65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 2. Cultura Organizacional
Identificação e análise do tipo de cultura organizacional desenvolvido em uma empresa de saúde suplementar do interior do estado do Rio Grande do Norte.
Rannah Munay Dantas da Silveira - Detpo.de Ciências Sociais - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
Igo Joventino Dantas Diniz - Detpo.de Ciências Sociais - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
Camilla Noemea Pimenta de Freitas - Detpo.de Ciências Sociais - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
Ana Carla Cavalcante Montenegro - Detpo.de Ciências Sociais - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
Leonardo Ramalho Medeiros - Detpo.de Ciências Sociais - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
Elisabete Stradiotto Siqueira - Prof. Dra. Sc/Orientadora - Detpo.de Ciências Sociais - UFERSA
INTRODUÇÃO:
O estudo a respeito da cultura organizacional tem sido colocado por diversos pesquisadores como importante aspecto de análise das empresas, capaz de oferecer parâmetros úteis para uma melhor compreensão do comportamento de cada organização. (SARAIVA, 2002). Segundo Handy (1994) o processo de administração não deve ser entendido como uma ciência exata, mas, como um processo criativo no qual cada organização se diferencia de acordo com as principais características da sua administração. Dentro desta perspectiva, alguns estudiosos passaram a dedicar-se a elaboração de modelos capazes de agrupar as organizações de acordo com as suas semelhanças culturais. Como exemplos de algumas destes estudos tem-se os modelos propostos por Charles Handy e o enunciado por Cameron e Quinn. Sendo assim, o entendimento a respeito de como esses tipos culturais se desenvolvem nas organizações, e o conhecimento, por parte dos gestores, do perfil encontrado em sua empresa, tornaram-se de fundamental importância para que estes possam utilizar a cultura organizacional como uma ferramenta capaz de influenciar e alinhar os processos gerenciais, gerando o mínimo de impacto possível nos indivíduos e no andamento empresarial (TEIXEIRA, et al.,2006).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Identificar e analisar o tipo cultural predominante em uma empresa de saúde suplementar do interior do estado do Rio Grande do Norte, visando auxiliá-la a conhecer e utilizar em prol de um melhor gerenciamento organizacional, tomando como referência suas características culturais.
MÉTODOS:
Para a execução desse estudo, optou-se pela utilização do método de pesquisa qualitativa quanto à sua abordagem que segundo Minayo (1994) se preocupa com um nível de realidade que não pode ser quantificado. Considerando a natureza do fenômeno estudado utilizou-se para a realização desta pesquisa o estudo de caso, uma vez que, este é entendido como uma metodologia que visa à investigação de um caso específico contextualizado em tempo e lugar para que se possa realizar uma busca circunstanciada de informações (LUDKE; MEDA, 1986). Para a coleta de dados optou-se pela utilização de um questionário composto por questões abertas e fechadas que foi aplicado junto a 17 colaboradores, 3 gestores e 2 coordenadores de uma organização que atua no setor de promoção e assistência técnica à saúde no interior de estado do Rio Grande do Norte. Com base nos objetivos desta pesquisa, os dados coletados por meio da aplicação de questionários junto aos sujeitos foram analisados de acordo com o modelo de abordagem interpretativa. Vale ressaltar que para esta análise levou-se em consideração as diferentes percepções apresentadas pelos integrantes da pesquisa, buscando evidenciar quais os aspectos recorrentes que podem contribuir para uma melhor compreensão do problema de pesquisa estudado.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Durante a pesquisa percebeu-se através do discurso dos dois grupos de entrevistados, gestores e colaboradores, que a organização em estudo prima por valores ligados ao controle, a centralização, a formalização de processos, a especialização de tarefas e funções e a busca por desempenho e resultados. Em contrapartida mudanças na forma de ser e agir da empresa não são bem vistas por seus funcionários que já se encontram adaptados aos sistemas e processos existentes e que a inserção de criatividade e personalidade não é incentivada pela gerência, uma vez que, seus gestores estão preocupados em manter o controle e a centralização do poder. Em diversos pontos as respostas apresentadas pelos colaboradores são contrárias ao proposto pelos gestores. No entanto, confirmam o que foi mostrado durante o decorrer desta análise, que a organização vem se preocupando muito pouco em exercer os valores propostos em seu planejamento como transparência, qualidade e compromisso. A maioria dos colaboradores nem ao menos conhece quais seriam esses valores, e os que conhecem, revelam, que estão sendo esquecidos em detrimento de outros mais ligados a resultados imediatos, como lucratividade, destacando a falta de empenho da organização para com a satisfação e valorização dos seus funcionários.
CONCLUSÕES:
Através da análise dos resultados obtidos neste estudo verificou-se que os as principais características e valores organizacionais podem ser associados a três diferentes tipos culturais, sendo dois deles propostos Charles Handy (1994), as tipologias Zeus e Apolo, e o ultimo defendido por Cameron e Quinn (1999, apud Texeira et al., 2006) a cultura hierárquica. Apesar de diferentes esses três modelos se assemelham por serem de caráter estável e burocrático primando pela manutenção de sistemas e rejeitando a prática de mudanças, onde o modelo hierárquico faz-se presente principalmente por apresentar foco interno à organização, com ambiente de trabalho formal refletindo valores e normas associados à burocracia enquanto a cultura de papéis apóia sua força em suas funções ou especialidades (pilares), que são fortes por si mesmos. Por fim, o modelo cultural existente na organização também aproxima-se da cultura Zeus, uma vez que, a centralização do poder na cúpula gerencial é um dos pilares de sustentação da organização que possui uma gestão pouco participativa e extremamente hierarquizada. Desse modo, os resultados obtidos demonstram que a abordagem utilizada mostra-se adequada para a obtenção dos objetivos propostos por este estudo e pode apoiar a gestão da empresa estudada.
Palavras-chave: Cultura Organizacional, Recursos Humanos, Modelos Culturais.