65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE EXPERIMENTOS PRÁTICOS DE CARÁTER INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Benny Ribeiro Guedes - Área de Licenciatura em Ciências da Natureza, IF-Fluminense
Gustavo Graciano Loureiro - Profo. Me. Área de Licenciatura em Ciências da Natureza, IF-Fluminense
INTRODUÇÃO:
O ensino de Ciências atual caracteriza-se por abordagens fragmentadas e puramente teóricas, ou seja, cada disciplina abordando assuntos referentes a si próprias. Como consequência, ocorre um déficit no ensino interdisciplinar e em sua contextualização junto à realidade do aluno.
Fazenda afirma que,
Acreditando que o conhecimento deve partir do simples para o complexo, do abstrato para o concreto, do real para o imaginário, ressaltamos que a prática interdisciplinar oportuniza tudo isso, através de conteúdos cujos temas desencadeiam trabalhos com diversos enfoques. Sendo o princípio da máxima exploração das potencialidades de cada ciência, da compreensão de seus limites, o princípio da diversidade e da criatividade (FAZENDA, 1994, p. 38).
Cita-se ainda, a questão referente à experimentação no ensino de ciências, a qual desperta o interesse e desenvolve, no aluno, uma maior compreensão acerca de determinado tema. Carvalho et al.afirmam que, “a resolução de um problema pela experimentação deve envolver também reflexões, relatos, discussões, ponderações e explicações características de uma investigação científica” (CARVALHO et al., 1998, p. 35).
Sendo assim, tal estudo procura formular uma nova proposta de ensino de ciências, interligando a interdisciplinaridade a experimentação.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Proporcionar um ensino mais conciso e abrangente, que interligue o conteúdo estudado nas aulas à realidade dos alunos, para que estes deem sentido aos conhecimentos adquiridos. Além disso, espera-se que as aulas práticas experimentais despertem, tanto nos alunos quanto nos professores, mas principalmente naqueles, um maior interesse pela área científica e de pesquisa.
MÉTODOS:
Durante duas semanas acadêmicas realizadas no IF-Fluminense Campus Campos-Centro, foram montados experimentos de baixo custo com abordagem interdisciplinar. A primeira delas, em 2010, abordou os cinco sentidos da percepção humana; já a segunda, em 2011, restringiu-se ao sentido da visão. Ressaltando que, nos experimentos, a Física, a Química e a Biologia, foram inseridas, de forma estreitamente co-relacionada umas com as outras, como é visto nos cinco sentidos da percepção.
Durante a apresentação, buscou-se uma interação mais estreita com todos que ali estiveram participando e interagindo, pondo-os a pensar, de forma interdisciplinar, acerca do tema abordado e do experimento realizado, refletindo sobre os resultados e, com isso, proporcionando-os uma compreensão contextualizada do assunto, além de esclarecer dúvidas acerca de conhecimentos prévios.
No decorrer da realização dos experimentos, utilizaram-se conceitos mais específicos para cada sentido da percepção como, por exemplo, ondas sonoras, quimiorreceptores, espelhos côncavos e convexos, mas sempre de forma compreensível a todos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Durante a apresentação no IF-Fluminense, os alunos, tanto do Ensino Médio quanto do Superior, da própria instituição e de outras mais, além de pessoas da comunidade, prestigiaram o trabalho e, de caráter imprescindível, fizeram parte da realização dos experimentos, demonstrando assimilação e compreensão acerca dos temas abordados, além de questionarem sobre os conceitos e resultados ali levantados.
Algo que vale a pena ser citado refere-se à participação, durante a Feira de 2010, de pessoas com necessidade visual e auditiva, mostrando com isso o quanto tais experimentos são de extrema relevância para o aprendizado de pessoas com determinados tipos de necessidades especiais.
Questionamentos e curiosidades, levantados durante o evento, demonstraram que muitas pessoas possuíam uma concepção errônea do que realmente é o “fazer ciência”, isto é, do que realmente a ciência é constituída, sendo esta constituição uma junção entre a teoria e a prática. Com isso, os questionamentos levantados proporcionaram esclarecimentos e possibilitaram uma nova visão, por parte das pessoas, da ciência.
CONCLUSÕES:
Diante do projeto realizado, e supracitado, que teve como principal objetivo proporcionar essa nova visão da ciência, em especial das Ciências Naturais, fez-se notável o quanto uma abordagem interdisciplinar e experimental possuem caráter inovador, propiciando que muitos paradigmas sejam substituídos por métodos educacionais mais eficazes.
Em relação à aceitação dos alunos e leigos que ali estiveram participando, conclui-se que esta foi positiva e eficaz, devido ao fato de que eles desfrutaram de uma oportunidade, talvez única, de dialogar e contextualizar os conhecimentos com todos ali presentes.
Faz-se notória uma ressalva acerca de tal trabalho, de que este propiciou aos participantes uma compreensão mais ampla do meio ao qual eles estão inseridos, mostrando, com isso, que o ensino, neste caso, das Ciências naturais, não se compõe de algo fragmentado, mas de áreas relacionáveis entre si.
Com isso, a ideia desenvolvida neste trabalho corroborou com as propostas estabelecidas pelos PCN’s, os quais defendem a necessidade de um ensino interdisciplinar e experimental, sempre que possível, proporcionando em ensino mais completo e complexo.
Palavras-chave: Experimentação, Interdisciplinaridade, Ensino de Ciências.