65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
O ENSINO DE FÍSICA E DE BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR E CONTEXTUALIZADA DA CIÊNCIA
Tiago Guimarães Silva Lucena - Graduação em Ciências Naturais-Faculdade UnB Planaltina
Dilmar Barreto Rodrigues Junior - Graduação em Ciências Naturais-Faculdade UnB Planaltina
Diego Michel Jácome Batista - Graduação em Ciências Naturais-Faculdade UnB Planaltina
INTRODUÇÃO:
É possível observar em aulas de Física e Biologia que há uma dificuldade por parte dos estudantes e licenciandos em relacionar essas duas áreas. Em um simples experimento é possível demonstrar para os alunos os conteúdos específicos de cada uma das duas áreas e a correlação entre ela, tornando mais fácil aos alunos visualizarem certos fenômenos que apenas a abordagem teórica em sala de aula não deixaria claro. Apesar de essas disciplinas terem uma relação intrínseca, essas disciplinas são abordadas sem nenhuma correlação. Tendo em vista a problemática apresentada, este trabalho buscou associar estas disciplinas a partir da abordagem de contextualizada dos conteúdos, relacionando a experimentação e teoria. Para tal, o aluno deveria assumir o papel de cientista, observando um fenômeno e buscando a sua compreensão. Esta pesquisa foi realizada a partir da oficina: Experimento de Física e Biologia para o Ensino Médio, oferecida a estudantes do Ensino Médio e licenciandos dos cursos de Ciências Naturais, Biologia e Física na III Semana Acadêmica de Ciências Naturais da Faculdade UnB Planaltina no ano de 2012.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho teve por objetivo verificar como uma abordagem interdisciplinar das disciplinas de Física e Biologia pode ser realizada por meio de atividades experimentais, e quais as percepções dos estudantes diante dessa abordagem.
MÉTODOS:
A oficina foi realizada em dois dias. Os ministrantes fizeram uma breve introdução teórica com experimentos sobre o conteúdo. Em seguido dividiu-se dos participantes em grupos com cerca de cinco alunos. Finalizando cada dia, partilhavam a experiência com todos os participantes da oficina, fazendo também uma avaliação e a abertura de um espaço para perguntas, favorecendo uma análise da efetividade desta oficina e identificando pontos a serem melhorados. Cada grupo recebeu um pequeno roteiro com as orientações para a realização de um experimento, diferente dos demais, e nele levantavam-se alguns questionamentos sobre o resultado do mesmo e sobre suas observações, propiciando aos alunos uma participação ativa. No segundo dia o tema abordado foi "As ondas e o funcionamento do sonar e do radar". Pelos experimentos deste dia, foram trabalhados fenômenos físicos, os relacionando com a biologia e o modo de orientação de diversos animais por meio do som. Para tal, alguns experimentos foram criados outros adaptados como o "Ver as Vibrações" e "O Som é Uma Onda”, disponíveis no site do projeto Prof2000. Foram feitas analogias entre os experimentos utilizados com o comportamento das ondas, o sistema auditivo e o modo de orientação e comunicação entre seres vivos como a baleia e o morcego.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao realizar a introdução teórica do assunto com relação às ondas mecânicas, os alunos apresentaram reação de surpresa e desconforto, pois o tema se apresentava em um elevado grau de complexidade teórica. Após a demonstração dos experimentos que explanavam a teoria, de forma prática, no cotidiano dos alunos, os grupos começaram a compreender o assunto estudado de forma independente, solicitando a presença dos professores para sanar eventuais dúvidas. Durante aplicação dos experimentos nos grupos, alguns dentre eles se admiraram com o funcionamento dos mesmos, e passaram a questionar o modo como eles aconteciam. Levantaram na oficina, questionamentos que estavam relacionados com o seu cotidiano buscando, por exemplo, compreender as características das ondas de rádio. Boa parte dos alunos se sentiu motivada a também aplicar os experimentos dos outros grupos. Na avaliação e partilhas finais, quando questionados com relação à oficina e ao modo de abordagem dos assuntos, os alunos afirmaram: “Gostei muito da oficina, pois, pude estudar a vida e suas relações, permitindo alcançar novas possibilidades de entender o assunto.” (Aluno 1); “consegui relacionar a física e a biologia com mais facilidade.” (Aluno 2).
CONCLUSÕES:
O trabalho realizado evidenciou que os alunos foram capazes de perceber por conta própria a teoria dos temas estudados após a execução da atividade prática, identificando em seu cotidiano os temas estudados. Os experimentos serviram como um instrumento que instigava a busca por respostas plausíveis para os fenômenos físicos e biológicos. Após a análise dos resultados obtidos, constata-se que os experimentos realizados podem ser aplicados em diferentes localidades, pois são de baixo custo, de fácil transporte e realização, não havendo grande necessidade de conhecimento técnico para a execução das atividades.
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Experimentação, Física e Biologia.