65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante
A FORMAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO NA ESCOLA TÉCNICA DO AGRESTE – PE
Aliny Karla Alves de Freitas - Centro de Educação – UFPE
Ramon de Oliveira - Profº. Dr. / Orientador – Centro de Educação - UFPE
INTRODUÇÃO:
Na década de 90 do século passado, aumenta em todo o mundo a demanda por qualificação dos trabalhadores, tendo em vista as mudanças decorrentes das transformações no mundo do trabalho, a reestruturação produtiva do Capitalismo e das bases técnicas de produção a fim de garantir maior produtividade e competitividade. De acordo com Frigotto e Ciavat/ta, (2011) é nesse período do país, que a Teoria do Capital Humano se renova, ao adquirir para si aspectos notadamente neoliberais. Paralelamente a isto, a cobrança e expectativa pelos resultados dos investimentos em educação passam a ser considerados primordiais para o bom desempenho econômico do país, especialmente por parte dos organismos financiadores internacionais. Consequentemente, a qualidade na educação passa a ser definida a partir dos interesses do capital globalizado Oliveira, (2003). A relevância do estudo consiste na contribuição ao projeto de pesquisa Laborar (Laboratório em Rede de Políticas e Práticas de Formação do Trabalhador) que integra pesquisadores vinculados aos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFPA, UFPE e UFMG, financiado pela CAPES (PROCAD), de 2009 a 2013, cujo objetivo visa acompanhar, sistematizar e analisar políticas e práticas de Educação Profissional nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste do país e, por consequente, a produção teórica na área trabalho e educação.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Geral: analisar a concepção de educação profissional que estrutura a ação da Escola Técnica do Agreste-PE; instituída com recursos do MEC/PROEP, gerida por entidade do Terceiro Setor, o IAAL, nos cursos técnicos concomitante e subsequente. Específicos: identificar as concepções teórico-práticas que fundamentam as ações da Escola e refletir a integração no âmbito da formação técnica de nível médio.
MÉTODOS:
No movimento de levantamento de dados, foi desenvolvida a análise de documentos que propiciassem a apreensão dos referenciais norteadores dos princípios da formação desenvolvida nessa instituição de ensino. Posteriormente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores e membros da equipe gestora, num total de 13 (treze) sujeitos, objetivando captar a concepção de formação profissional norteadora das práticas de formação no cotidiano escolar a partir de análise baseada no materialismo histórico dialético.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No processo investigativo, foi identificado que o projeto de formação da escola pauta-se por pressupostos minimizantes da formação dos educandos aos interesses do mercado de trabalho, para tal foi incorporada, como modelo de formação, a pedagogia das competências, como forma de aumentar a possibilidade de empregabilidade dos alunos ingressos nos cursos técnicos. O estudo mostrou ainda um baixo índice de participação dos professores na construção dos currículos e perfis profissionais dos cursos técnicos; uso de abordagens formativas em desacordo com os objetivos da escola, além de deficiências na realização da articulação entre a formação geral e a formação especificamente profissional, especialmente, na forma concomitante. As análises dos dados permitiram apreender também o desconhecimento entre os professores da proposta de Ensino Médio Integrado. Os diferentes aspectos identificados no estudo têm sido apontados de forma crítica por renomados estudiosos da área trabalho e educação no decorrer das últimas décadas, tais como Frigotto, Ciavatta e Ramos, especialmente, no que se refere à visão estritamente economicista posta à educação dos indivíduos na sociedade contemporânea.
CONCLUSÕES:
Concluiu-se que, embora a ação da escola represente uma ampliação da oferta da Educação Profissional na região, os seus pressupostos de formação e o modelo de organização dos seus processos formativos têm restringido a formação dos educandos a princípios economicistas e à lógica do empreendedorismo e da empregabilidade, relegando a uma segundo plano um projeto de formação humana que objetive a formação mais integral dos educandos, tal qual defendido pelos pressupostos do ensino médio integrado.
Palavras-chave: Formação integral, Economicismo educacional, Ensino Médio.