65ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 13. Engenharia Sanitária
Tratamento de lixiviado de aterro sanitário com foco na remoção de nitrogênio amoniacal, matéria orgânica biodegradável e compostos recalcitrantes
Aurélia Lunguinho Figueiredo - Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental – UEPB
Raquel Lima Fernandes - Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental – UEPB
Valderi Duarte Leite - Prof. Dr./ Orientador - Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental – UEPB
INTRODUÇÃO:
A geração de resíduos é crescente em todo mundo, por causa do aumento das atividades humanas com a produção e o consumo de diversos materiais. Essa geração vem tomando dimensões preocupantes em relação ao deposito desses resíduos. No Brasil a infraestrutura básica destinada ao tratamento de resíduos sólidos e líquidos não atende a demanda mínima necessária para o ponto de vista da segurança da Saúde Pública e do meio ambiente, como por exemplo, a destinação dos resíduos sólidos urbanos (RSU) para os lixões (vazadouros a céu aberto).
Atualmente no Brasil o número de cidades que destinam seus RSU para um aterro sanitário vem aumentando, pois é um recurso tecnicamente mais viável, causando menos danos a Saúde Pública e ao meio ambiente. Mas os aterros sanitários trás um problema, que é a produção de lixiviado, que é toda a parte líquida produzida pelo resultado dos processos físico-químicos e da degradação biológica dos resíduos orgânicos misturado com água, principalmente da chuva, que percola através das células do aterro. O lixiviado é altamente poluente se for lançados na natureza sem nenhum tratamento. O stripping de amônia vem sendo utilizado como um pré-tratamento para diminui a altas taxas de concentrações de nitrogênio amoniacal e de compostos orgânicos voláteis.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar o processo de stripping de amônia em reatores de fluxo pistonado para o tratamento de lixiviado “in natura”.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado nas dependências da Estação Experimental de Tratamento Biológico de Esgoto Sanitário (EXTRABES) da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, localizada na cidade de Campina Grande – PB. O trabalho experimental consistiu na construção de quatro reatores em série, que eram alimentados diariamente com lixiviado “in natura” proveniente do aterro sanitário da cidade de João Pessoa – PB. Na EXTRABES, o lixiviado ao chegar passava por caracterização física e química e armazenada para posteriormente alimentar os reatores.
O monitoramento do sistema experimental foi realizado em duas fases distintas, onde os reatores receberam carga superficial aplicada de 750 e 850 Kg NH4 ha-1 dia-1 e o tempo de detenção hidráulica foi de 64,9 e de 55 dias respectivamente. A vazão de entrada do lixiviado era ajustada diariamente, mantendo-a constante.
Os parâmetros analíticos utilizados no monitoramento do sistema experimental foram realizados semanalmente. O material era coletado no afluente de cada reator, e no efluente final do sistema. Os parâmetros monitorados foram Sólidos Totais Voláteis (STV), Sólidos Suspensos Voláteis (SSV), Demanda Química de Oxigênio (DQO), total e dissolvida.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O comportamento das variações temporais das concentrações de DQO total e dissolvida foi decrescente, obtendo uma melhor eficiência de oxidação da matéria orgânica na primeira fase nos dois parâmetros. As eficiências da concentração da DQO total e dissolvida foram de 40,66% e 54,39% na primeira fase e de 30,61% e 34,92% na segunda fase, respectivamente. Essa diminuição de eficiência pode ser justificada pela mudança de lixiviado durante o experimento e pela a mudança da carga superficial aplicada.
Para os sólidos totais voláteis e os sólidos suspensos voláteis tiveram um comportamento decrescente, e uma alta taxa de eficiência confirmando assim a alta concentração de matéria orgânica presente no sistema.
A eficiência do comportamento temporal das concentrações de sólidos totais voláteis e sólidos suspensos voláteis foi de 77,20% e 80,78% na primeira fase respectivamente e de 54,43% e 79,12% na segunda fase respectivamente.
CONCLUSÕES:
Pela a analises dos resultados obtidos, o stripping de amônia se faz eficaz na remoção da matéria orgânica na primeira fase, onde chegou a uma eficiência de mais de 40%, e uma eficiência de STV de mais de 70%. Observou-se também que a remoção da DQO está indiretamente proporcional a carga superficial aplicada.
O processo de stripping de amônia poderá ser realizado em reatores em série, com uma profundidade maior, proporcionando assim uma elevada eficiência de remoção de matéria orgânica, com um baixo custo de operação.
Palavras-chave: Resíduos Sólidos, Stripping de amônia, aterro sanitário.