65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 6. Morfologia e Taxonomia Vegetal
RUBIACEAE DA SERRA DE UBATUBA, GRANJA, CEARÁ, BRASIL
Lucas de Lima Aragão - Bolsista de Iniciação Científica, CNPq, Universidade Estadual Vale – UVA
Ellen Kallyne de Sousa Brandão - Aluna do Curso de Licenciatura, Universidade Estadual Vale – UVA
Denismara de Aquino Lima - Aluna do Curso de Especialização em Biodiversidade do Semiárido - UVA
Elnatan Bezerra de Souza - Prof. Dr./Orientador – Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
INTRODUÇÃO:
A Família Rubiaceae esta bem representada no Estado do Ceará, contando aproximadamente 77 espécies distribuídas em 45 gêneros, conforme lista de espécies da flora do Brasil. A Serra de Ubatuba, situada ao norte da Ibiapaba, trata-se de um Refúgio Ecológico Montano e compreende áreas com remanescentes de Mata Atlântica e, nas porções mais elevadas, vegetação do tipo reliquial, crescendo sobre afloramentos quartzíticos. Estudos estão sendo desenvolvidos na área da Ibiapaba Norte e demonstram grande diversidade de espécies da família Rubiaceae. Em prosseguimento a esse estudo é apresentado nesse trabalho o primeiro levantamento para a Serra de Ubatuba.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Realizar o levantamento das espécies de Rubiaceae para a Serra de Ubatuba, Município de Granja, Ceará, Brasil, além de contribuir para o conhecimento da flora do estado.
MÉTODOS:
A coleta do material botânico foi realizada de 27 a 29 de abril de 2012, conforme procedimentos usuais. A identificação das espécies foi baseada na literatura especializada e na comparação com materiais previamente identificados, além de consulta a especialistas. As informações das exsicatas foram inseridas no banco de dados do Herbário Professor Francisco José de Abreu Matos (HUVA) da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Posteriormente, o material foi incorporado ao acervo do HUVA.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O levantamento resultou em 21 espécies, distribuidas em 15 gêneros, compreendendo as três subfamilias de Rubiaceae: Cinchonoideae com uma espécie; Ixoroideae com quatro espécies; Rubioideae com 16 espécies. Os gêneros mais representativos foram Borreria com seis espécies e Diodella com duas espécies. Foi registrada uma nova espécie para a Ciência: Diodella sp., cuja publicação está no prelo, além de duas novas ocorrências para o Estado do Ceará, são elas: Perama hirsuta Aubl. e Pagamea sp.
CONCLUSÕES:
A Serra de Ubatuba revelou-se uma importante área de estudo de Rubiaceae para o Estado do Ceará, especialmente por se tratar de um refugio ecológico montano onde uma nova espécie e novas ocorrências foram registradas.
Palavras-chave: Ibiapaba Norte, Refúgio Ecológico Montano, Rubioideae.