Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE
INTRODUÇÃO:
A Economia Solidária é uma forma específica de organização de atividades econômicas dentro da sociedade capitalista neoliberal. Ela se caracteriza pela autogestão, ou seja, pela autonomia de cada unidade ou empreendimento e pela igualdade entre os seus membros.
Na visão de Paul Singer (ARRUDA, 2006), Secretário de Economia Solidária do Brasil, a Economia Solidária é uma estratégia possível de luta contra as desigualdades sociais e o desemprego.
Segundo Barbosa (2007) a Economia Solidária no Brasil surgiu como prática amenizadora da necessidade de ocupação de trabalhadores não assalariados a fim de suprir a baixa qualidade de empregos, renda e a ausência de proteção social gerados pelo sistema capitalista nos grandes centros e periferias brasileiras.
A Economia Solidária vem acumulando experiências significativas de formação, produção, trabalho, consumo, comercialização e iniciativas artístico-culturais que valorizam o trabalho associado e adotam os princípios e práticas da sustentabilidade e da solidariedade, por estes motivos, é que se faz necessário um estudo sobre a atual situação deste mercado em Pernambuco.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho tem como objetivo sistematizar o estudo sobre a organização do mercado da Economia Solidária em Pernambuco, atualizando as referências existentes de pesquisas anteriores e verificando as formas de organização da produção, tipos de produtos, acesso ao consumidor, locais de comercialização, marketing utilizado, formação dos recursos humanos, tipo de apoios externos existentes.
MÉTODOS:
Foi realizado um levantamento bibliográfico com o objetivo de fazer um estudo aprofundado a respeito de todos os temas diretamente relacionados à Economia Solidária, Ética, Responsabilidade Social, Comércio Justo e Solidário, Marketing Social.
Houve uma pesquisa sobre o quantitativo de empreendimentos existentes e suas localizações no estado de Pernambuco, após este levantamento, cada estudante entrou em contato com diversos empreendimentos para agendamento de entrevista e visitas.
Posteriormente foram realizadas entrevistas estruturadas em 14 empreendimentos, além de visitas nas sedes para conhecimento da produção e estrutura física. Com as informações obtidas em entrevistas, estudos bibliográficos e visitas técnicas, foi iniciada a análise dos empreendimentos onde se verificou os tipos de serviços e produção de cada região do Estado de Pernambuco, e, de forma específica na área Metropolitana do Recife, além de analisar nas entrevistas, os detalhes das possibilidades e dificuldades de ser um empreendedor diferente num mundo capitalista.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O Estado de Pernambuco possui um total cadastrado de 1526 organizações da economia solidária. As três áreas juntas, Metropolitana do Recife, Mata Sul e o Agreste Central conseguem ter quase a metade (46,4%) dos empreendimentos solidários de todo o Estado de Pernambuco. A Economia Solidária no Sertão, mesmo sendo uma grande área no Estado de Pernambuco e, com carências crônicas sociais agravadas com a estiagem prolongada (seca), só alcança 28% do montante.
O destaque será a produção agropecuária, extrativismo e pesca que possui um montante de 853 empreendimentos da economia solidária no estado de Pernambuco, correspondendo a mais da metade dos investimentos desses empreendedores. O artesanato vem em segundo lugar com 230 empreendimentos e os Serviços Relativos a Créditos e Finanças, com 12 unidades, foi o que menor quantidade de empreendimentos da economia solidária no Estado de Pernambuco.
Na região urbana os empreendimentos são em grande parte voltados para o produto artesanal, devido ao turismo na área litorânea e ao incremento de várias feiras artesanais durante o ano inteiro, como um forte atrativo em Pernambuco com o seu apelo à cultura popular.
CONCLUSÕES:
Na análise dessa pesquisa, a Economia Solidária nos mostra que está voltada para as grandes transformações em várias dimensões econômicas e sociais como a valorização dos povos, não discriminação das etnias, inclusão social dos mais pobres e de todos que se encontram a margem do grande processo produtivo, buscando sempre o empoderamento desses indivíduos, relacionando-se com a luta pela autodeterminação e reconhecimento do bem-estar do trabalhador.
Porém, concluímos que para ser efetivamente um modelo de desenvolvimento justo, sustentável e democrático, a economia solidária ainda precisa de instrumentos de reconhecimento dentro das políticas públicas, que apoiem os empreendimentos garantindo assim o desenvolvimento desse tipo de economia.
Palavras-chave: Autogestão, Comércio Justo e Solidário, Inclusão Social.