65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 3. Línguas Estrangeiras Modernas
APRENDIZADO DE LÍNGUA INGLESA FORA DOS MUROS DA ESCOLA: COMO ACONTECE EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE MACEIÓ
Karla Daniella dos Santos Soares - Licenciatura em Letras - UFAL
Rafael Albuquerque Muniz Falcão - Licenciatura em Letras - UFAL
Kellyson Wesley da Silva - Licenciatura em Letras - UFAL
Paulo Rogério Stella - Prof. Dr./Orientador - Universidade Federal de Alagoas
INTRODUÇÃO:
Sabe-se que o uso das novas tecnologias aumentam a cada dia que passa no mundo inteiro. Entretanto, será que tal uso é satisfatório nas Escolas Estaduais brasileiras? O foco do presente trabalho é a inter-relação do contexto escolar com as novas tecnologias e as multimodalidades, para isso, buscou-se analisar e refletir criticamente sobre os dados coletados durante visitas feitas em uma Escola Estadual da cidade de Maceió. Buscou-se entender a formação crítica do professor, como educador e cidadão, assim como a dos seus alunos, considerando e refletindo a prática-pedagógica. Vale ressaltar que não foi feito nenhum tipo de intervenção, apenas observações nas aulas e reflexões em cima disso. Além disso, foi buscado compreender a disposição física das salas de aulas, laboratórios de informática e verificar se elas permitem um ambiente adequado ao ensino de Língua Inglesa. Então, se há a inter-relação entre o mundo de fora, lugar onde o aluno reside, e o ambiente escolar, lugar onde o aluno passa boa parte do seus primeiros anos de vida, deve haver o entendimento da importância dessa inter-relação.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho objetiva pesquisar como se dá a aprendizagem de língua inglesa através dos conceitos de língua, letramento crítico e novos letramentos dentro de uma sala de aula do 9° ano de uma Escola Estadual em Maceió. O foco do presente trabalho é a inter-relação do contexto escolar com as novas tecnologias e as multimodalidades.
MÉTODOS:
Nesta seção, apresentamos a metodologia de pesquisa, o contexto no qual ela foi realizada, seus participantes, os instrumentos utilizados para a coleta de dados e os procedimentos de análise. Para o presente trabalho foi adotada a pesquisa narrativa como metodologia de pesquisa a partir dos pressupostos de Telles (2002:106) por entender que essa pesquisa, ao contrário da pesquisa-ação, por exemplo, não há intervenção pedagógica do pesquisador. Todos os materiais coletados foram cuidadosamente lidos, relidos e analisados tentando chegar a uma descrição sobre as características de comportamento dos alunos e do professor sobre quais os comportamentos que devem ser enfocados e melhor trabalhados. Ao longo do tempo de coleta da pesquisa foram observadas algumas aulas e também a estrutura do colégio. Três instrumentos de coleta de dados foram utilizados para a análise no presente trabalho, são eles: diários de aula como observador, questionários e fotos. Quanto aos questionários, por causa da não colaboração geral da sala, foi permitido que os alunos respondessem o questionário em grupos, pois só assim foi conseguida a colaboração deles.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Percebe-se, através do questionário e do diário de aula, que as aulas de inglês carregam aspectos conservadores e conteudistas; o corpo docente não está capacitado, ainda, a atender as necessidades dos discentes pós-mordernos e, mesmo que as escolas forneçam as atuais tecnologias, os professores não sabem como adequá-las a sua prática pedagógica. As aulas, no lugar de explorar as múltiplas visões dos alunos para promover uma interação, reflexão e, assim, aprendizado, apenas exploravam o contexto linguístico da língua, por sua vez esquecendo os fatores culturais e os fatores sociais. Tal método exclui o conhecimento prévio do aluno, pois visa à homogeneidade da turma limitando e excluindo aqueles que não se adéquam a esse estilo. Por esse caminho, os alunos não têm o menor interesse de estudar a Língua Inglesa dentro de sala de aula, e principalmente fora. Eles não conseguem perceber, talvez pelo não posicionamento da professora, o quanto eles estão rodeados pela LI.
CONCLUSÕES:
De modo geral, constata-se que, no sistema educacional da Escola Estadual que serviu como basede fonte de dados para a presente pesquisa, no que tange ao ensino de Língua Inglesa, ainda é deficitário. Algum tempo atrás, os pesquisadores/educadores/docentes dessa área teorizavam e discutiam a falta de recursos tecnológicos, materiais didáticos e acessibilidade em termos de estrutura e formação. Porém, foi detectado que a escola oferece equipamentos tecnológicos, material de boa qualidade e, até mesmo, a acessibilidade, mas as questões pedagógicos (ensino de Língua Inglesa) passam despercebidas. Acreditou-se que para o melhoramento do ensino dentro dessa sala de aula, em específico, primeiro a escola deve investir na formação continuada do professor para que, então, o professor possa compartilhar de aulas mais atrativas nas quais não apenas a língua seja trabalhada, mas a cidadania e identidade de cada um, com o claro objetivo de uma melhoria nas aulas. Torna-se necessário entender que, durante as aulas, com a ajuda de materiais (de preferência autênticos), todos (docente e discentes) podem construir outros diferentes significados para os temas a serem trabalhados. Ao fazer isso, se promove a expansão das visões de mundo de todos os participantes.
Palavras-chave: Língua inglesa, Multimodalidades, Novos letramentos.