65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
Gravidez na adolescência como causa da evasão escolar
Aleksandra Michelle de Souza Marcelino - Aluna de Graduação do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, UFRPE.
Maria da Glória Mota Marques Figueirôa - Professora da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Escola Lions de Parnamirim.
Betânia Cristina Guilherme - Orientadora: Professora Adjunto do Departamento de Biologia, UFRPE.
Monica Lopes Folena Araújo - Co-orientadora: Professora Adjunto Departamento de Educação, UFRPE.
INTRODUÇÃO:
O crescimento de casos de gravidez indesejada entre adolescentes e do risco da contaminação pelo HIV fez com que o interesse do estado pela sexualidade da população se tornasse evidente. Então a Orientação Sexual foi criada como um tema transversal nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a ser trabalhada ao longo de todos os ciclos de escolarização. (Altmann, 2001).
Estudos realizados pela Organização das Nações Unidas (ONU) alertam para o número de adolescentes, com faixa etária até 20 anos, que já são mães. Eles apontam que na América Central e América do Sul mais de 25% delas já engravidaram pelo menos uma vez. O levantamento comprova que as jovens mães são obrigadas a deixar a escola, com isso permanecem afastadas do mercado de trabalho por anos, cuidando dos filhos. Além de ser o principal motivo da evasão escolar das meninas, a gravidez na adolescência já representa a terceira causa de morte entre jovens, perdendo apenas para homicídios e acidentes de trânsito. (Medeiros, 2000).
Diante do exposto, faz-se necessário promover uma ação crítica, reflexiva e educativa que promova à saúde dos jovens e adultos que garantam o acesso às informações importantes para a integração dos mesmos na sociedade moderna como cidadãos conscientes, responsáveis e participantes.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Identificar a principal causa da evasão escolar do período regular de estudos das mulheres integrantes das turmas noturnas do projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Lions de Parnamirim.
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada com 13 mulheres, com faixa etária entre 16 e 66 anos, integrantes das três (3) turmas noturnas do projeto EJA, da Escola Lions de Parnamirim, situada à Rua Dom Manoel, s/n, Dois Irmãos, Recife/PE, com o intuito de identificar a principal causa de evasão escolar do período regular de seus estudos. A atividade faz parte das intervenções realizadas em conjunto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).
Para a coleta dos dados foram utilizados questionários com a participação voluntária de todas as estudantes, as quais responderam sobre faixa etária, idade da iniciação sexual, tipo de parceiro da primeira relação sexual (casual ou namoro), tempo de iniciação sexual em um relacionamento, liberdade para falar sobre sexo em casa e com quem tem essa liberdade, a importância da educação sexual na sala de aula, e a principal causa que as fizeram parar de estudar no período regular de educação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A partir da análise dos dados coletados foi possível verificar que 38% delas iniciaram sua atividade sexual entre 12 e 15 anos, e 62% entre 16 e 19 anos. A maioria teve sua primeira relação sexual numa relação estável. Como descrito na pesquisa feita pela ONU, podemos observar que a gravidez na adolescência ainda continua sendo a principal causa da evasão escolar, segundo os resultados presentes nesta pesquisa 85% das mulheres deixaram de estudar para cuidar dos filhos. Salientando que tem crescido a morte de meninas devido à gravidez precoce. Os 15% restantes deixaram os estudos devido à falta de interesse.
Mas, um dado que se deve levar em consideração é sobre a liberdade da discussão sobre sexo no ambiente familiar. Considerando os resultados pôde-se verificar que 62% delas não têm liberdade para falar sobre sexo em casa, e das 38% que têm apenas 60% falam sobre o tema com os pais, os 40% restantes falam com irmãos e/ou amigos íntimos. A educação inicial é algo importante para o desenvolvimento de todo individuo, porém, devido a tabus que são criados, tem deixado muitas lacunas abertas. Contudo, depois da transversalidade do tema Orientação Sexual, cabe à escola, e não mais “apenas” à família, promover a temática na sala de aula de uma forma mais consciente e reflexiva.
CONCLUSÕES:
A presente pesquisa permitiu refletir sobre o grande desafio lançado a escola: o de orientar em relação aos perigos da iniciação sexual precoce e a prevenção de uma gravidez indesejada, visando diminuir a principal causa da evasão escolar das adolescentes abaixo de 20 anos, que é a gravidez precoce. Porém, a família tem um papel importante no desenvolvimento sexual do individuo, mas, cabe à escola promover ações educativas que possam despertar a sua criticidade de uma forma mais reflexiva com atitudes conscientes.
Faz-se necessária a abordagem dialógica sobre educação sexual, pois tudo depende do contexto social no qual a adolescente esta inserida, e de como ela tem recebido essa orientação. Quando as informações são dadas de uma forma mais preventiva, podemos esperar atitudes mais conscientes de que existe tempo para tudo.
Palavras-chave: Gravidez, Adolescência, Evasão escolar.