65ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 13. Engenharia Sanitária
MONITORAMENTO DOS COLIFORMES TERMOTOLERANTES NA MATÉRIA ORGÂNICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
Cláudio Luis de Araújo Neto - Depto. de Engenharia Sanitária e Ambiental
William de Paiva - Prof. Dr./Orientador - Depto de Engenharia Sanitária e Ambiental
INTRODUÇÃO:
A biodegradação dos resíduos ocorre pela ação conjunta de diferentes espécies de microrganismo. Os coliformes termotolerantes além de contribuírem para biodegradação dos resíduos, eles são utilizados há várias décadas como indicadores de poluição ambiental. Diante disso, é importante estudar a ação destes microrganismos decompositores, pois eles são uns dos principais responsáveis pela degradação da matéria orgânica e consequentemente pela geração gases e lixiviados.
Os coliformes termotolerantes são microrganismos pertencentes ao grupo dos coliformes totais. De acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA (2000), eles são caracterizados pela presença da enzima β-galactose e pela capacidade de fermentar lactose com produção de gás em 24 horas, à temperatura de 44-45°C, em meios, contendo sais biliares ou outros agentes tenso-ativos com propriedades inibidoras semelhantes.
Essas bactérias não são patogênicas, mas sua presença no ambiente aventa a possibilidade da presença de microrganismos patógenos, por isso podem ser utilizados como indicadores de poluição ambiental.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho teve como objetivo monitorar o comportamento dos coliformes termotolerantes nos resíduos orgânicos dos resíduos sólidos urbanos gerados na cidade de Campina Grande – PB e verificar o nível de poluição desses compostos.
MÉTODOS:
A pesquisa foi desenvolvida através da construção, enchimento e monitoramento de uma célula experimental (biorreator ou lisímetro) que simula um aterro sanitário. O biorreator foi confeccionado em vidro de espessura 10.0 mm, com diâmetro interno de 40 cm e altura 70 cm tendo um volume aproximado de 88 cm3 e formato de uma estrutura cilíndrica rígida com seção transversal circular. O biorreator é dotado de piezômetro, dreno de gás e de orifícios em três níveis, além de ser revestido com uma película de alumínio para evitar que os raios solares favorecessem a formação das algas no interior.
Para o enchimento do biorreator estilizou-se apenas resíduos orgânicos, esses resíduos foram amostrados dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) da cidade de Campina Grande – PB. Para que houvesse representatividade dos resíduos do município realizou-se um planejamento estatístico além de um plano de amostragem.
Por meio de orifícios foram obtidas três amostras por coleta, designadas como amostra superior, intermediário e inferior. A amostra de RSU destinada as análise de Coliformes Termotolerantes seguiu a metodologia descrita no Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater (APHA,1998), sendo o método utilizado a técnica dos tubos múltiplos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Durante o monitoramento pode-se observar valores acentuados de coliformes termotolerantes. Inicialmente os resíduos orgânicos apresentaram índices colimétricos na faixa 107 NMP e com 96 dias de monitoramento verificou-se valores mais elevados. Esta variação pode está restrita a heterogeneidade dos resíduos, tendo em vista que os coliformes termotolerantes são originais, exclusivamente, do trato intestinal de animais de sangue quente.
Em todos os níveis amostrados constatou-se a presença dos coliformes termotolerantes, uma vez que os coliformes são bactérias aeróbias ou anaeróbias facultativas, a ausência ou a presença de oxigênio apenas restringe a adaptação a uma nova situação metabólica.
Apesar dos resíduos apresentarem condições adversas, como mudança de pH, toxicidades e condições meteorológicos, os coliformes termotolerantes se adaptaram ao meio, mostrando que suas atividades metabólicas não são facilmente alteradas pela variação desses fatores. Essa resistência pode está intrínsecas nos organismos patogênicos fazendo com que o resíduo depois de disposto ainda apresente risco para a população, por isso faz-se necessário um gerenciamento adequado, que, conforme a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, a forma correta de tratamento desses resíduos é a compostagem.
CONCLUSÕES:
Pode-se concluir que a massa de resíduo apresenta uma grande carga de contaminação e se não tiverem destino correto podem acarretar sérios danos a saúde humana e ambiental. Porém, durante o processo de biodegradação, a competição dos diversos grupos de microrganismos e a presença de metabólitos gerados durante a degradação dos resíduos, fazem com que estes valores, de forma sensível, reduza ao longo do tempo. Esta redução não foi observada no monitoramento, provavelmente, devido ao fato do tempo de monitoramento ter sido limitado à 96 dias.
Apesar do índice colimétrico está elevado, ele apresenta valores aceitáveis, tendo em vista que se trata da parte orgânica dos RSU. Este índice demonstra também que os coliformes termotolerante presente na massa de resíduo do birreator encontram-se em plena atividade metabólica, mesmo com variações significativas de fatores que influenciam diretamente na atividade metabólica desses microrganismos.
Este estudo permitiu verificar o nível poluidor dos resíduos a partir do índice colimétrico, mas este parâmetro deve ser empregado com outros indicadores físicos, químicos e microbiológicos, já que os resíduos são muito heterogêneos e, portanto, somente um parâmetro pode mascarar os resultados.
Palavras-chave: Biorreator, Resíduo orgânico, Microrganismo.