65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia Geral - 1. Biologia da Conservação
ESTRATÉGIA DE DEMARCAÇÃO DE RESERVA LEGAL EM PEQUENAS PROPRIEDADES NO SEMIÁRIDO - ESTUDO DE CASO EM CAICÓ – RN
Geraldo Faustino dos Santos Sobrinho - Graduando do Curso de Geografia / Depto. de Geografia- UFRN- Campus Caicó
Augusto Cesar de Medeiros Costa - Graduando do Curso de Geografia / Depto. de Geografia- UFRN- Campus Caicó
Emmanuel Sabino dos Santos - Graduando do Curso de Geografia / Depto. de Geografia- UFRN- Campus Caicó
Igsson Rauan Chianca e Silva - Graduando do Curso de Geografia / Depto. de Geografia- UFRN- Campus Caicó
Jânio Carlos Fernandes Guedes - Graduando do Curso de Geografia / Depto. de Geografia- UFRN- Campus Caicó
Dionísio Eulâmpio dos Santos Neto - Graduando do Curso de Geografia / Depto. de Geografia- UFRN- Campus Caicó
INTRODUÇÃO:
O bioma Caatinga que teve seu nome originário do tupi guarani significa mata (caa) branca (tininga), ou seja, mata branca, corresponde a aproximadamente 11% do território brasileiro, ou seja, uma área superior a 750.000 Km². Este bioma engloba de forma contínua parte dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e parte do Norte de Minas Gerais, ocupando o que seria mais de 70% do território do Nordeste. A principal ameaça para a biodiversidade é a perda e a fragmentação de habitat. Outras ameaças incluem a invasão de espécies exóticas, a poluição, a perturbação antrópica e a morte acidental, alterações na dinâmica das espécies nativas, desastres naturais e perseguição. Em termos de biomas, o estudo, conservação e o planejamento dos múltiplos usos da diversidade biológica da Caatinga é um dos maiores desafios da ciência brasileira, cuja importância repousa antes de tudo no fato de que este bioma ser a única grande região natural brasileira cujos limites estão inteiramente restritos ao território nacional.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo desta pesquisa foi realizar um diagnóstico ambiental preliminar da degradação ambiental, levando em conta a lógica do planejamento, configuração e gestão de propriedades rurais em uma área de Caatinga, descrevendo as atividades humanas na área ao longo do tempo e propor uma alternativa de uso e repartição do solo. A ”Fazenda Espinheiro” (10 há) é localizada no município de Caicó-RN.
MÉTODOS:
Para o desenvolvimento deste trabalho, entre o período de outubro de 2012 a fevereiro de 2013, o levantamento de dados em campo com a realização de visitas mensais in loco e ao ser notado algum elemento na paisagem que se diferenciasse do comum eram tiradas as coordenadas UTM (Universal Transversal de Mercator) com um GPS GARMIN eTrexLegend com uma precisão de 7 metros e feito o registro fotográfico das atividades desenvolvidas além de elementos significativos de degradação da área com uma máquina fotográfica Samsung de 14 Mega Pixel e zom de 10x. As etapas metodológicas foram divididas em: 1) levantamento bibliográfico e cartográfico prévio da área estudada; 2) processamento digital das imagens; 3) classificação e quantificação de área das diferentes classes de ocupação do solo através de mapas temáticos, 4) realização de 6 campanhas de campo.) O Sistema de Informações Geográficas (SIG) foi trabalhado e desenvolvido no software ArcGIS 10.1. A produção do material cartográfico teve como base as imagens disponibilizadas gratuitamente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Na área de proposta para a Reserva Legal foi feito o levantamento de recursos biológicos utilizando-se o método da Avaliação Ecológica Rápida – AER fazendo o levantamento da flora e fauna.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A propriedade analisada representou uma área relativamente pequena, porém foram muitos os impactos detectados durante a análise, entre eles se destacaram: 1- Retirada total da vegetação nativa para e plantação da cultura algodoeira, que foi instalada na região do Seridó entre as décadas de 1960e 1980. Após a retirada da vegetação ouve a exposição do solo aos fatores abióticos naturais, 2- Lixiviação do solo, 3- Retirada da vegetação que se regenerava lentamente, 4- Perda de solo por erosão eólica e erosão pluvial, 5 - Compactação do solo, 6- Perturbação da fauna silvestre, 7 - Caça predatória de animais para a venda, entre outros.A área em análise teve uma representatividade vegetacional baixa, porém na área destinada à Reserva Legal tivemos uma flora local que é classificada como Caatinga arbustivo-arbórea. Vale ressaltar que toda a área serve como espaço destinado ao pastoreio de gado bovino, acrescentando mais um tensor ambiental, com o qual dificilmente a vegetação poderia de recompor. Nesse sentido, o seu aproveitamento para fins de silvicultura seria uma prática para a composição de um componente vegetal que assegurará a diminuição da irradiação do sol sobre o solo, assim como fornecendo hábitat para que espécies animais possam aumentar sua área de caça e reprodução.
CONCLUSÕES:
Os resultados obtidos nesta pesquisa indicam uma área altamente degradada, em nível local, de acordo com os diversos atributos identificados. Um fato primordial diz respeito à grade área de solo exposto e susceptível a erosão, porém ficou claro na identificação das espécies faunísticas relatadas pelos moradores da região que a área ainda dispõe de certa qualidade ecológica, como por exemplo, a nidificação e pouso da Nyctibiusgriséus, pois é uma espécie muito rara nessa região e o estabelecimento de uma comunidade de aves está intrinsecamente relacionado com a cobertura vegetal. Ficando assim evidenciada a necessidade de se ter uma área de Reserva Legal próximo.Nesse sentido, além da diversidade de espécies encontradas na área de proposta a criação da Reserva Legal, é possível se ver que essas as áreas com vegetação nativa nas diversas formações desempenham um papel importante na manutenção da avifauna, uma vez que essas áreas de reservas podem ser utilizadas como refúgios ou “ilhas” para as espécies que, pressionadas pela degradação ambiental das demais áreas naturais do entorno, consigam se ajustar às certas pressões que historicamente o semiárido vem sofrendo.
Palavras-chave: Reserva Legal, Caatinga, Conservação.