65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
HISTÓRIA DA QUÍMICA: A INTRODUÇÃO DA ALQUIMIA NAS AULAS DE CIÊNCIAS
Marília Quaresma Batista - Aluna Bolsista do PIBID do Curso de Licenciatura em Química - UEPB
Bruna Tayane da Silva Lima - Aluna Bolsista do PIBID do Curso de Licenciatura em Química - UEPB
Eliane Sousa da Silva - Aluna Bolsista do PIBID do Curso de Licenciatura em Química - UEPB
Wildemar Stefânio Pereira Carvalho - Aluno Bolsista do PIBID do Curso de Licenciatura em Química - UEPB
Antonio Nóbrega de Sousa - Prof. Msc./Orientador - Coordenador do subprojeto de Química - UEPB
Fátima Lúcia Cruz de Lacerda - Prof.ª do Ensino Básico/Supervisora/PIBID, E.E.E.M.P. Dr. Elpídio de Almeida
INTRODUÇÃO:
No contexto atual do Ensino de Química, é notável o quão escassa é a abordagem da História da Ciência nas aulas do ensino médio, tendo em vista que ao despertar nos alunos o interesse pelo conhecimento científico pode-se criar uma ferramenta chave para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. Interessantes revelações podem ser retiradas da História da Ciência e isso pode auxiliar o entendimento do aluno na construção de um conhecimento químico para o seu dia-a-dia, que irá despertar a curiosidade científica não apenas nos conteúdos, mas na união dos mesmos e da História. Freire (2006) defende que a educação seja concedida a partir da realidade do educando, com isso, a importância do conhecimento científico torna-se essencial em todos os papéis sociais, de forma que desperte nos discentes o interesse por esse conhecimento tal como os pensadores da ciência. Com isso os alunos do PIBID/QUÍMICA/UEPB através de um projeto de iniciação científica, com alunos do 1º Ano do Ensino Médio, trabalharam com inserção da História da ciência nas aulas de Química, de modo a formar a compreensão da ciência e das tecnologias químicas como criações humanas inseridas na História e na sociedade em diferentes épocas, sendo coerente com as Orientações Curriculares Nacionais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Desenvolver através do macro campo Iniciação Cientifica do projeto Ensino Médio Inovador na E.E.E.M.P. Dr. Elpídio de Almeida, o conhecimento cientifico referente ao surgimento da ciência química, observando como foco principal a Alquimia e suas aspirações. Analisar como foi o processo de desenvolvimento da Química como ciência, a partir de documentários e artigos.
MÉTODOS:
Inicialmente montou-se uma roda de discussão onde foi exposto o que alquimia estudava e trabalhava, os seus princípios e as suas aspirações, proporcionando o primeiro contato dos discentes com o tema trabalhado. Para aprofundar e despertar o interesse nos alunos envolvidos apresentou-se o documentário As Legendas da ciência, episódio “Misturar”, em que o filósofo francês Michel Serres analisa a construção do conhecimento científico e seu poder transformador. Em seguida aplicou-se um questionário, para obter informações dos conhecimentos preliminares dos alunos, buscando saber o nível de tais conhecimentos. Foi proposto o estudo de dois artigos, “Alquimiando a química”, de Attico I. Chassot publicado no periódico Química Nova na Escola, e “A passagem da alquimia à química: uma história lenta e sem rufar de tambores”, de Ana Maria Alfonso e Márcia H. M. Ferraz. Novamente aplicou-se um questionário para saber em que havia sido desenvolvido o conhecimento cientifico. E para demonstrar as ambições dos alquimistas, reproduzimos a idealização da transmutação de metais através de uma moeda de cobre, hidróxido de sódio e zinco em pó. Por fim, os alunos prepararam uma apresentação por meio de comunicação oral.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
É notável que os recursos necessários para o ensino da história da ciência é escasso, então propusemos uma metodologia para auxiliar no ensino/aprendizagem. Os alunos, ao conhecerem o tema e a forma a ser trabalhada, se mostraram interessados em conhecer um pouco mais os mistérios da ciência, onde se trabalhou com recursos motivadores e dinamizados. A partir dos resultados obtidos nos questionários viu-se que através desse estudo, que a Química tornou-se uma ciência um pouco mais humanizada, pois foram examinados a vida e o tempo em que viveram alguns cientistas individualmente, tornando-os menos abstratos e mais atraentes para os discentes. Um dos nossos desafios foi lidar com a falta de comprometimento de alguns alunos, de modo que tivemos que criar alternativas secundárias e estimuladoras para atrair o interesse geral, tais como o método de experimentação. Ao chegar nessa etapa do projeto, observamos grande motivação nos estudantes em recriar um ambiente e uma situação próxima a dos alquimistas, já que foi possível ver e entender o que realmente ocorria. Na comunicação oral observamos que foi mantida a motivação e o interesse em transmitir o que haviam descoberto, onde obtivemos a elaboração de uma exposição de cartazes retratando a história da química.
CONCLUSÕES:
Observou-se que com esta alternativa de inserção da História da Ciência nas aulas de química, é possível trazer para mais próximo do aluno o ambiente em que os alquimistas trabalhavam, e mostrar que com poucos recursos fizeram descobertas significativas para o avanço da química como ciência. Isto também permite trazer um ambiente investigativo e discursivo, estimulando nos estudantes um “espírito” de cientista, que procura sempre contribuir para a sociedade em que se está inserido.
Palavras-chave: abordagem histórica, metodologia, conhecimento científico.