65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A DIFICULDADE DOS ALUNOS EM RELACIONAR A QUÍMICA AO SEU COTIDIANO
Thiago Henrique Silva Fernandes - Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação – UFTM
Cibele Favoreto dos Santos - Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação – UFTM
Roberto Miranda Batista Filho - Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação – UFTM
Murilo Campos Dal Secco Oliveira - Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação – UFTM
Luciana Caixeta Barboza - Prof. /Orientadora - Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação -– UFTM
INTRODUÇÃO:
A escola em seu papel educador e social deveria ter função de desmistificadora do meio real, bem como incentivadora e facilitadora do conhecimento abstrato. Contudo a escola não vem conseguindo atingir essa função, tornando-se um meio diferente do cotidiano dos seus alunos, não acompanhando o desenvolvimento principalmente tecnológico em que os seus estão inseridos. Dessa maneira o cotidiano dos alunos perde a ligação que deveria haver com a instituição educadora, passando estes há terem duas realidades diferentes: A matéria estudada, e a não visualização da mesma em sua vida. Pensando desse modo, as matérias da área de exatas são as que sofrem mais rejeições por parte dos estudantes, principalmente química, física e matemática e esse problema é agravado também pela falta de incentivo dos professores. A química esta presente em nosso cotidiano de forma intensa, mas apesar disto, há uma grande dificuldade por parte dos alunos em reconhecê-la em sua vida. A dificuldade é gerada por diversos fatores, seja pela ausência de práticas químicas ou, exemplos descontextualizados com a vida do aluno.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho tem com objetivo, verificar se há a relação do conteúdo teórico-químico, em sala de aula, com o cotidiano dos alunos, fator que é um dos pontos chave para identificar as problemáticas do eventual desinteresse pela matéria.
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada durante um semestre. Inicialmente estudamos alguns referenciais teóricos que discutem questões importantes relacionadas à Química no cotidiano do aluno. Numa segunda etapa analisou-se o histórico da escola, verificando qual bairro esta se situa, o estilo de ensino, a classe social dos alunos e a média de idade dos mesmos. Com a participação voluntária dos alunos, de uma escola estadual de Uberaba, aplicou-se um questionário a oitenta e dois alunos do terceiro ano do Ensino Médio. O questionário constituiu-se de onze questões, direcionadas ao levantamento de dados a respeito das relações que o aluno consegue fazer entre o que ele estuda nas aulas de química e o seu dia a dia.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os alunos que participaram desta pesquisa são de uma escola estadual tradicional e conceituada, localizada em um bairro de grande extensão e importância em Uberaba, e que recebe alunos, em sua maioria, de classe média ou média-baixa. Inicialmente, quando questionados sobre seu interesse pela química, 60% dos alunos falam que não gostam da matéria, Com relação à Química no cotidiano, as respostas dos alunos ao questionário nos mostram que 74,4% deles conseguem dar exemplos gerais de coisas que estão em seu dia a dia e que se relacionam à química como, por exemplo, produtos de limpeza, de higiene e alimentos. Apesar disto, quando solicitados a explicar estas relações e mostrar os conteúdos de química relacionados aos exemplos citados, nenhum aluno conseguiu fazer estas relações de forma efetiva. Por exemplo: Os alunos falam da química nos produtos de higiene, mas não conseguem perceber que o flúor que se estuda como elemento da tabela periódica esta presente nos cremes dentais.
CONCLUSÕES:
Neste trabalho buscamos fazer um estudo sobre as relações que os estudantes conseguem fazer entre a química e o seu cotidiano. Por meio desta pesquisa observamos que os estudantes pesquisados não conseguem fazer uma relação efetiva da química com o seu dia a dia. Apesar de apresentarem exemplos, como produtos de limpeza, higiene e alimentícios, os mesmos não conseguem relacionar os conteúdos de química trabalhados em sala de aula aos exemplos apresentados. Isto pode ter uma relação direta com a rejeição que os alunos apresentam com a química, por não conseguirem perceber estas relações e a presença da química em seu cotidiano. Consideramos, desta forma, ser essencial que, nas aulas de química, o professor possa trabalhar estas relações para que o aluno possa entendê-las e de fato percebê-las e assim, se interessar mais pela matéria.
Palavras-chave: Ensino de Química, Prática de ensino, Dia a dia.