65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
O LÚDICO, A EDUCAÇÃO E A SOCIEDADE: ENLACES QUE FAVORECEM O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Cristiano Tenório dos Santos - Núcleo de Ciências Exatas - UFAL - Campus Arapiraca
Maria Priscila dos Santos Gomes - Núcleo de Ciências Exatas - UFAL - Campus Arapiraca
Vinicius Del Colle - Prof. Dr./Orientador - NCEx - UFAL – Campus Arapiraca
INTRODUÇÃO:
Um dos grandes desafios encontrados pelos professores de Ensino de Ciências e, sobretudo do Ensino de Química, baseia-se na pouca atenção e participação dos discentes em sala de aula. Nesse sentido, estas profissionais muitas vezes começam a se preocupar com outras formas metodológicas que viabilize uma maior interação psicossocial entre discente-docente e vice-versa, e que ao mesmo tempo propicie a fomentação de inter-relações sociais no âmbito didático-pedagógico. Tendo esse alvo em vista, a utilização do lúdico ou de jogos em sala vem se tornando uma ferramenta possibilitadora do desenvolvimento cognitivo e social dos alunos, ao passo que estes experimentam uma gama de entrelaces que fundamentam as perspectivas de uma forma alternativa de transmitir o conhecimento na área de química. O presente trabalho mostra a visão dos discentes do município de Arapiraca quando submetidos a questionários sobre da utilização de jogos em sala de aula.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Identificar as características que permeiam o jogo quando usado em sala de aula, enfatizando a individualidade discente e associando a “bagagem” que o mesmo traz para sala de aula quando são submetidos a uma nova metodologia, a saber, o jogo como ferramenta de ensino. Também destacar a importância do jogo como ferramenta de desenvolvimento ensino-aprendizagem dos alunos do ensino básico.
MÉTODOS:
O presente trabalho deu-se pela aplicação de um questionário para uma avaliação geral do conhecimento sobre o ensino de ciências que os discentes tinham. A experimentação foi realizada em uma turma de 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Professora Izaura Antônia de Lisboa em Arapiraca-AL durante o mês de março do corrente ano. Inicialmente foram ministradas aulas sobre Modelos Atômicos, Tabela periódica, Substâncias e Misturas. Em seguida, realizou-se um jogo denominado Passa ou Repassa Químico em que os alunos, divididos em grupos, deveriam responder a perguntas relacionadas aos conteúdos trabalhados como forma de revisar os mesmos. Caso um grupo não respondesse corretamente a questão, esta passaria para o próximo grupo com uma pontuação menor que a inicial, até que algum deles respondessem corretamente. No final do jogo ganha o grupo com maior número de pontos. Posteriormente, eles responderam a um questionário com perguntas sobre o que acharam do uso de jogos, quais qualidades e valores considerados importantes em um jogo e o quanto este contribuiu para o aprendizado dos conteúdo. Por fim, colheram-se os dados a fim de tratarmos os resultados quantitativamente aliado ao processo qualitativo observado durante a aplicação dos jogos em sala.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O jogo é responsável por fomentar a criação de valores sociais e educacionais em seus participantes como: respeito, integração, colaboração e senso crítico perante suas ações e possibilitar um momento de laser. Surge como uma metodologia interessante que pode propiciar inúmeras vantagens ao aliar o lúdico e a aprendizagem. Durante a realização da atividade percebeu-se a motivação e a integração dos alunos ao sair da rotina da sala de aula. Eles se sentiram a vontade para participar da aula e interagir com maior liberdade. No questionário fizeram-se perguntas como: quais as qualidades de um jogo, valores induzidos por ele, se provoca interação e aprendizado e se seria interessante seu uso nas aulas. A análise revelou que os alunos admitiram conseguir um maior entendimento dos conceitos químicos com a utilização do jogo. As principais qualidades do jogo identificadas por eles é a interação entre a turma e a possibilidade de um maior aprendizado, valores como responsabilidade e respeito foram considerados importantes e eles concordaram que o jogo é um espaço aberto à interação. Esses aspectos ligados ao ensino de química propiciam um ambiente diferenciado, onde há uma interação entre o social e o ensino, contribuindo para uma formação conforme perspectivas relacionadas nos PCNs.
CONCLUSÕES:
Conclui-se que os alunos do 9o ano da Escola Estadual Professora Izaura Antônia de Lisboa da rede pública do município de Arapiraca consideraram a utilização de jogos como uma ferramenta importante para interação entre eles, para a aprendizagem de novos conceitos, para o desenvolvimento da responsabilidade e do respeito. Os aspectos de construção de valores sociais ligados ao ensino da química propicia um ambiente diferenciado, onde há interação entre o social e o ensino contribuindo para uma formação mais completa. Evidencia-se, na análise dos questionários, que a utilização de jogos para os alunos é um método interessante, pois a maioria se sente mais a vontade em participar da aula e interagem com o conteúdo com maior liberdade. Para eles, as principais qualidades do jogo foram à socialização do conteúdo e interação entre a turma com possibilidade de maior aprendizado. Eles concordaram que o jogo é um espaço aberto à interação e ao divertimento. Sabe-se que o jogo deve promover um equilíbrio entre duas funções importantes neste processo: a lúdica que propicia o prazer na atividade e outra educativa, de caráter intencional, que estimula o desenvolvimento de habilidades e do conhecimento do conteúdo trabalhado, e estes aspectos foram percebidos durante a realização da atividade.
Palavras-chave: Jogos, Ensino de Química, Processo Ensino-Aprendizagem.